Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
A CEI-Bois congratula-se com os progressos alcançados e solicita que sejam tomadas medidas para enfrentar os desafios pendentes

Soluções em madeira, no centro do futuro da habitação na Europa

17/12/2025
A Confederação Europeia das Indústrias da Madeira (CEI-Bois) apoia os responsáveis políticos da UE na implementação das iniciativas anunciadas em matéria de habitação. O setor da construção é um motor fundamental do crescimento económico, do emprego e do desenvolvimento regional em toda a Europa, uma vez que gera fortes efeitos multiplicadores em toda a economia e sustenta milhões de postos de trabalho ao longo de cadeias de valor complexas. Quando a construção se baseia na utilização de materiais sustentáveis, como a madeira, torna-se um potente motor tanto para o crescimento como para a resiliência climática.
Imagen

O setor da madeira dispõe de soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental e disponíveis no mercado, que estão preparadas para desempenhar um papel fundamental na resposta à grave crise de acessibilidade à habitação na Europa.

A construção baseada na madeira permite reduzir os prazos de construção, diminuir os custos e aumentar a previsibilidade dos custos em comparação com outros materiais convencionais, em particular graças aos métodos de construção industrializados e fora do local, que aumentam a produtividade, reduzem os resíduos e encurtam os prazos de entrega. A construção industrial em madeira permite aumentar mais rapidamente a oferta de habitação, garantindo ao mesmo tempo uma qualidade constante e um elevado rendimento energético. Para atenuar a grave crise de acessibilidade à habitação na Europa, é necessário aumentar a produtividade e a competitividade do ecossistema da construção no seu conjunto, garantindo simultaneamente que a acessibilidade e a sustentabilidade andam de mãos dadas, tendo em conta o objetivo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050.

O Plano Europeu para a Habitação Acessível, a Estratégia Europeia para a Construção de Habitações e a expansão do Novo Bauhaus Europeu têm o potencial de impulsionar estas prioridades políticas, nomeadamente através de:

  • O reconhecimento da crescente necessidade de novas construções sustentáveis em toda a Europa
  • A manutenção do impulso e o apoio à onda de renovações
  • A promoção das vantagens em termos de acessibilidade e sustentabilidade da construção industrializada combinada com materiais circulares e de base biológica.

Agora que a atenção se centra na aplicação, que deve ser realizada sem demora, continuam a existir vários desafios críticos em matéria financeira, regulamentar e de normalização. No entanto, estes podem ser abordados através de medidas específicas e coordenadas, tanto a nível europeu como nacional, incluindo:

  • Facilitar o acesso a várias fontes de receita, tais como créditos de armazenamento de carbono
  • Melhorar o acesso ao capital e aos seguros
  • Garantir uma procura estável através de contratos públicos estratégicos
  • Realizar uma profunda simplificação e racionalização regulamentar
  • Harmonizar os códigos de construção nacionais
  • Simplificar e acelerar os processos de concessão de licenças
  • Acelerar a atualização e o desenvolvimento de produtos de construção harmonizados
  • Atribuir recursos para a aplicação coerente dos Eurocódigos de segunda geração
  • Alinhar as metodologias normalizadas para avaliar a sustentabilidade ambiental com as políticas e a legislação da UE
  • Cumprir a prioridade da Comissão Europeia para 2025 de promover normas baseadas na biotecnologia.

A CEI-Bois está disposta a colaborar com as autoridades europeias e nacionais para aplicar rapidamente o pacote de medidas sobre habitação, garantindo que a Europa ofereça habitações acessíveis mais rapidamente, ao mesmo tempo que reforça o crescimento económico e a construção sustentável.

REVISTAS

SPR Esperanças - JJM Esperança, Lda.Xylem Water Solutions España, S.A.Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    15/12/2025

  • Newsletter EngeObras

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial