Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Previsões da Off-Highway Research

Vendas globais de maquinaria vão ter o ponto mais baixo este ano, antes de regressarem ao crescimento em 2026

28/03/2025
O mercado global de equipamentos de construção atingirá o seu ponto mais baixo este ano, de acordo com a última previsão da Off-Highway Research. Em 2024, as vendas globais de equipamentos diminuíram 2%, uma queda mais moderada do que o previsto, e espera-se outro declínio de 2% em 2025 antes do retorno do crescimento a partir de 2026.
Com a confiança das empresas a manter-se fraca e as tensões geopolíticas elevadas, espera-se uma modesta melhoria de 1% nas vendas na Europa este ano...
Com a confiança das empresas a manter-se fraca e as tensões geopolíticas elevadas, espera-se uma modesta melhoria de 1% nas vendas na Europa este ano.

Chris Sleight, diretor-geral da Off-Highway Research, observou que as vendas nos mercados desenvolvidos, como a Europa, o Japão e a América do Norte, diminuíram no ano passado, com a Europa a sofrer um abrandamento particularmente acentuado. No entanto, este declínio foi parcialmente compensado pelo crescimento em vários mercados emergentes, nomeadamente na Índia.

Na Europa, as vendas de equipamentos caíram 17% em 2024, afetando todos os países, exceto a Irlanda. O deprimido mercado da construção residencial foi particularmente problemático para as vendas de equipamentos compactos, enquanto o colapso dos governos austríaco, francês e alemão no final do ano foi especialmente prejudicial para a confiança das empresas nesses países. Como primeiro e terceiro maiores mercados de maquinaria da Europa, os declínios acentuados na Alemanha e em França foram particularmente prejudiciais.

A América do Norte registou um declínio de 5% nas vendas durante 2024. Apesar de um mercado de construção forte, a saturação de equipamentos jovens nas frotas após três anos consecutivos de vendas recorde contribuiu para este declínio. Até 2025, prevê-se um declínio adicional de 11%, atribuído em parte às políticas comerciais inflacionistas da administração Trump.

Por outro lado, os mercados emergentes mostraram sinais positivos. A China registou um aumento de 9% nas vendas em 2024, impulsionado principalmente pela procura de equipamento elétrico para minas e pedreiras. Prevê-se um novo crescimento de 7% em 2025. A Índia também se destacou com um aumento de 9% nas vendas, apesar das interrupções causadas pelas eleições gerais e pela implementação de novos regulamentos sobre emissões.

Na América do Sul, as vendas diminuíram acentuadamente em 2023 em relação ao nível excecional de 2022. A inflação elevada e as taxas de juro elevadas contribuíram para o declínio, mas com o abrandamento destes fatores em 2024, o mercado alcançou um crescimento de 1%. Prevê-se um ligeiro abrandamento na América do Sul este ano, à medida que o mercado arrefece em relação aos picos dos últimos anos.

REVISTAS

Tektónica

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/03/2025

  • Newsletter EngeObras

    10/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial