No dia 25 de janeiro, o Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha (FIBES) acolheu a Convenção LoxamHune 2025. Cerca de mil profissionais, entre diretores, funcionários e fornecedores, assistiram à grande reunião anual desta empresa líder no mercado de aluguer de maquinaria e equipamentos em Portugal e Espanha, desfrutando, sob o lema 'A nossa volta ao mundo', de uma viagem completa pelo passado, presente e futuro da empresa.
A LoxamHune continua a superar-se ano após ano com as suas convenções. Depois dos inesquecíveis eventos em Madrid (quem não se lembra dos eventos no Kinepolis ou no Wah) e do evento do ano passado no parque temático Puy du Fou em Toledo, o evento deste ano elevou ainda mais a fasquia, atraindo cerca de mil pessoas a Sevilha. Um enorme desafio logístico e organizativo que, graças a uma extraordinária equipa de profissionais, foi mais uma vez um sucesso retumbante.
A escolha de Sevilha serviu também para a LoxamHune organizar as suas apresentações em torno do slogan “A Nossa Volta ao Mundo”, em homenagem à expedição iniciada em Sevilha há mais de 500 anos por 265 marinheiros capitaneados por Fernão de Magalhães e que constituiu a primeira volta ao mundo da história (a partida dos barcos também teve lugar num sábado, a propósito). Com uma encenação fantástica e o acompanhamento de surpreendentes vídeos, os diferentes diretores da LoxamHune apresentaram uma panorâmica completa das realizações dos últimos anos, da situação atual e da forma como pretendem enfrentar os próximos desafios.
O evento deste ano, como recordou Luis Ángel Salas, CEO da LoxamHune, foi muito especial para a equipa de gestão da empresa porque dezembro de 2024 marcou o fim do plano de dez anos que implementaram com sucesso para equilibrar as contas e consolidar a posição da empresa como líder ibérica no aluguer de maquinaria e equipamentos.
Os dados não deixam margem para dúvidas. Em 2014, a LoxamHune registou um volume de negócios de pouco mais de 60 milhões de euros, um prejuízo de 55 milhões de euros e uma dívida de quase 300 milhões de euros. Uma década depois, fechou 2024 com um volume de negócios recorde de 183,4 milhões de euros (160,8 milhões de euros em Espanha e 22,6 milhões de euros em Portugal), um nível de endividamento inferior a 1,3% e um Ebitda de 78 milhões de euros (43,4%), perfazendo oito trimestres consecutivos acima dos 40%.
Mas a LoxamHune soube também transferir estes bons resultados económicos para um fator fundamental para qualquer empresa: o pessoal. A empresa tem vindo a aumentar a sua equipa de profissionais ano após ano, tendo quase duplicado os seus efetivos desde 2016: 471 funcionários nesse ano, contra 932 atualmente. E tudo isto com contratos de qualidade, a grande maioria dos quais sem termo.
Tudos isto graças a conceitos que, como recordou Luis Ángel Salas, já fazem parte do ADN da empresa, tais como “inteligência, exigência, capacidade de trabalho, carácter e curiosidade”. Inerentes a esta empresa estão dois fatores que se tornam cada vez mais importantes na nossa sociedade: a segurança e o respeito pelo ambiente. Os números da companhia em matéria de acidentes de trabalho (172 em 2010 contra 56 no ano passado, apesar do aumento do número de efetivos) são um bom exemplo do primeiro fator, bem como o facto de 40 das suas 58 agências estarem isentas de acidentes em 2024 e o empenho da empresa em lançar periodicamente campanhas de promoção da segurança, como a recentemente apreesentada 'Es por ti' (Em 2025, estão previstas doze iniciativas, uma para cada mês do ano, com o objetivo de sensibilizar para a saúde e a segurança no trabalho e no local de trabalho).
Relativamente ao segundo fator, respeito pelo ambiente, entre outras medidas, a LoxamHune atualizou em 2024 o selo ambiental atribuído pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. Uma distinção que consolida mais uma vez a empresa como a única do seu setor que calcula, reduz e compensa a pegada de carbono gerada pela sua atividade.
Tudo isto também se reflete em valores diferenciais como o facto de a LoxamHune ter sido certificada pelo terceiro ano consecutivo como 'Great Place to Work' em Portugal e Espanha, a primeira empresa do seu setor a obter e revalidar este título na Península, atribuído pela consultora Great Place to Work.
Através das várias apresentações dos diretores da LoxamHune, os participantes na Convenção puderam também ficar a conhecer informações relevantes como o facto de a empresa ter triplicado os seus lucros nos últimos três anos, de ter superado grandes desafios em 2024 com enorme eficiência (em apenas cinco dias recuperou de um ciberataque; e perdeu 30 máquinas de grande porte devido à passagem da DANA em Valência, para dar dois exemplos), que continua a melhorar a eficiência das suas oficinas (um fator-chave para a sua atividade), que está fortemente empenhada em atrair e reter talentos através da implementação de medidas inovadoras para melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores (a plataforma VivoFácil é um exemplo claro disso), que continuará com a formação interna dos seus funcionários através dos Planos de Desenvolvimento de Carreira e da Academia LoxamHune, que implementará todas as medidas necessárias para reduzir o número de acidentes de trabalho (objetivo: criar uma cultura de segurança na empresa), que implementará todas as medidas necessárias para reduzir o número de acidentes de trabalho (objetivo: criar uma cultura de segurança na empresa e no próprio setor), que tem a firme vontade de avançar na excelência do serviço (o trabalho realizado pela LoxamHune, tanto em Power como em Rental, para aliviar as terríveis consequências da DANA em Levante é um bom exemplo de como isto pode ser conseguido), que implementará todas as medidas necessárias para fazer uma boa gestão de dados e assim ganhar em eficiência operacional, e que promoverá e implementará ferramentas digitais para melhorar o serviço ao cliente (comércio eletrónico, web, portal do cliente, rrss, inquéritos, chat ao vivo, etc., com novos e interessantes projetos para este ano, como a ativação de um whatsapp corporativo, o chatbot e um sistema de SMS para entrega de máquinas, entre outros).
Em termos de linhas de negócio, a divisão de maquinaria ligeira continuou a crescer em 2024, contribuindo com quase sete milhões de euros, 20% mais do que no ano anterior. É também de salientar o desempenho da divisão de Eventos, que mantém uma taxa de crescimento anual de 7,5%, com presença em grandes eventos como os concertos de Taylor Swift, Bruce Springsteen e o Festival Eurovisão Júnior.
Em 2024, a empresa concluiu a integração das empresas portuguesas H.R.E Aluguer de Equipamentos (HRE), adquirida em dezembro de 2022, e Hune Aluguer, até agora o nome da empresa em Portugal. Em consequência, a atual denominação social da empresa foi alterada para Loxam Portugal, SA, tendo encerrado o ano de 2024 com um Ebitda extraordinário de 10,5 milhões de euros (48,7%).
A empresa foi distinguida com o certificado PME Líder, uma distinção que reflete o seu compromisso com a excelência da gestão, a sua solidez financeira e o seu notável contributo para o desenvolvimento económico em Portugal. Este reconhecimento sublinha o papel fundamental da empresa no reforço do setor e no apoio ao crescimento sustentável.
Acaba também de receber o Prémio Cinco Estrelas, uma das maiores iniciativas de reconhecimento empresarial em Portugal. A LoxamHune foi a melhor empresa na categoria Aluguer de Equipamentos, com uma classificação geral de 7,73 em 10.
A empresa confirma a vontade de continuar a crescer no território nacional, tanto em termos geográficos (abrirá uma nova filial em Palmela, tornando-se a única empresa de aluguer com três localizações na zona de Lisboa) como em termos de atividades (implementará novas linhas de negócio, tais como cursos de formação, maquinaria pequena, a linha modular e serviços de manutenção). Além disso, pretende consolidar a sua posição no top 3 das empresas de aluguer em Portugal, melhorar as suas condições de financiamento e aumentar o parque de maquinaria disponível.
O discurso de Luis Ángel Salas foi muito descritivo sobre os planos futuros da LoxamHune. O mundo está a evoluir e a empresa também quer evoluir para continuar a ser uma referência no setor do aluguer de maquinaria, bem como no seio do Grupo Loxam. “Somos um pilar importante dentro do Grupo Loxam e vamos continuar a trabalhar para melhorar”, afirmou.
As três principais linhas de trabalho da LoxamHune para os próximos meses serão, de acordo com o CEO da empresa: Manter a liderança no mercado, avançar em novos projetos (trackunit própria, comércio eletrónico e IA, entre outros) e continuar a desenvolver as pessoas.
Relativamente a este último, tendo a certeza de que o pessoal da LoxamHune é “o grande motor da empresa”, Luis Ángel Salas pediu o empenho de todos, cada um a partir da sua posição, para ajudar a melhorar os resultados e a imagem da empresa.
Luis Ángel Salas também anunciou para 2025 um investimento adicional de 30 milhões de euros para a compra de nova maquinaria, a abertura de novos escritórios em Huelva e Palmela, continuar a trabalhar na redução da pegada de carbono e na redução de acidentes, manter a rentabilidade da empresa e contribuir para a evolução do setor do aluguer. Sobre este último ponto, pediu à sua equipa que trabalhasse para educar o mercado sobre as vantagens do aluguer, com a firme vontade de ter um setor cada vez mais profissionalizado e consolidado, reduzindo a sua atomização. Manifestou igualmente o seu desejo de ter uma grande associação unificada de contratantes para defender os interesses do setor face às grandes organizações empresariais e à administração.
E perante os desafios futuros, incluindo as inevitáveis crises setoriais típicas dos ciclos económicos desta atividade, o CEO da LoxamHune compromete-se a manter elevados níveis de profissionalismo, a aproveitar novas oportunidades (“o tempo tem demonstrado que o aluguer é o melhor antídoto para qualquer crise”) e a continuar o progresso económico e social da empresa. Tudo isto tendo em conta a diversificação e a saúde financeira.
“O meu compromisso é continuar a evoluir para responder a todos os desafios que se avizinham. Prometo honestidade e profissionalismo. E é isso que vos peço a todos. Sejam generosos com o vosso tempo, sigam em frente com um trabalho bem feito e ajudem os vossos colegas a atingir os seus objetivos”, concluiu Luis Ángel Salas.
Da esquerda para a direita: Olivier Mouminoux, diretor de Operações do Grupo Loxam para o Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça e Médio Oriente, e Luis Angel Salas, CEO da LoxamHune.
Grupo Loxam, a resposta aos grandes desafios
A Convenção LoxamHune 2025 contou mais uma vez com a presença de Olivier Mouminoux, diretor de Operações do Grupo Loxam para o Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça e Médio Oriente. Durante a sua intervenção, para além de felicitar a LoxamHune pela organização deste encontro e pelos fantásticos resultados que tem vindo a apresentar nos últimos anos (a Espanha tornou-se o quarto país com maior volume de negócios para o Grupo, depois da França, Suécia e Finlândia), apresentou três grandes projetos em que o Grupo Loxam trabalhou recentemente e que exemplificam os grandes desafios que pode agora enfrentar:
"Com ventos favoráveis, com este capitão e esta equipa, não tenho dúvidas de que o barco da LoxamHune continuará a navegar nos mares da melhor forma possível. A viagem ainda não terminou", concluiu.
Prémios para os melhores funcionários em 2024
A entrega dos Prémios para os Melhores Funcionarios de 2024 da LoxamHune teve dois momentos particularmente emocionantes:
Os outros vencedores foram:
Além disso, como é habitual, todas as Delegações Seguras (sem acidentes de trabalho) de 2024 foram reconhecidas. Neste caso, 40, das 58 que a empresa possui na Península Ibérica, foram bem sucedidas.
Prémios aos melhores Fornecedores 2024
A Convenção Loxam Hune incluiu também, como é tradição, a entrega dos Prémios aos melhores fornecedores da empresa para 2024. Antes disso, Francisco Rodríguez, diretor de compras e técnico da LoxamHune, agradeceu aos responsáveis destas empresas a sua presença na convenção, bem como o seu compromisso com a empresa ao longo dos anos. Depois de um 2024 transitório, afirmou, 2025 será um ano de exigências acrescidas nestas relações em termos de preços, peças de substituição e serviço pós-venda. Os vencedores deste ano foram:
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro