Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

IP apresentou plano de resiliência das infraestruturas às alterações climáticas

01/11/2024

Na passada semana, e para assinalar a celebração do Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, a Infraestruturas de Portugal (IP) realizou na sua sede, em Almada, uma sessão de divulgação, designada 'Infraestrutura Resiliente e Adaptação Climática', que teve como objetivo principal a apresentação do Plano de Resiliência das Infraestruturas às Alterações Climáticas (PRIAC).

Imagen

Trata-se de um documento estratégico, concretizado por um grupo de trabalho criado no seio da empresa, que identifica as vulnerabilidades e os riscos para as várias zonas de Portugal e que pretende propor medidas de adaptação às alterações climáticas para as Redes Ferroviária e Rodoviária e para os ativos da Telemática que suportam a exploração.

O PRIAC está a ser realizado em duas fases:

  • A Fase I, concluída em 2023, foca-se na identificação e avaliação das vulnerabilidades e riscos:
  • A Fase II, sequencial à primeira, e em curso, acrescentará valor com a proposta de medidas de adaptação para melhorar a resiliência das infraestruturas, numa perspetiva de gestão adaptativa.

O PRIAC sensibiliza para a importância da inclusão na atividade da IP dos riscos e das medidas de adaptação, constituindo-se como uma boa prática e como um requisito para a obtenção de financiamento de grande parte dos investimentos nas infraestruturas de transporte. Efetivamente, sendo as alterações climáticas e os fenómenos meteorológicos extremos evidentes já no momento presente, eles causam danos em todos os setores económicos, nomeadamente nas infraestruturas sob gestão da IP e nos serviços oferecidos, gerando prejuízos significativos em termos financeiros e económicos, pelo que devem ser tidos em consideração.

Na sessão foram também efetuadas duas apresentações que espelham a experiência da IP ao nível da manutenção ferroviária e rodoviária, demonstrando de que forma as alterações climáticas estão a afetar os seus ativos e a prestação dos serviços, e como a empresa se está a adaptar aos cada vez mais frequentes eventos meteorológicos extremos, tornando as suas infraestruturas mais resilientes e com isso diminuindo as disrupções nos serviços prestados, contribuindo para uma economia nacional mais forte.

 

A sessão de divulgação e partilha sobre 'Infraestrutura Resiliente e Adaptação Climática', permite-nos concluir que:

  • O caminho seguido pela IP está alinhado com o que se está a realizar noutros países, nomeadamente na Europa, sendo o PRIAC um documento estratégico relevante.
  • A partilha de informação entre entidades públicas e privadas é muito importante, designadamente entidades com funções na área da proteção civil, da segurança e do ordenamento do território.
  • As fontes de financiamento estão cada vez mais interligadas com as alterações climáticas, designadamente com a vertente da adaptação, pelo que todos os trabalhos desenvolvidos nesta área são muito relevantes e essenciais na captação de recursos.

O encerramento da sessão coube a Miguel Cruz, presidente do Conselho de Administração da IP.

Fonte: IP

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    11/12/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial