É no sul da Suécia, rodeada por uma vasta extensão de floresta, que se encontra a localidade de Braås. Em 1955, esta fábrica, onde a Volvo CE fabrica a sua gama completa de dumpers articulados, abriu as suas portas, a mesma fábrica onde o primeiro modelo deste tipo, o chamado Gravel Charlie, foi lançado em 1966. Esta histórica fábrica foi o local escolhido pela empresa para apresentar ao mundo a sua nova geração de dumpers articulados, com sete novos modelos, incluindo o A50, com o qual a empresa sueca introduz a classe de 45 toneladas.
Centenas de funcionários da fábrica de Braås deixaram os seus locais de trabalho por alguns minutos para assistirem ao lançamento em direto, sublinhando a importância do evento para a empresa. Antes de revelar os novos modelos, Melker Jernberg, presidente da Volvo CE, chegou à área de apresentação conduzindo um Gravel Charlie, uma viagem de 60 anos atrás no tempo. “Hoje é um dia muito importante para a empresa”, disse antes de abrir os portões onde os sete novos modelos foram apresentados: A25, A30, A35, A40, A45, A50 e A60.
“Esta é a mais importante época de lançamentos da nossa história”, disse Jernberg aos meios de comunicação internacionais e aos funcionários da Volvo CE no lançamento da nova gama. "2024 e 2025 são os dois anos com a maior quantidade de lançamentos da nossa história. Neste curto período, estamos a renovar um terço do nosso portefólio”.
“Somos o líder mundial em dumpers articulados e o líder incontestado na Europa", continuou o responsável. É a altura ideal para lançarmos a nova gama".
Por outro lado, Carl Slotte, diretor de vendas EMEA da Volvo CE, afirmou: "O dumper articulado é uma máquina muito versátil, com utilizações em muitas aplicações diferentes. O seu mercado cresceu durante a última década, passando a ter entre 10.000 e 11.000 máquinas por ano. Agora, com o A50, dispomos de uma gama completa de produtos que nos permitirá manter a nossa liderança neste segmento”.
A última geração da gama de dumpers da Volvo chega com um novo visual por dentro e por fora. Os sete modelos cobrem a gama de forquilhas de 25 a 55 toneladas. A primeira coisa que se nota é o seu novo design, com uma frente imponente e um habitáculo completamente renovado. No interior, os novos modelos estão equipados com a mais recente tecnologia para aumentar a produtividade e a segurança do operador e do seu ambiente.
Um dos destaques da apresentação foi o aumento da eficiência, que permite uma poupança de combustível de até 15% em comparação com a geração anterior. O sistema de transmissão Volvo com reconhecimento de memória de terreno permite a otimização máxima do consumo de combustível sem sacrificar a potência, uma vez que identifica e memoriza secções de estrada com pouca aderência. Desta forma, o dumper articulado é capaz de antecipar e ativar automaticamente a tração nas zonas do ciclo em que esta é necessária. As combinações de tração automática com bloqueios de diferencial a 100%, juntamente com o bogie todo-o-terreno e a direção hidromecânica, proporcionam elevados níveis de tração, estabilidade e controlo de precisão e conforto para o operador.
A nova cabina alia o conforto a uma maior visibilidade para o condutor. O ecrã interativo Volvo Co-Pilot integrado permite o controlo de funções essenciais como o sistema multimédia, definições da câmara, controlo da climatização e estado da máquina. Além disso, o painel de instrumentos dinâmico situado à frente do volante proporciona uma visão rápida dos principais dados do veículo.
Os novos painéis da cabina e a maior cobertura do limpa para-brisas oferecem um campo de visão mais amplo, que é ainda melhorado pelas câmaras dianteira e traseira opcionais e pela câmara de entrada de série, todas geridas através do Volvo Co-Pilot.
A segurança tem sido outra grande prioridade no seu desenvolvimento, com novos pontos de fixação do arnês na cabina em conformidade com as regulamentações WorkSafeBC e OSHA e capazes de suportar forças até 22 kN.
Além disso, tendo em conta o futuro e os avanços nas motorizações mais sustentáveis, a conceção das novas máquinas destina-se a ser adaptável a diferentes tipos de motopropulsores no futuro.
Para aumentar o desempenho dos seus dumpers, os clientes podem incorporar soluções como o Haul Assist com sistema de pesagem a bordo. Gerido através do Volvo Co-Pilot, fornece informações sobre a carga útil em tempo real para evitar sobrecargas ou cargas residuais, resultando em produtividade máxima, menor consumo de combustível e menor desgaste da máquina.
O fluxo de tráfego, o desempenho dos veículos e a logística no terreno também podem ser melhorados graças a ferramentas digitais e assistentes como o Connected Map, o Performance Indicator ou o Site Optimisation, enquanto o sistema telemático CareTrack ajuda a otimizar a disponibilidade das máquinas e a reduzir os custos de reparação.
A grande novidade da nova geração de dumpers vem sob a forma do A50, com o qual a Volvo completa a gama com este modelo de 45 toneladas de carga útil. Com todas as caraterísticas e inovações dos outros equipamentos, o A50 tem suspensão totalmente hidráulica, um conceito introduzido pela Volvo CE em 2007. Graças a este desenvolvimento, os tempos de ciclo e a capacidade de produção horária são melhorados.
Equipado com um motor Volvo D16J com 385 kW de potência, o A50 proporciona, em comparação com a geração anterior A45GFS, mais 10% de produtividade com um consumo de combustível 8% mais eficiente. Isto torna-a uma ótima escolha para trabalhos exigentes em terrenos irregulares, como pedreiras, minas e grandes estaleiros de construção.
O novo dumper articulado A50 em ação.
Lançamento iminente
A nova geração de dumpers articulados não demorará muito a aparecer no terreno, uma vez que os modelos A35, A40, A45 e A50 estão em produção na fábrica de Braas desde janeiro. Os próximos modelos a entrar na fábrica serão os A25 e A30 de tamanho médio e o maior da gama, o A60. Em Portugal, estarão disponíveis através da Ascendum, concessionária da Volvo Construction Equipment.
A unidade de produção de Braås foi inaugurada em 1955. Apesar dos seus quase 70 anos de história, mistura o legado histórico da Volvo com a modernidade, resultado de investimentos significativos para tornar esta fábrica num exemplo de sustentabilidade.
Na conferência de imprensa que se seguiu à apresentação dos novos modelos, Melker Jernberg defendeu fortemente a sustentabilidade, que continuará a ser um dos pilares da Volvo CE. "É um pouco triste que não estejamos a manter este compromisso em todo o mundo", afirmou. "Como é que o diretor de uma empresa pode dizer num dia que algo é o mais importante e no dia seguinte que não é nada de especial? Na Volvo, mantemo-nos firmes, não mudámos de ideias. Temos de pensar na grande questão, o risco climático”.
Como exemplo desta filosofia, Jernberg destacou o facto de a unidade de produção de Braås ter recebido a certificação de eficiência climática em 2024. Dez anos antes, em 2014, esta fábrica tornou-se a primeira fábrica de maquinaria de construção a atingir uma operação neutra em termos de carbono, aproveitando fontes de energia renováveis, tais como um sistema de aquecimento urbano alimentado por biocombustíveis 100% renováveis e eletricidade proveniente de energia hidroelétrica.
Atualmente, cerca de 950 funcionários trabalham nos seus 60.000 metros quadrados de área útil. Nestas instalações, para além do fabrico de toda a gama de dumpers articulados, a empresa integra funções como o serviço pós-venda, as TI, os recursos humanos, as finanças, a comunicação e o marketing.
Em 2022, a Volvo CE anunciou um grande investimento de 32 milhões de euros para modernizar as instalações de Braås, expandindo a área de cobertura e adicionando novos equipamentos para as linhas de produção, com muitos avanços em automatização e ergonomia para os seus funcionários.
A unidade de produção já está a produzir os primeiros modelos da nova gama, que será totalmente integrada na cadeia de produção no final deste ano. Tem capacidade para produzir 70 máquinas por semana, cerca de 3500 por ano. Para além da montagem das máquinas, são efetuados aqui o corte e a soldadura do aço, bem como a pintura e o ensaio de cada um dos equipamentos.
A empresa introduziu o aço com baixas emissões de carbono na produção em série de todos os seus dumpers articulados em Braås. Cerca de 13% da massa total de aço utilizada na unidade de produção é agora substituída por aço verde, o que, segundo a empresa, permitirá poupar cerca de 13.000 toneladas de CO2 por ano.
Foram também acrescentados novos equipamentos, tais como novos robôs de soldadura que rodam as peças ou uma das maiores cabinas de pintura da Europa, na qual a peça é mantida no ar.
Uma parte significativa do investimento em Braås foi desviada para a automatização e digitalização dos equipamentos. Do lado da logística, o armazenamento de peças e componentes foi automatizado e foram recentemente adicionados novos empilhadores autónomos, que estão agora operacionais na unidade de produção.
A linha de montagem é muito flexível, permitindo que a fábrica esteja pronta para a produção de novos produtos no futuro, como a nova gama de dumpers articulados num futuro próximo. Cada máquina demora aproximadamente uma semana a ser totalmente montada, terminando o processo com testes intensivos de componentes-chave e montagem das rodas.
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