Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Impulsionar a transformação digital

Nova família de controladores CE8 Himoinsa: ecossistema de conetividade inteligente para grupos eletrogéneos

20/05/2025

A Himoinsa lança a nova família de sistemas de controlo CE8, composta pelos modelos CEM8, CEA8 e CEC8, com o objetivo de oferecer soluções cada vez mais inteligentes e conectadas para a gestão de grupos eletrogéneos. Este desenvolvimento inovador não só amplia o seu portfólio de unidades de controlo de geradores, mas também faz parte de uma estratégia mais ampla de digitalização e conetividade, criando um circuito de comunicação baseado na nuvem capaz de interligar os equipamentos de uma frota e permitir a gestão remota.

O objetivo da empresa é desenvolver soluções cada vez mais inteligentes que permitam o crescimento do negócio dos seus clientes e melhorar a sua experiência de utilização, pelo que, após o lançamento da unidade de controlo CET8 para as suas torres de iluminação, e do HICORE para os sistemas de armazenamento de baterias (EHR), a empresa incorpora agora a nova família de controladores CE8 para grupos eletrogéneos.

Os sistemas de controlo CEM8, para grupos geradores móveis e fixos, CEA8, principalmente para geradores que requerem resposta automática, e CEC8, para serem instalados em painéis externos, foram concebidos para otimizar o funcionamento dos equipamentos e maximizar a experiência do utilizador graças às suas capacidades nativas de conetividade IoT e à sua integração com plataformas HG, oferecendo uma solução 360º para a monitorização e controlo remoto da frota de equipamentos.

Sistemas de controlo CEA8, CEM8 e CEC8

Sistemas de controlo CEA8, CEM8 e CEC8.

Programa de conetividade e serviços em nuvem: Neuron

A empresa dispõe de uma equipa de engenharia especializada e dedicada ao desenvolvimento de hardware, software e firmware para a conceção de sistemas de controlo dos seus grupos geradores, torres de iluminação e sistemas de armazenamento de baterias. Com o objetivo de criar um ecossistema de conetividade inteligente, incorporou também a figura de um Gestor de Programa de Conectividade e Serviços em Nuvem, que trabalha na implementação de uma plataforma de gestão que permite a monitorização, o controlo e a manutenção remotos dos seus produtos.

A plataforma fornece monitorização em tempo real de parâmetros críticos, alertas automáticos em caso de falha e ferramentas para o planeamento proativo da manutenção, tudo com o objetivo de maximizar a eficiência operacional e minimizar o tempo de inatividade. Além disso, gera relatórios avançados e análises de dados para apoiar a tomada de decisões, bem como informar e garantir um desempenho ótimo do gerador em todos os locais. Este mapa de conetividade da Himoinsa é alimentado pelo Neuron, que integra todos os fluxos de comunicação e até permite que os dados de funcionamento e desempenho das máquinas sejam partilhados com plataformas externas de clientes através de APIs.

"As unidades de controlo CE8 não são apenas um sistema avançado de gestão de grupos geradores, mas a chave para permitir a conetividade total dentro do ecossistema digital da Himoinsa. A sua integração com as plataformas Neuron e HG Suite permite a interconexão dos equipamentos de uma frota, garantindo um fluxo constante de dados na nuvem para otimizar a sua operacionalidade. Através deste circuito de comunicação, os equipamentos da Himoinsa podem inclusivamente interagir com outras plataformas de terceiros que os nossos clientes já têm integradas" Celso Sanchez, diretor de programas de conectividade e sistemas Cloud.

CE8: A porta de entrada para um ecossistema de conetividade inteligente

O CE8 é o ponto de entrada para esta nova era de digitalização e conetividade, onde a monitorização e o controlo remoto garantem um desempenho ótimo e uma maior rentabilidade para os operadores.

Os novos controladores CEM8, CEA8 e CEC8 foram concebidos para se adaptarem a todo o portfólio de grupos eletrogéneos da Himoinsa, sendo compatíveis tanto com motores a diesel como a gás, independentemente de terem sistemas eletrónicos ou mecânicos.

Trata-se de uma unidade de controlo nativa, desenvolvida especificamente para a produção de energia, com uma navegação otimizada para garantir o melhor desempenho. Graças à sua conceção nativa, a instalação, a programação e a colocação em funcionamento são rápidas e fáceis, poupando tempo e recursos. Todas as funções, linhas de código e interfaces foram concebidas para responder eficazmente às necessidades do setor da energia, proporcionando uma experiência de utilização perfeita e adaptada às exigências do mercado.

As suas principais caraterísticas são:

  • PLC programável, que proporciona ao utilizador amplas vantagens operativas e de gestão, para além da possibilidade de programação em cinco idiomas diferentes, o que melhora a adaptabilidade e personalização do sistema.
  • Gestão avançada e remota dos parâmetros de funcionamento em tempo real para maximizar a eficiência do grupo eletrogéneo. Os novos controladores permitem o acesso remoto ao software de cada grupo gerador, facilitando a configuração dos parâmetros desejados em tempo real e otimizando o funcionamento de acordo com as necessidades de cada aplicação.
  • Interface intuitiva e de fácil utilização, concebida para facilitar a interação com o utilizador e melhorar a sua experiência.
  • Integração nativa com HG Suite, permitindo a monitorização e controlo remoto a partir de PC ou dispositivos móveis.
  • Sistemas de segurança e alarme, garantindo uma monitorização constante e uma resposta rápida a qualquer eventualidade, minimizando os tempos de paragem e assegurando uma operação eficiente e segura.
  • Conformidade com as normas internacionais, garantindo um funcionamento seguro e certificado. EN IEC 62311 (comunicações RED) / EN 61010-1 (segurança eléctrica) / EN 61326-1 (compatibilidade electromagnética) / EN 60529 (estanquicidade). Preparado para o cumprimento da regulamentação CRA (Cyber Resilience).
  • Comunicações integradas USB, CAN, Modbus TCP/IP, Modbus RS485, SNMP e Modem para conetividade móvel.

 

A empresa explica que "a Himoinsa reforça assim o seu compromisso com o desenvolvimento constante de soluções energéticas. Os sistemas de controlo desempenham um papel fundamental em cada novo desenvolvimento de produto da empresa, com o objetivo de garantir 100% das máquinas conectadas, e isso tem sido evidente nos últimos anos com o desenvolvimento de unidades de controlo inovadoras, como o Hicore para EHRs, ou o controlador CET8 para a nova linha de torres de iluminação e agora a família completa CE8 para a linha de produtos de grupos geradores da Himoinsa. Todos eles desempenharão um papel fundamental no roteiro de conetividade e serviços em nuvem em que a empresa está a trabalhar".

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    12/05/2025

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial