O Hospital Universitário Materno e Infantil em Las Palmas de Gran Canaria iniciou a demolição de um dos seus edifícios antigos utilizando um equipamento Epiroc de última geração. Este passo marca o início da Fase B de um ambicioso projeto de expansão e renovação que culminará na construção de uma moderna torre pediátrica de nove andares, incluindo dois níveis subterrâneos.
Epiroc CC 1600U, em trabalho de demolição.
A execução das obras, adjudicadas ao consórcio UTE Ampliación Materno Infantil, composto pela FCC Construcción, S.A. e Satocan, S.A., tem uma duração prevista de 32 meses, com uma data prevista de conclusão em 2026. O principal desafio consiste em manter o funcionamento adequado do hospital durante a construção, razão pela qual o projeto foi dividido em três fases principais, com o objetivo de minimizar as perturbações para os trabalhadores e pacientes.
Através do cliente da Epiroc, a Excavaciones Graval S.L., a empresa contratada está a utilizar diversos equipamentos de demolição silenciosa da Epiroc para a desconstrução controlada do edifício antigo, anteriormente utilizado para manutenção e lavandaria. Especificamente, utilizam duas Tesouras CombiCutters CC 1600U para cortar estruturas de betão, reforços e perfis metálicos; um Pulverizador BP 2050R para peças de betão no solo, como pilares, fragmentos de pavimento ou vigas; duas MultiGrapples MG 1500R e MG 400R para seleção e carregamento de materiais; e uma Tesoura SC 2500R para cortar estruturas metálicas.
As ferramentas de demolição silenciosas da Epiroc são a escolha perfeita para este trabalho porque a sua elevada precisão e desempenho permitem o controlo do ruído e das vibrações, mantendo um ritmo rápido durante toda a fase de demolição.
A nova torre hospitalar, com um total de nove pisos (incluindo dois subterrâneos), alojará unidades especializadas como neonatologia, oncologia e hematologia, bem como áreas para o internamento de bebés, pediatria e unidade de mama. A integração deste novo edifício com as estruturas existentes será meticulosamente planeada para garantir uma ligação física e técnica perfeita entre as instalações.
A demolição do edifício antigo representa um marco significativo na transformação do hospital, respondendo a exigências urgentes de profissionais e utilizadores.
A expansão do Hospital Materno e Infantil faz parte de um plano mais amplo e ambicioso que também inclui a futura expansão do Hospital Insular. O investimento total nesta infraestrutura é de quase 41 milhões de euros, com 85% do financiamento fornecido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Operacional das Ilhas Canárias 2021-2027.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro