Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
A CECE apresenta o seu relatório económico anual na Bauma

2024, um ano difícil para a indústria europeia de máquinas de construção

17/04/2025

O setor europeu da construção enfrentou outro ano difícil em 2024, com a atividade global na zona euro a contrair-se 2,4%. O mercado europeu de equipamentos de construção registou um declínio substancial de 19%. Estes declínios seguiram-se ao abrandamento registado em 2023, impulsionado pelos elevados custos de construção, pela inflação persistente e pelo aumento das taxas de juro, bem como pelos receios de recessão e pela deterioração da crise geopolítica. Estas são algumas das conclusões do Relatório Económico Anual 2025, apresentado pela CECE numa conferência de imprensa na Bauma.

Imagen

"O atual ambiente geopolítico está a criar mudanças e incerteza nas condições macroeconómicas na Europa. Ainda é muito cedo para saber exatamente se os novos investimentos na defesa também terão um impacto positivo no setor da maquinaria pesada e como o renovado potencial de investimento alemão em infraestruturas terá um efeito positivo nas despesas gerais de construção. A Bauma, a maior e mais importante feira comercial do mundo para a indústria, terá certamente um efeito positivo no sentimento empresarial, mas não contribuirá por si só para gerar uma procura adicional", salienta o presidente da CECE, José Antonio Nieto.

Embora os projetos relacionados com infraestruturas e energia tenham revelado alguma estabilidade, a atividade global do mercado foi condicionada pela fraca procura e pela redução do investimento. Uma tendência significativa no ano passado foi o declínio acentuado da construção residencial, especialmente na Alemanha, França e Suécia. Os elevados custos dos empréstimos e a diminuição da confiança dos consumidores prejudicaram a construção de novas habitações, enquanto os trabalhos de reparação e manutenção também diminuíram devido à incerteza económica. A construção não residencial também teve um desempenho fraco, afetada pela debilidade dos mercados de escritórios e de retalho. No entanto, a logística e a construção industrial mantiveram-se estáveis, apoiadas por investimentos contínuos em infraestruturas da cadeia de abastecimento.

Perspectivas para 2025

Prevê-se que o setor europeu da construção recupere lentamente a partir de 2025, impulsionado por investimentos públicos, políticas ecológicas e grandes projetos de infraestruturas. A engenharia civil continuará a ser um dos principais motores de crescimento, enquanto a construção residencial e não residencial estabilizará gradualmente. O financiamento da UE e os objetivos de transição energética apoiarão a expansão das infraestruturas, proporcionando uma base sólida para o crescimento. Após três anos de declínio, prevê-se que a produção aumente 1,1% em 2025 e acelere para 1,8% em 2026. As taxas de juro mais baixas e a melhoria das condições económicas irão impulsionar a procura, especialmente no sector da habitação. Apesar de desafios como a escassez de mão de obra e os custos dos materiais, as iniciativas de digitalização e sustentabilidade desempenharão um papel crucial para garantir o crescimento a longo prazo.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

  • Newsletter EngeObras

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial