A Rotair introduziu a nova gama VRK Fibra, com um sistema de ar redesenhado e novas configurações de caudal/motor. O portfólio alargado inclui agora o VRK Fibra, o VRK Fibra Evo, o VRK Fibra Plus e o novo VRK Fibra Plus Evo, que incorporam um novo motor e um peso reduzido para uma maior eficiência e facilidade de utilização.
Os novos VRK Fibra Evo e VRK Fibra Plus Evo foram redesenhados para aumentar o fluxo de ar e o conforto. Todos os modelos VRK Fibra oferecem o melhor desempenho de pós-refrigeração da sua classe graças ao seu sistema de pós-refrigeração integrado na área de implantação da unidade.
O sistema de ar redesenhado permite duas configurações de caudal e motor, oferecendo maior flexibilidade para satisfazer uma vasta gama de requisitos dos clientes. Os clientes que confiam no desempenho comprovado de 1.000 litros por minuto a 15 bar beneficiarão das mais recentes melhorias de design, combinadas com o motor Honda GX630. Para aplicações que exigem um desempenho mais elevado, está agora disponível uma nova versão que fornece 1.200 litros por minuto a 15 bar, equipada com o robusto Honda GX690. Esta nova configuração proporciona mais 20% de caudal de ar para suportar operações mais intensivas.
Para simplificar as operações, a nova gama VRK Fibra incorpora um sistema automático de arranque/paragem, que permite que a unidade arranque e pare a baixa pressão. Isto não só prolonga a vida útil da unidade e dos seus componentes, como também evita danos no filtro separador, melhora o desempenho do arranque a frio e elimina o risco de óleo na linha de ar.
O novo design inclui um depósito maior de 20 litros - uma melhoria em relação à versão anterior de 15 litros - que proporciona uma maior autonomia e tempos de funcionamento mais longos. Além disso, o novo design da estrutura inclui agora quatro suportes de fixação integrados, que facilitam a fixação da unidade durante o transporte, garantindo estabilidade e segurança.
Para aumentar a durabilidade, os fechos de borracha do capô foram substituídos por fechos metálicos, que oferecem maior resistência ao desgaste. Além disso, o manómetro foi deslocado para o painel frontal, colocando-o mais perto da saída de ar para uma melhor visibilidade e acessibilidade, melhorando o conforto do operador. Em conjunto, estas melhorias tornam a nova gama VRK mais robusta, fácil de utilizar e eficiente, reforçando a sua reputação de fiabilidade e elevado desempenho.
"Com a introdução dos modelos VRK Fibre, a Rotair reforça a sua liderança em soluções de ar adaptadas à indústria da fibra ótica. Concebemos e otimizámos especificamente esta gama para satisfazer os requisitos únicos do sopro de cabos de fibra ótica. A Rotair é o único fabricante de compressores de ar portáteis a oferecer unidades com pós-refrigeradores integrados que proporcionam um desempenho de pós-refrigeração de classe mundial e conveniência, sem a necessidade de qualquer equipamento externo. No sopro de cabos, é essencial manter um fluxo de ar constante e fiável. O compressor desempenha um papel fundamental, não só porque fornece o ar necessário para transportar o cabo através da conduta, mas também porque acciona o motor de ar da máquina de sopro. Isto assegura uma colocação eficiente e precisa dos cabos, permitindo instalações suaves e precisas", afirmou Giuseppe Donadio, diretor-geral da Rotair.
Principais especificações técnicas do VRK Fibre e do VRK Fibre Plus
Motor: Honda GX 630
Potência: 15,5 kW
Velocidade do motor: 3.200 RPM
Débito de ar: 1.000 litros por minuto
Pressão máxima: 15 bar
Consumo de combustível: 4 - 6,4 litros por hora
Principais especificações técnicas da VRK Fibra Evo e da VRK Fibra Plus Evo
Motor: Honda GX 690
Potência: 16,5 kW
Velocidade do motor: 3.100 RPM
Débito de ar: 1.200 litros por minuto
Pressão máxima: 15 bar
Consumo de combustível: 4 - 7,1 litros por hora
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro