Durante o período, a empresa registou um aumento significativo das receitas, uma melhoria da rentabilidade operacional, uma redução substancial das despesas de capital e progressos significativos na sua estratégia de sustentabilidade e diversificação.
As receitas da empresa no trimestre ascenderam a 219,7 milhões de euros, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado, entre outros, pelo excelente desempenho do negócio de leasing e outsourcing, que cresceu 17% em termos anuais e representa agora 27% das receitas totais da GAM.
A rendibilidade operacional também registou uma evolução positiva, com um EBITDA1 de 59,1 milhões de euros, 12% superior ao do terceiro trimestre de 2023 e 27% das vendas (em comparação com 26% no final do mesmo período do ano passado). A GAM continua a concentrar-se na melhoria da rentabilidade e na redução do investimento, refletindo uma gestão eficiente alinhada com a estratégia de otimização dos recursos e que ajudará a mitigar a subida das taxas de juro. O custo financeiro está próximo dos máximos em 2024, prevendo-se uma ligeira melhoria em 2025.
A GAM reforçou de forma constante o seu modelo de negócio diversificado, também no terceiro trimestre de 2024, graças ao bom desempenho de segmentos-chave: o negócio de aluguer e externalização (negócio recorrente a longo prazo) cresceu uns extraordinários 17% em termos anuais, consolidando a sua posição como um dos principais motores de receitas e representando agora 27% do total. A área de aluguer e serviços cresceu 9%, enquanto a distribuição e o pós-venda registaram um aumento de 1%.
Geograficamente, a GAM reforçou a sua posição em todos os mercados em que opera, devido ao impacto positivo das operações de M&A realizadas em 2023 e ao dinamismo dos negócios de aluguer e outsourcing nestas regiões. LATAM e a região de Marrocos e Arábia lideraram o crescimento, com aumentos de 27% e 31%, respetivamente. Em Portugal, as receitas aumentaram 7%, enquanto Espanha registou um crescimento de 4%. Este desempenho sublinha a capacidade da GAM para se adaptar à dinâmica regional e aproveitar as oportunidades em setores-chave, reforçando a sua presença global.
Com mais de 40.000 máquinas em funcionamento e uma carteira de contratos de mais de 240 milhões de euros, a GAM demonstra a sua força operacional e a sua capacidade de adaptação a um ambiente de mercado complexo. A elevada taxa de renovação de contratos, superior a 90%, sublinha a confiança dos seus clientes na sua proposta de valor e na sua visão a longo prazo. Com oito aquisições concluídas nos últimos quatro anos, a empresa continua a explorar novas oportunidades para expandir a sua presença e consolidar a sua liderança no setor.
A empresa também continua a avançar no seu compromisso com a mobilidade sustentável na última milha da logística, através da Inquieto, e do projeto de economia circular Reviver, a maior fábrica de remanufatura da Europa, na qual se dá uma segunda vida às máquinas que chegaram ao fim do seu ciclo. Este ambicioso projeto de sustentabilidade, em fase de arranque e desenvolvimento, irá transformar a empresa e o sector nos próximos anos.
O projeto Reviver é um pilar fundamental da estratégia da GAM. A iniciativa, que visa prolongar a vida útil das máquinas, reduzirá o consumo de CAPEX, maximizará a geração de caixa e melhorará o retorno do capital investido.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro