Dados revelam um aumento de 40 milhões de euros na faturação e de 200 mil metros cúbicos na produção de betão em 2024
A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) divulgou os resultados preliminares da Estatística Setorial do Betão Pronto em Portugal, que revelam que a indústria registou uma faturação de quase 700 milhões de euros e produziu 7,5 milhões de metros cúbicos de betão em 2024. Estes resultados foram apresentados durante a 6ª edição do Dia do Betão - o principal evento da indústria -, que juntou cerca de 270 profissionais do setor no passado dia 26 de junho, em Santarém.
Com estes registos, a indústria dá, mais uma vez, continuidade ao crescimento sustentado que se verifica desde 2016, assinalando aumentos de 6% a nível de faturação e de 3% no betão pronto produzido. "Os resultados referentes a 2024 reforçam o papel crucial do setor do betão pronto para a economia nacional e no desenvolvimento sustentável da construção em Portugal, “afirma Luís Goucha, presidente da APEB.
”Além de demonstrarem os esforços do setor para responder às necessidades do mercado, os dados dão também um sinal muito positivo em relação aos índices de utilização de betão pronto, que se mantém o material mais utilizado na construção portuguesa”, reforça.
Durante o evento, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, no encerramento, estiveram em destaque temas como os benefícios do comportamento do betão face a fenómenos naturais, como os sismos – na ordem do dia na sequência dos eventos recentes ocorridos em Portugal – e os incêndios florestais, a necessidade de assegurar um grau mais elevado de fiscalização ao betão utilizado para garantir maiores condições de segurança, bem como os esforços de investigação, desenvolvimento e inovação levados a cabo na indústria.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro