Nova marca e um recorde de 200 milhões faturados em 2025
O Grupo Loxam em Espanha e Portugal, anteriormente LoxamHune, ultrapassou a barreira dos 200 milhões de euros de faturação em 2025, apenas em alugueres e serviços, com um crescimento superior a 11% em Espanha.
Em 2018, a faturação foi de 101 milhões, ou seja, alcançou o dobro em apenas 8 anos, aumentando o quadro de funcionários diretos da empresa de 600 para 1000 pessoas e obtendo novamente a certificação como empresa Great Place to Work (GPTW).
Em 2025, a empresa obteve um lucro operacional (EBITDA) de 86,5 milhões de euros, um crescimento de 10% em relação a 2024, o que representa 43,7% sobre as vendas em 2025. Cumprem-se assim 14 anos de melhoria ininterrupta da rentabilidade, em que a cada ano se melhora a percentagem do EBITDA em relação ao ano anterior.
Na convenção anual da empresa realizada em Madrid, Luis Ángel Salas, CEO da empresa, anunciou que a transição iniciada em 2018 com a marca conjunta LoxamHune já foi concluída, pelo que a marca em Espanha e em Portugal passará a chamar-se Loxam.
A mudança de marca será realizada durante este ano, assim como nos demais países que até agora operavam sob as suas denominações locais (Ramirent, Nationwide Platforms, A Geradora, entre outras).
“Foi uma fase repleta de desafios mas está na hora de evoluir e andar para a frente. Mudámos de nome, mas não de estratégia: somos a mesma empresa com a mesma paixão pelo serviço”, acrescentou Luis Salas.
Para Salas, a estratégia da Loxam “baseia-se no desenvolvimento de uma identidade comum em todos os países do Grupo, mantendo as especificidades locais que tornam cada filial única. Iniciativas como a Loxam United ou a definição de uma cultura corporativa partilhada visam fortalecer a coesão e o sentimento de pertença a um mesmo quadro internacional”.
Num contexto favorável para o setor do aluguer de máquinas e equipamentos, a European Rental Association (ERA) prevê um crescimento de 5,5% para Espanha e de 7% para Portugal, os dois mercados europeus com as melhores perspetivas, segundo este organismo.
Por sua vez, a Loxam continuará a aumentar a sua presença na Península com a abertura de novas delegações em Palmela (Portugal) e em Sagunto, Logroño e Burgos (Espanha).
Em linha com o seu plano de modernização e de melhoria do serviço, a empresa continuará a investir na aquisição de máquinas novas com baixas emissões, atendendo aos objetivos de descarbonização e de ESG - ambientais, sociais e de boa governação - tanto da empresa como dos seus clientes e fornecedores.
Atualmente, das mais de trinta mil máquinas que compõem o parque (incluindo equipamentos não motorizados), mais de 70% são de emissões nulas ou baixas (motores elétricos ou híbridos), outros 18% são motores de última geração (STAGE V) e apenas 13% são máquinas com motores a diesel ou gasolina clássicos.
A filial responde assim a uma maior procura por equipamentos ecológicos, com motores de baixas emissões, máquinas híbridas e elétricas.
Paralelamente, continuará a “redobrar esforços” em matéria de segurança, investindo em novas tecnologias especializadas e sessões de sensibilização e de prevenção para divulgar a regulamentação aplicável. O objetivo é continuar a reduzir o número de acidentes de trabalho, que em 2025 sofreu uma queda de 35% em relação ao ano anterior.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro