O setor da madeira dispõe de soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental e disponíveis no mercado, que estão preparadas para desempenhar um papel fundamental na resposta à grave crise de acessibilidade à habitação na Europa.
A construção baseada na madeira permite reduzir os prazos de construção, diminuir os custos e aumentar a previsibilidade dos custos em comparação com outros materiais convencionais, em particular graças aos métodos de construção industrializados e fora do local, que aumentam a produtividade, reduzem os resíduos e encurtam os prazos de entrega. A construção industrial em madeira permite aumentar mais rapidamente a oferta de habitação, garantindo ao mesmo tempo uma qualidade constante e um elevado rendimento energético. Para atenuar a grave crise de acessibilidade à habitação na Europa, é necessário aumentar a produtividade e a competitividade do ecossistema da construção no seu conjunto, garantindo simultaneamente que a acessibilidade e a sustentabilidade andam de mãos dadas, tendo em conta o objetivo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050.
O Plano Europeu para a Habitação Acessível, a Estratégia Europeia para a Construção de Habitações e a expansão do Novo Bauhaus Europeu têm o potencial de impulsionar estas prioridades políticas, nomeadamente através de:
Agora que a atenção se centra na aplicação, que deve ser realizada sem demora, continuam a existir vários desafios críticos em matéria financeira, regulamentar e de normalização. No entanto, estes podem ser abordados através de medidas específicas e coordenadas, tanto a nível europeu como nacional, incluindo:
A CEI-Bois está disposta a colaborar com as autoridades europeias e nacionais para aplicar rapidamente o pacote de medidas sobre habitação, garantindo que a Europa ofereça habitações acessíveis mais rapidamente, ao mesmo tempo que reforça o crescimento económico e a construção sustentável.


engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro