A próxima edição, de 23 a 25 de abril, na Ifema, reúne toda a cadeia de valor do setor para continuar a promover uma construção mais industrializada, digitalizada e sustentável.
A Rebuild 2025, a cimeira pioneira da construção industrializada, regressa à Ifema Madrid de 23 a 25 de abril de 2025 com o lema ‘Chegou a hora: industrializar para a sustentabilidade’.
Num contexto de mudança de paradigma como o vivido pela atual indústria da construção, o evento procura consolidar a construção industrializada como a resposta aos desafios atuais, como a falta de habitação a preços acessíveis, a necessidade de descarbonização e a incorporação de novas tecnologias.
Neste contexto, representantes das principais empresas do setor, das administrações públicas e dos principais stakeholders reuniram-se no primeiro Conselho Consultivo do Rebuild 2025, com o objetivo de lançar as bases para a mudança para o modelo industrializado e apresentar as novidades da nova edição do evento. A cimeira, que lança o desafio de acelerar a transição sustentável e digital da construção, espera bater recordes de afluência e de ocupação da sua área de exposição nesta que será a sua oitava edição.
A este respeito, David Martínez, presidente da Rebuild, sublinhou que o certame "é o fórum para reunir todas as iniciativas relacionadas com a construção em geral. Mas este ano, queremos concentrar-nos no setor residencial devido à enorme procura de habitação. Se continuarmos com esta inércia, é um problema que pode gerar uma fratura social e o nosso dever para enfrentar este desafio é avançar na construção industrializada, que é o que temos vindo a promover na Rebuild desde a sua primeira edição".
Por sua vez, Gema Travería, diretora da Rebuild, sublinhou que "é um evento reconhecido por todo o setor da construção após o grande sucesso das suas edições anteriores, na medida em que é o ponto de encontro ideal para gerar transacções e oportunidades de negócio. Com a campanha deste ano, vamos mais longe, propomos uma chamada à ação, uma chamada a todos os agentes envolvidos na cadeia de valor, porque o momento para a transformação do setor é agora".
Rebuild 2025 é o palco para os líderes do setor se reunirem para estabelecer e discutir as melhores práticas, a fim de promover a nova era emergente na construção. Assim, Madrid tornar-se-á o epicentro da construção avançada e industrializada, reunindo mais de 600 empresas expositoras e mais de 25 mil profissionais para descobrir as últimas inovações em produtos e tecnologias capazes de promover a descarbonização do parque imobiliário.
Durante a Rebuild, terá lugar novamente o Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, posicionando-se como o maior espaço de conhecimento da Europa para os profissionais da construção.
Neste sentido, os vários espaços do congresso acolherão diferentes fóruns dedicados a segmentos específicos da indústria, como habitação, escritórios, hotelaria, saúde, retalho e administração pública; bem como agendas por perfil profissional, como o Fórum BIM, o Fórum de Instaladores, o Studio Interiors Summit, ou o de Construção em Madeira.
Neste sentido, mais de 700 oradores de alto nível apresentarão as tendências de construção para 2025 e vários casos de sucesso baseados em metodologias e materiais disruptivos que já estão a ser aplicados.
Por sua vez, Ignasi Pérez, diretor do Congresso Nacional de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, salientou que "este ano tivemos o desafio de reinventar o congresso, mantendo os três eixos principais que caracterizam o evento: industrialização, sustentabilidade e digitalização. Além disso, nesta edição, vamos concentrar-nos em responder aos principais desafios que afetam o setor no mercado imobiliário, na tensão dos preços da habitação, nas novas necessidades sociais, no financiamento de projetos industrializados e na melhoria dos espaços para a vida das pessoas. Manteremos também os fóruns específicos de cada área profissional.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro