Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Investimento PRR de 30,2 milhões de euros na digitalização do transporte ferroviário.

Modernização de sistemas de sinalização das estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja

01/04/2025
Foram iniciados os trabalhos para a modernização dos sistemas de sinalização instalados nas estações de concentração de Campolide (Linha de cintura), do Oriente, de Alverca e da Azambuja (Linha do norte).
Imagen

A empreitada, que será desenvolvida em regime de conceção-construção, compreende a elaboração do projeto de execução, a instalação dos sistemas de sinalização (incluindo a integração de passagens de nível, os caminhos de cabos, a energia socorrida e o retorno de corrente de tração, terras e proteção), a realização da verificação de conformidade e certificação, bem como manutenção integral do sistema de sinalização pelo período de 20 anos.

A fase de investimento desta empreitada é financiada pela União Europeia, ao abrigo do designado “Digitalização do transporte ferroviário”, inserido na Componente C15 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 30,2 milhões de euros, para vias nas seguintes estações de concentração:

  • Estações controladas pela Estação de Campolide: Sete-Rios, Entrecampos, Roma-Areeiro, Terminal Técnico de Chelas e Bifurcação de Chelas.
  • Estações controladas pela Estação de Oriente: Braço de Prata, Lisboa-Oriente, Bobadela Sul e Bobadela Norte.
  • Estações controladas pela Estação de Alverca: Alverca e Alhandra.
  • Estações controladas pela Estação da Azambuja: Castanheira do Ribatejo, Carregado Norte, Ramal da Azambuja e Azambuja.

No total, a intervenção engloba cerca de 55 km de vias dupla e quádrupla.

A concretização deste projeto tem como principais objetivos e benefícios:

  • Facilitar a entrada de novos operadores e contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis;
  • Aumentar a segurança, a disponibilidade e a fiabilidade da infraestrutura ferroviária;
  • Compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte com a nova Linha de Alta Velocidade, com o objetivo de aproximar serviços ferroviários dos centros urbanos, alargando os benefícios da LAV ao resto do País;
  • Promover a interligação internacional, dando resposta às principais orientações europeias no domínio do Espaço Ferroviário Único Europeu;
  • Reforçar os níveis de capacidade e qualidade do transporte ferroviário, potenciando a transferência modal e o desenvolvimento sustentável.

REVISTAS

Tektónica

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/03/2025

  • Newsletter EngeObras

    10/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial