A escavadora Landcros One, da Hitachi Construction Machinery, foi premiada nos Red Dot Design Awards 2025. Este modelo conceptual, desenvolvido em colaboração com a Granstudio, foi apresentado na última edição da Bauma.
A Landcros One incorpora a visão da Hitachi de um futuro mais inteligente, seguro e sustentável na construção. Desenvolvida em colaboração com a Granstudio, a escavadora conceptual ilustra uma mudança estratégica no posicionamento da marca: de fornecedora de soluções confiáveis para líder em inovação com visão de futuro impulsionada pela tecnologia.
O design incorpora várias características inovadoras. Oferece três opções de motor (elétrico, diesel ou hidrogénio) para satisfazer a necessidade de operações flexíveis e sustentáveis. Três modos de funcionamento (manual, assistido por IA e autónomo) adaptam-se aos diferentes níveis de habilidade dos operadores e permitem um funcionamento totalmente remoto. Para melhorar a segurança e reduzir a fadiga, foram integradas soluções digitais como controlos assistidos por IA, estações de trabalho remotas e sistemas de sensores de 360 graus.
"O Landcros One é mais do que uma simples máquina", afirma Francesco Quaranta, presidente e diretor executivo da Hitachi Construction Machinery Europe. "É nosso compromisso oferecer soluções que vão além das máquinas num novo ecossistema de construção".
Após a resposta positiva na Bauma, a HCME está satisfeita por o Landcros One ter sido reconhecido nos prémios Red Dot Design Awards deste ano. "Estamos orgulhosos de liderar a próxima vaga de inovação, capacitando a força de trabalho da próxima geração e redefinindo as possibilidades na indústria de máquinas de construção", acrescentou Francesco.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro