A Himoinsa, referência mundial no setor das soluções tecnológicas energéticas, assinou um acordo estratégico com a Peak Gen Power Ltd. para o fornecimento de dez unidades geradoras da Série HGY para um projeto de missão crítica no Reino Unido.
O acordo alcançado com a Peak Gen significa que a Himoinsa entregará dez unidades do modelo HGY-2600 D5, equipadas com um motor 12GY175, num total de 20 MW de potência que fornecerá energia utilizando exclusivamente combustível HVO. Uma central que garantirá um fornecimento fiável aos consumidores britânicos, ajudando a fornecer energia sem carbono em tempos de necessidade nacional, bem como serviços ao Operador Nacional do Sistema de Energia do Reino Unido. Todo o equipamento está em conformidade com as normas Defra, emitindo menos de 190 mg/Nm³ de NOx graças a um avançado sistema de pós-tratamento, e funcionará com combustível HVO100.
“Estamos muito satisfeitos por assinar este acordo, uma vez que vemos a Himoinsa como um parceiro estratégico para o fornecimento de energia para missões críticas. Já colaborámos com sucesso noutros projetos e estamos confiantes nas suas capacidades tecnológicas. A oportunidade de utilizar as vantagens competitivas da nova Série HGY, com o novo motor Yanmar, é muito empolgante e representa de facto um passo em frente para todos nós. Já começámos a desenvolver o projeto e aguardamos com expetativa um lançamento bem sucedido no próximo verão”, afirmou Ian Graves, diretor-geral da Peak Gen Top Co Ltd.
“Este projeto de mercado de capacidade ajudar-nos-á a criar algo que será realmente importante para a infraestrutura de energias renováveis do Reino Unido durante muito tempo. A central elétrica será uma das primeiras do país a utilizar exclusivamente combustível HVO. O compromisso da Peak Gen reforça a nossa confiança na Série HGY como um ativo seguro para aplicações de missão crítica e soluções sustentáveis”, afirmou Ian Graves.
A central elétrica, localizada em Peterborought, Inglaterra, será monitorizada diariamente com supervisão constante para garantir o melhor desempenho e segurança no local. Os dez grupos eletrogéneos serão sincronizados e fornecerão energia no prazo de 30 segundos após o sinal de arranque. As unidades serão entregues numa versão insonorizada, num contentor ISO de 40 pés e substituirão o equipamento atual que opera esta central, com o objetivo de assegurar uma solução energética mais sustentável, em termos de redução de emissões, e tecnologia de ponta.
Este projeto representa um importante passo em frente para as operações da Peak Gen e para a Himoinsa, sendo o primeiro projeto da série HGY no Reino Unido. A empresa já forneceu equipamento para o mercado de capacidade no país com geradores a diesel e a gás, mas com este projeto está a estrear-se no mercado com o seu motor Yanmar. "Estamos convencidos de que estamos a fornecer uma solução completa ao nosso cliente. Um equipamento concebido com a última tecnologia, que garante baixas emissões e máximo rendimento. Sem dúvida, uma das soluções mais competitivas atualmente disponíveis no setor da produção de energia para projetos de missão crítica", explica Clive Dix, diretor adjunto da Himoinsa Power Solutions.
É importante recordar que a Himoinsa apresentou recentemente a sua nova série HGY, grupos eletrogéneos até 3500 kVA com motor Yanmar, com a possibilidade de atingir 4MW em desenvolvimentos futuros. "Uma nova série de geradores com a tecnologia mais avançada e preparada para funcionar com combustíveis alternativos como o HVO e, no futuro, com gás e hidrogénio".
O desenvolvimento da nova família de motores Yanmar GY175L inclui modelos de 12 e 16 cilindros e o futuro desenvolvimento de motores de 20 cilindros. Estes são motores de alta rotação controlados eletronicamente com sistema de injeção common rail. Combina a tecnologia de combustão única dos motores de alta rotação com a fiabilidade dos motores de baixa rotação, garantindo assim um elevado desempenho e eficiência. Uma tecnologia de motor competitiva e inovadora, compatível com o funcionamento em condições extremas, uma pegada de carbono reduzida, múltiplas opções de combustível e baixas emissões.
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