Com “profunda emoção e imensa tristeza”, o Grupo Manitou anunciou através de um comunicado de imprensa o falecimento de Marcel Braud, presidente honorário e criador do empilhador Manitou, que faleceu na passada semana, aos 93 anos. Impulsionado por uma paixão pela inovação, pela indústria, pela rede de distribuidores e pelos produtos do grupo, e exercendo o cargo de presidente até 2017, Marcel Braud transformou uma empresa familiar numa referência mundial em manutenção de materiais, plataformas de trabalho aéreo e equipamentos de movimentação de terras.
A vida de Marcel Braud é a história de um destino ligado à terra e à engenhosidade. Órfão de pai aos 13 anos, juntou-se à empresa familiar, Braud Mécanique Générale, a pedido da sua mãe, Andrée Braud, após a Segunda Guerra Mundial. Começou como operário, depois como pintor, soldador, montador e capataz, e dominou todas as funções de produção da empresa. Em 1958, imaginou o inimaginável: inverter a disposição de um trator agrícola para adicionar um mastro de elevação e direção assistida. Assim nasceu a 'Manitou'. Esta ideia, simples mas revolucionária, daria a volta ao mundo, transformando para sempre as obras de construção, as explorações agrícolas e o mercado industrial.
Marcel Braud ocupou vários cargos na empresa, incluindo diretor de oficina e diretor de compras, antes de se tornar presidente e diretor-geral em 1970 e, posteriormente, presidente do conselho de administração de 2007 a 2017.
Sob a sua liderança, o grupo expandiu-se para além das fronteiras francesas para exportar para todo o mundo, entrou na bolsa, continuou a inovar incansavelmente, construindo uma sólida rede de distribuidores que, agora mais do que nunca, representa a principal força da empresa. Homem incansável do campo, continuou a visitar regularmente as fábricas do grupo e as feiras internacionais até ao início de 2026 para se manter em contacto com clientes e funcionários. Até ao seu último suspiro, encarnou a paixão, a engenhosidade e a resiliência que definem a alma do grupo.
Jacqueline Himsworth, presidente do Conselho de Administração do Grupo Manitou, declarou: "O meu irmão dedicou a sua vida ao Grupo Manitou. Graças a ele, a nossa pequena empresa familiar tornou-se líder internacional, reconhecida pelos seus produtos, valores e inovação. Era um homem apaixonado que partilhava com todos a sua energia e orgulho de pertencer ao nosso grupo. Possuía um talento excecional para antecipar as necessidades dos profissionais. Perdemos um visionário, mas o seu espírito empreendedor continua a guiar o nosso caminho. Marcel-Claude Braud, Sébastien Braud e Emilie Braud, membros do Conselho de Administração do Grupo Manitou, juntam-se a mim para partilhar a nossa profunda dor".
Michel Denis, presidente e diretor executivo, acrescentou: "Marcel Braud foi um homem e um empreendedor extraordinário. Ao longo das décadas que passou à frente do grupo, criou produtos, experiências e soluções excepcionais com orgulho e perseverança, contribuindo significativamente para transformar a vida quotidiana de milhões de profissionais da construção, agricultura e indústria. A ele devemos a cultura da ‘grande família’ que continua a inspirar as nossas equipas em todo o mundo. A equipa de gestão e os 6.000 funcionários unem-se à dor da sua família e entes queridos".
O Manitou Group encerra o comunicado expressando as suas mais sinceras condolências à sua esposa, filhos e toda a família Braud.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro