Kobelco Construction Machinery Europe B.V.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Como a internet contribui para a venda de máquinas de construção

António Barbosa17/06/2024
A internet mudou não só a forma como percebemos o mundo, mas também o funcionamento da economia. Um exemplo claro, nos negócios B2B, são as plataformas de venda online, os chamados Marketplaces, que, nas últimas duas décadas, evoluíram ao ponto de se tornarem autênticos ‘agentes’ das marcas. Neste artigo, damos-lhe a conhecer três das principais plataformas de venda de maquinaria de construção e obras públicas que atuam no mercado ibérico.

Parafraseando o especialista brasileiro em marketing digital e industrial, Anderson Luis Lorenzini (www.blog.abraind.com), pela “internet tudo se encontra, tudo se compra e tudo se vende”, acrescentando que o crescimento dos negócios e vendas B2B por este meio foi amplamente incrementado pelas vicissitudes da recente crise pandémica da Covid 19.

Um meio que, entretanto, não só não perdeu vitalidade, como ainda proporciona novas oportunidades de vendas e negócios. As utilizações das tecnologias digitais, em particular dos websites, reforçam as ações de vendas de máquinas novas e usadas ao proporcionar uma plataforma onde os compradores podem aceder a um vasto inventário de equipamentos, comparar preços e características, ver vídeos demonstrativos, contactar o vendedor, consultar catálogos online, entre outros.

Por outro lado, permite comunicar diretamente com os vendedores num período muito mais curto. Este facto simplificou radicalmente o processo de compra, tornando-o mais transparente e mais fácil de encontrar máquinas específicas para obras ou trabalhos específicos.

No mercado nacional, destacamos três empresas que possuem sites especificamente dedicados à venda de máquinas para a construção civil e obras públicas. Operam não só no mercado luso, como podem potencializar e facilitar as vendas dos equipamentos a nível europeu.

Que serviços oferece cada empresa?

Com sede em França e escritórios em Barcelona, a Via Mobilis tem quatro websites especializados na compra e venda de veículos e equipamentos industriais. Opera em setores como transportes, manutenção, construção e agricultura.

No setor da construção, é detentora do site www.europa-maquinaria.com. Além de oferecer o serviço de colocação de anúncios no site em causa, a empresa propõe-se ainda complementá-los através de uma ampla oferta de serviços que inclui a criação de websites, estratégia de marketing SEO e SEA, criação de banners, e campanhas de e-mail marketing.

Os clientes da Via Mobilis são principalmente empresas de compra e venda de equipamentos. "Não estamos em concorrência com os concessionários oficiais das principais marcas de máquinas, mas reconhecemo-nos como aliados de negócios dos mesmos", refere a sua representante na Península Ibérica, Magali da Rocha, acrescentando “muitos desses concessionários e vendem os seus equipamentos através do nosso site”.

Imagen

Com sede na vizinha Espanha, a Interempresas oferece uma plataforma bem estruturada, em formato diretório, denominada ‘Feira Virtual’, que inclui uma secção dedicada ao mercado da maquinaria para construção e obras públicas, nova e usada (www.interempresas.net/ObrasPublicas/ e www.interempresas.net/ObrasPublicas/MercadoDeOcasion/Ofertas/). Aqui, é possível encontrar não só a listagem de empresas participantes, como informação detalhada acerca dos produtos e equipamentos que cada uma delas tem para oferecer ao mercado, vídeos demonstrativos e catálogos (que podem, inclusive, ser descarregados).

No website geral (www.interempresas.net), o visitante pode também consultar notícias sectoriais publicadas tanto no website como nas diversas revistas do grupo (editadas em formato impresso e digital) e nas newsletters digitais. Além disso, a empresa oferece aos seus clientes serviços de e-mail marketing e de organização de eventos profissionais. David Muñoz, diretor de área Construção e Infraestruturas da Interempresas, enfatiza que os serviços de marketing direto têm registado forte demanda por parte dos clientes da empresa e que esta é uma ferramenta bastante útil, por exemplo, para leilões de ocasião. A segmentação destas campanhas por setores e zonas geográficas é extremamente vantajosa para os clientes e usuários oferecendo o produto ideal ao cliente ideal.

O responsável refere ainda que anunciar no site Interempresas.net "assegura uma visibilidade bem segmentada e complementar que promove novas oportunidades de negócios, especialmente no mercado de língua espanhola". Agrupar informação estruturada e exaustiva sobre os equipamentos posiciona o site como um dos motores de busca de maquinaria de referência a nível mundial e líder no mercado de língua hispânica.

Imagen

A Mascus (www.mascus.pt/about-mascus), uma marca da Ritchie Bros com instalações no Cacém, assume-se como um Marketplace que trabalha em seis setores de atividade: agrícola, construção, transportes, movimentação de cargas, florestal e manutenção de espaços verdes. Além da publicação de anúncios, criação de banners e serviços de IMS (sistema de gestão de equipamentos), a empresa oferece acesso a estatísticas, histórico de preços e funcionalidades como imprimir os catálogos dos equipamentos e exportar os dados para tabelas de Excel, entre outros.

Esta plataforma aposta primordialmente no mercado de usados. Caracteriza o seu “tipo de cliente”, como composto por empresas e particulares “que se dedicam exclusivamente à venda de equipamentos usados, máquinas de construção, camiões ou peças usadas”. O segundo tipo de cliente são empresas “ligadas aos vários setores de atividade e que pontualmente têm necessidade de vender um equipamento usado”.

Imagen

Boas perspetivas para o futuro, com a ajuda da IA

Para a Via Mobilis, a procura de máquinas e equipamentos mantém-se forte, sendo que a aposta passa por “investir na melhoria da nossa plataforma para oferecer serviços ainda mais eficientes e funcionalidades inovadoras”, acrescentando ainda, que “esta-mos convencidos de que a utilização crescente das tecnologias digitais continuará a moldar positivamente o sector da venda de máquinas”.

Já Gustavo Simões, Country and Sales Manager da Mascus, acredita que o setor vai ser dominado pela questão ambiental e pela utilização de tecnologia. Na questão ambiental, com o desenvolvimento dos equipamentos elétricos e com a necessidade de diminuir a emissões de carbono. Nesta vertente, a Mascus já está a pensar no futuro e lançou um ‘Carbon Footprint Index’ que é um relatório que permite saber mais informações sobre a pegada de carbono de cada frota de equipamentos.

Quanto à tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) vai dominar os desenvolvimentos na indústria, sendo que a Mascus já está a usar este recurso para melhorar os seus algoritmos de pesquisa e informações relativos aos equipamentos usados.

A importância da IA é também assinalada por David Muñoz, que destaca a utilização desta ferramenta para a criação de conteúdo publicitário segmentado, a antecipação informativa e a compilação de dados e cookies. Os mesmos, por sua vez, desenvolverão os melhores algoritmos que permitem a melhor recomendação de ofertas de máquinas. Ou seja, esta solução vai permitir aproximar a oferta e a procura, um trabalho que está “já a ser desenvolvido pelos nossos engenheiros informáticos” e que se traduz num melhor serviço aos nossos utilizadores.

Sobre a Via-Mobilis, Interempresas e Mascus

Após o sucesso do lançamento do Europa-camioes.com em 2000, o Grupo Via Mobilis decidiu especializar-se ainda mais e desenvolveu o europa-maquinaria.com em 2009 e o europa-elevacao.com em 2010. O objetivo destes sites é alargar a oferta e as atividades do grupo. Em 2015, numa altura em que o equipamento agrícola passou a ser cada vez mais vendido na Internet, o grupo lançou o europa-agricola.pt oferecendo à comunidade agrícola um novo portal para a venda de equipamento agrícola especializado. Desde 2021, foi criado o Via Mobilis Extend, um ramo de marketing e comunicação que ajuda os intervenientes industriais que se desenvolvem na Internet a fazer a viragem digital da forma mais correta.

Fundada em 1992, a Interempresas operou, no seu início, no setor da comunicação profissional e empresarial. O core bussiness do grupo centrou-se no desenvolvimento de edições e revistas especializadas multissetoriais. Com a aposta nas novas tecnologias (internet e digitais) o grupo Interempresas oferece um amplo leque de soluções de divulgação técnica e profissional. Entre o seu portefólio incluem-se edições técnicas, feiras virtuais, catálogos online, campanhas de e-mail marketing e encontros/eventos profissionais. O grupo também está presente nas principais feiras e eventos setoriais internacionais.

A Mascus foi fundada em 2001 pela Partek Corp., uma das primeiras plataformas online de negócios B2B. Desde 2016 que a Mascus é uma marca da Ritchie Bros. Um marketplace mundial em informações, serviços e soluções de transação para equipamentos pesados e veículos industriais. A Mascus liga vendedores e compradores de equipamentos pesados usados e camiões. A empresa assume a missão de oferecer aos compradores “a maior seleção de máquinas e veículos industriais na Europa e apoiar os vendedores profissionais no crescimento dos seus negócios, otimizando os seus processos de re-marketing”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    28/04/2025

  • Newsletter EngeObras

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial