Na sequência dos fenómenos metrológicos registados nos últimos dias de vento e precipitação, a Fixando, plataforma líder no mercado da contratação online de serviços em Portugal, analisou os dados de procura por serviços de reparação e manutenção de telhados, recolhidos entre 24 de fevereiro e 9 de março de 2025, concluindo que a procura por este tipo de serviços aumentou 35% na última semana, comparativamente à semana anterior.
A plataforma destaca ainda, nas categorias mais procuradas, instalação ou substituição de telhado, com 68% dos pedidos, seguindo-se a reparação ou manutenção de telhado, com 23% dos pedidos.
No que diz respeito à oferta, na última semana 30% dos pedidos ficaram sem resposta, face a 22% na semana anterior, demonstrando que, com o agravamento do mau tempo, os especialistas estão cada vez mais ocupados e com menos capacidade de aceitar pedidos de reparação urgente.
Relativamente aos preços destes serviços, a manutenção ou reparação de telhados inicia nos 127 euros, e a instalação ou substituição nos 978 euros (apenas mão de obra). O preço destes serviços não sofreu nenhuma alteração face ao ano passado, mas com o aumento da procura e do custo dos materiais, acreditamos que poderá acontecer brevemente.
Com as previsões de tempestade para a próxima semana e o risco de ocorrências derivadas da mesma, projetamos que o aumento da procura ascenda aos 65% face às últimas semanas.
“Com base nos dados, projetamos que os especialistas e empresas da área, com o acumular de trabalhos, não consigam dar resposta a todos os pedidos, resultando no atraso das reparações e, consequentemente, em maiores estragos nas propriedades”, afirma Miguel Mascarenhas, Cofundador Fixando.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro