A execução desta obra foi entregue ao Grupo Casais que, após vencer o concurso público, terá que finalizar em 400 dias, incluindo o planeamento e construção, fruto de um financiamento significativo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nova residência terá um impacto considerável na revitalização urbana, preservando o valor histórico da antiga fábrica, ao incluir também um espaço cultural de 1200 m² com museus e áreas de venda de produtos da antiga “linha Heritage”. A par disso, irá duplicar a capacidade de alojamento estudantil público na cidade e regenerar.
O projeto é visto como crucial tanto a nível nacional quanto local, destacando-se pelo duplo objetivo de duplicar a oferta pública de alojamento para estudantes do ensino superior da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, além de promover a regeneração urbana. “É o maior projeto em termos de número de quartos e capacidade de alojamento para estudantes, como também representa o maior investimento financeiro destinado a residências universitárias em território nacional”, destacou o presidente da Câmara, Ricardo Rio.
Para o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, “A nova Residência Universitária no edifício da antiga Fábrica Confiança representa um exemplo de vanguarda na construção sustentável, integrando-se na nova geração de edifícios inovadores. Este projeto utiliza o sistema híbrido CREE, que combina madeira e betão para maximizar a sustentabilidade, aliando eficiência energética a uma pegada de carbono reduzida. Além disso, o uso da tecnologia Digital Twin permite a gestão inteligente e otimizada do edifício ao longo do seu ciclo de vida. Este é um projeto que responde às necessidades atuais dos estudantes, e também define um novo padrão para o futuro da construção em Portugal”.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro