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Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Maior rapidez e segurança rodoviária nos acessos à Zona Industrial de Riacho

IP concluiu a oitava obra no âmbito do PRR

13/05/2025

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a empreitada de beneficiação da EN243 na ligação à Zona Industrial de Riachos, que abrange os concelhos de Torres Novas e do Entroncamento, no distrito de Santarém.

Ligação Zona Industrial Entroncamenteo após intervenção. Foto: IP

Ligação Zona Industrial Entroncamenteo após intervenção. Foto: IP 

Esta é a oitava obra a cargo da IP, promovida no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), concluída e ao serviço da mobilidade das populações e do transporte de mercadorias, promovendo a coesão territorial, a competitividade das empresas e o desenvolvimento das regiões.

A empreitada de melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Riachos envolveu um investimento de 5,4 milhões de euros, e teve como objetivo a beneficiação de um troço da ER243, que incluiu a construção de duas novas rotundas melhorando as condições de acesso a Riachos, e a criação de uma nova estrada, com cerca 1,3 km, de ligação direta à Zona Industrial do Entroncamento, e que abre hoje ao trânsito.

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A intervenção consistiu na melhoria significativa das condições de segurança da plataforma rodoviária e infraestruturas adjacentes, tendo envolvido, entre outros, dos seguintes trabalhos:

  • Construção de passeio do lado direito da via na ER243, entre o km 34,920 e o km 36,355 atendendo à elevada circulação de pessoas entre o Bairro do Nicho e Riachos;
  • Substituição do pontão sobre a ribeira do Serradinho;
  • Retificação de traçado entre o km 35,200 e o km 36,150 para homogeneização das características geométricas;
  • Alargamento da plataforma em cerca de 1200m;
  • Reparação das zonas das gares de transportes públicos, recuperação dos abrigos existentes e colocação de novos;
  • Construção de passeios em atravessamentos urbanos e na zona de intersecções associadas ao ordenamento das travessias pedonais;
  • Beneficiação de três rotundas existentes;
  • Construção de duas novas rotundas;
  • Desenvolvimento de uma nova ligação entre a última rotunda (Rotunda 5) e uma via designada por Ligação à Zona Industrial do Entroncamento dando continuidade à via existente. Esta via foi dotada, para além de passeio em toda a extensão, de uma ciclovia.
Fonte: IP

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