Foi ontem constituído por um conjunto de mestres calceteiros, preocupados com o futuro da calçada artística e com o seu ofício, o Núcleo de Calceteiros. Este núcleo é criado no âmbito da preparação da candidatura da Arte e Saber-fazer da calçada portuguesa à UNESCO que deverá ser entregue no próximo mês de março.
Esta iniciativa decorre do envolvimento de mestres calceteiros de todo o país na preparação da candidatura deste património cultural imaterial à UNESCO que está a ser desenvolvida pela Associação da Calçada Portuguesa.
Este núcleo de calceteiros, aberto a todos os profissionais que queiram aderir, integrará a associação e tem como objetivo demonstrar junto da UNESCO, importância fundamental dos calceteiros, mestres detentores de um saber-fazer ancestral, na preservação e valorização da calçada artística, património cultural e identitário de Portugal, bem como ser um instrumento para a participação e envolvimento da comunidade de calceteiros na salvaguarda da arte e saber-fazer da calçada portuguesa.
O Núcleo é um órgão consultivo da associação, sem prejuízo da sua autonomia e iniciativa na prossecução dos seus objetivos, que são:
Fonte: Assimagra
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro