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IP: investimento na transferência modal para o transporte ferroviário

29/11/2024
Foi consignada a empreitada para a construção da ligação ferroviária do terminal da O.J.E. — Logistics, Entroncamento, SA e do Parque do Complexo Logístico do Entroncamento (CLE), na Linha do Norte, à Rede Ferroviária Nacional (RFN).
Trata-se de um investimento de grande importância que irá contribuir para a transferência modal para o transporte ferroviário...
Trata-se de um investimento de grande importância que irá contribuir para a transferência modal para o transporte ferroviário.

A obra a executar prevê a ligação do Parque CLE ao ramal para o terminal da O.J.E., a ser realizada em duas zonas distintas:

  • Zona a Oeste - Ligação ao antigo triângulo de manobras do Parque CLE;
  • Zona a Este - Ligação às linhas de triagem do Entroncamento e linhas do Parque CLE.

Esta intervenção permitirá que a operação no novo ramal possa ser realizada por comboios de mercadorias combinado com comprimento útil até 750 m.

O projeto foi desenvolvido tendo por base o layout de linhas acordado com a IP e a O.J.E. assim como as características de movimentação de cargas/descargas definidas para o terminal, nomeadamente o espaçamento entre as vias e as necessidades de circulação rodoviária pesada.

A ligação rodoviária atual é utilizada para o acesso de veículos, manutenção e cargas e descargas ao Parque CLE, pelo que, a construção da nova ligação à RFN do futuro terminal rodoferroviário da O.J.E. — Logistics, Entroncamento, S.A, tornou necessária a reformulação do restabelecimento rodoviário que atravessa as linhas de triagem e que dá acesso ao Parque.

A execução desta obra resulta da parceria estabelecida entre a Infraestruturas de Portugal, S.A., e a O.J.E. — Logistics, Entroncamento, S.A, a qual visa reforçar a importância do transporte ferroviário de mercadorias nas cadeias logísticas intermodais.

A disponibilidade de cadeias logísticas é um fator determinante para o desenvolvimento das regiões, nomeadamente pelo seu papel na atração de atividade económica, criando-se com a presente intervenção o primeiro terminal desta zona totalmente independente das linhas de navegação, o que coloca o Entroncamento na linha da frente do comércio internacional.

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