A Infraestruturas de Portugal (IP), representada pelo seu presidente, Miguel Cruz, esteve presente na edição de 2024 do High Level Infrastructure Meeting (HLIM), evento organizado, conjuntamente, pelas associações EIM e CER - Comunidade Europeia dos Caminhos de Ferro e de Gestores de Infraestruturas.
Trata-se de uma plataforma de alto nível, na qual se discutem questões estratégicas sobre a gestão da infraestrutura ferroviária. Tendo a Companhia Federal de Caminhos-de-Ferro da Áustria (ÖBB) como anfitriã, a edição deste ano contou com a participação de diversos representantes de companhias membros das duas associações supramencionadas, da Comissão Europeia, e da Agência Executiva da União Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA).
Os oradores convidados participaram em dois painéis de discussão, os quais versaram sobre os seguintes temas: 'Resiliência: Como podemos manter a funcionalidade da nossa infraestrutura em tempos de múltiplas crises?'; 'Financiando o Futuro: Como disponibilizar uma rede ferroviária europeia de alto desempenho (capacidade & qualidade)?'; Miguel Cruz interveio no segundo painel, debruçando-se sobre as necessidades de financiamento dos diversos investimentos em curso e previstos para a ferrovia portuguesa.
Destacou a revisão do Regulamento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), bem como a necessidade de se promover uma reflexão sobre os principais instrumentos de financiamento atualmente existentes: Multiannual Financial Framework (MFF); Recovery and Resilience Facility (RFF); Connecting Europe Facility (CEF). Durante o encontro, também aludiu à necessidade de se promover o recurso a fontes alternativas de financiamento, nomeadamente no contexto dos 'Green Bonds' e dos fundos do Banco Europeu de Investimento (BEI).
Fonte: IP
Créditos fotografias: As fotografias foram cedidas à IP por Kurt Prinz /ÖBB.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro