A próxima edição da Construmat está a despertar grande interesse junto do setor da construção nacional e internacional e conta já com cerca de 110 empresas que confirmaram a sua presença na área de exposição do certame e mais uma centena com as quais a sua participação está a ser negociada. Das empresas confirmadas, cerca de 30 são internacionais, oriundas de países como França, Marrocos, Portugal, Turquia e China, entre outros.
A Construmat 2025 ocupará 32.000 m² brutos do pavilhão 2 do centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona e espera-se que supere os números do ano passado com a participação de mais de 350 expositores e mais de 700 marcas.
O salão oferecerá a representação mais transversal do setor em Espanha, com uma oferta completa que incluirá empresas dos setores de maquinaria, ferramentas e equipamentos, construção industrializada, paredes, estruturas, fachadas e coberturas, isolamento e impermeabilização, revestimentos e tintas, urbanismo, paisagismo e espaço exterior, BIC e TIC para projetos e obras, prevenção de riscos laborais, proteção e segurança, serviços profissionais, associações e organizações, pavimentos e revestimentos e casas de banho, entre outros.
Entre as empresas que já reservaram espaço para a Construmat 2025 estão a A. Solanes 2010 - Nolte, Aluminios Valverde, Beal International, Casas Inhaus, Ceranor, Cosentino, Cronotectura, Dakota Espanha, Deconta, Durmi-Gaviota, Efapel, Encofrados Alsina, Euromair Mixer, Evowall Technology, Exlabesa, Faraone, Fischer, Gestora De Runes De La Construcció, Grup Pmp, Grupo Greco Gres Internacional, Herminio González, Hidden Factory, Holcim, Jung, K-Line, Molins, Perfisa, Persycom, Rd Luna Maquinaria, Roi, Roland Dg, Saltoki, Socotec, Technal, Tejas Borja, Thermochip, Tq Tecnol ou UrbiDermis.
Para o presidente da Construmat e da APCE Espanha, Xavier Vilajoana, a aposta das empresas do setor no salão “demonstra o elevado nível de participação e representação que a próxima edição terá e é um reflexo do dinamismo e inovação da indústria. É com grande satisfação que contamos com a presença de empresas de relevância nacional e internacional que escolheram a Construmat como a montra ideal para apresentar as suas soluções mais avançadas”. Para a Vilajoana, “este facto não só reafirma a liderança da feira como o principal ponto de encontro do setor, mas também como um espaço essencial de colaboração e troca de conhecimentos”.
A Construmat está a preparar uma edição focada em oferecer aos visitantes as inovações do mercado na área da construção sustentável e as últimas soluções em eficiência energética, materiais e sistemas construtivos sustentáveis. Neste sentido, o Sustainable Building Congress, o congresso que a Construmat organiza durante os três dias do certame, vem juntar-se à oferta das empresas expositoras, e que nesta edição dará visibilidade a projectos de construção sustentável de nível mundial.
Sob a direção técnica de Jorge Arditti, presidente do American Institute of Architects (AIA) no México e Latam, participarão uma centena de oradores, com especialistas de reconhecido prestígio internacional, que abordarão temas como a biohabitabilidade e a saúde, a AI e a habitação social.
Outra das novidades será o Construmat Experience, um espaço onde serão organizadas apresentações inovadoras num formato interativo que permitirá uma ligação mais direta entre oradores e visitantes profissionais e que está especialmente vocacionado para a participação de empresas, associações e entidades setoriais.
As empresas emergentes e a inovação mais vanguardista do setor também terão lugar na Construmat 2025 com uma área especialmente concebida para acolher as startups mais disruptivas do setor, bem como um espaço para workshops, que oferecerá formação prática e certificações aos profissionais.
O certame acolherá ainda os Prémios Construmat, comissariados pela Fundação Mies van der Rohe, com o objetivo de premiar os projetos que se destacam pelo seu compromisso com uma arquitetura sustentável e saudável.
O salão acolherá também diversos eventos setoriais, como as reuniões anuais da Confederação Nacional da Construção (CNC), da Associação de Promotores da Construção de Espanha (APCE) e do Conselho Geral de Arquitetura Técnica de Espanha (CGATE), e as jornadas sobre reabilitação organizadas pela Associação Nacional de Empresas de Remodelação e Reforma (ANERR), entre outros.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro