Se trabalha com ou perto de máquinas de terraplenagem, é provável que saiba que os rastos devem ser verificados regularmente para detetar sinais de desgaste. A sua substituição atempada minimizará o tempo de inatividade da máquina, poupando-lhe tempo e dinheiro. Se desejar, pode substituir você mesmo os rastos de borracha das miniescavadoras ou das minicarregadoras de rastos. Siga estes 10 passos para uma instalação perfeita.
Tudo depende de uma boa preparação. Antes de começar, certifique-se de que tem espaço suficiente para manobrar à volta da máquina. Remova quaisquer obstruções e obstáculos e coloque a máquina numa superfície plana e limpa.
É preferível ter um colega por perto para o ajudar na instalação. Ambos devem usar equipamento de proteção individual adequado, como sapatos e luvas de segurança. É também necessário ter à mão as seguintes ferramentas:
Ao trabalhar com uma miniescavadora, a elevação é mais fácil se a máquina tiver uma lâmina. Baixe a lâmina até que a parte da frente dos rastos esteja fora do chão. Depois, rode o braço para trás e empurre para baixo até que os rastos estejam no ar. Para levantar uma miniescavadora sem lâmina, rode o braço para um lado da máquina e empurre para baixo até que o rasto esteja levantado do outro lado.
Para levantar uma minicarregadora, coloque alguns blocos de apoio firmemente debaixo da traseira da máquina. Incline o balde para baixo e baixe-o até que os rastos estejam completamente fora do chão.
O cilindro de lubrificação mantém a via sob tensão, o seu esvaziamento reduz esta tensão. Aceda ao cilindro de lubrificação através da escotilha de inspeção na parte inferior do chassis. Normalmente, o rolo retrai-se automaticamente para dentro do chassis à medida que a massa lubrificante é removida. No entanto, uma máquina de terraplenagem com muitas horas de trabalho está frequentemente suja e o rolo pode ficar encravado. Neste caso, coloque um bloco de madeira entre a via e o pinhão. Peça ao seu colega para ligar a máquina e mova lentamente o rasto na direção oposta. O pedaço de madeira irá rodar com a roda dentada, puxando o rolo em direção à engrenagem de corrida.
Uma vez que o rolo tenha sido inserido no chassis da miniescavadora, o rasto pode ser facilmente removido. Primeiro, levante o rasto do rolo. É melhor inclinar ligeiramente o rasto para o retirar da roda dentada. Quando o rasto estiver solto do rolo e da roda dentada, retire-o da estrada com um empilhador.
Com uma carregadora de rastos compacta, este processo é diferente. Mesmo com o cilindro de lubrificação vazio, o rasto continua preso pela roda dentada e pelo rolo traseiro. Por isso, é necessária uma barra metálica para retirar o rasto da roda dentada e do rolo traseiro. Coloque a barra sob a parte superior do carril e peça ao seu parceiro para mover o carril para trás. Isto irá soltar o rasto. Continue a guiar o rasto para fora da roda dentada e do rolo até estar completamente solto.
O manual da máquina indica-lhe o grau de desgaste aceitável. Se a polia e os rolos superior e inferior estiverem muito danificados, devem ser substituídos para evitar danos na máquina.
Quando são instalados novos rastos de borracha, é também necessário substituir as rodas dentadas. A roda dentada e a lagartas funcionam como uma unidade e desgastam-se em conjunto. Por isso, se uma estiver gasta, a outra também estará gasta. Se a roda dentada não for substituída, a nova via desgastar-se-á cada vez mais depressa, podendo mesmo soltar-se. Desaperte todos os parafusos da roda dentada. Se tiver dificuldade em retirá-la, um bloco de madeira pode ajudar.
Esta é também a altura ideal para limpar as superfícies de contacto do motor de acionamento. A ferrugem e a gordura acumulam-se aí, fazendo com que a roda dentada se cole ao motor de acionamento. Quando tudo estiver limpo, coloque a nova roda dentada no lugar e aperte-a com uma chave dinamométrica.
Antes de instalar o rasto de uma máquina de terraplenagem, verifique sempre se o rasto está corretamente posicionado. Se o rasto tiver uma forma em V, essa forma deve apontar para a roda dentada à medida que o rasto passa por baixo da máquina. Esta orientação empurra a sujidade e a lama para fora da máquina à medida que esta se desloca, aumentando a tração da máquina.
Quando o novo rasto estiver na posição correta, coloque-o na roda dentada da miniescavadora. Deixe o seu colega puxar o outro lado sobre o rolo e, em seguida, utilize uma barra de metal para o ajudar a levantar o rasto de borracha suspenso sobre a estrutura do chassis. Certifique-se de que os dentes da roda dentada passam entre os casquilhos da rastos. Isto pode ser conseguido com alguns ajustes e adaptações.
Para equipar uma minicarregadora de rastos com um novo rasto, comece por levantar o rasto sobre a roda dentada. Coloque a via sobre o rolo dianteiro e utilize uma barra de metal para a forçar sobre o rolo traseiro. Mantenha a barra de metal à mão para encaixar as buchas do rasto nos dentes da roda dentada. Alterne o movimento do rolo traseiro e da roda dentada para colocar a via na posição correta.
Quando o rasto estiver no lugar, tem de ser novamente tensionado. A adição de massa lubrificante ao cilindro de massa lubrificante empurra o rolo para fora e aperta o rasto. Consulte o manual da máquina para saber qual a tensão necessária. Certifique-se de que o rasto não está demasiado solto ou demasiado apertado, uma vez que isso aumenta o risco de desgaste. Pode verificar a tensão medindo a distância entre a parte inferior do chassis e o interior da via.
Quando terminar, mova a via para trás e para a frente para se certificar de que as vias e as peças do chassis estão corretamente instaladas. Em seguida, verifique novamente a tensão dos rastos e ajuste-a, se necessário. Termine a instalação fixando firmemente a escotilha de inspeção.
Em teoria, deve substituir-se sempre os rastos e as rodas dentadas. Este é definitivamente o caso das carregadoras compactas de rastos, que trabalham em movimento e exercem mais pressão sobre os rastos. Um conjunto de rastos desalinhado torna o acabamento e a nivelação quase impossíveis. No caso das miniescavadoras, é possível substituir um único rasto e uma única roda dentada, uma vez que esta máquina permanece normalmente estacionária durante a escavação. No entanto, é sempre preferível substituir as duas lagartas ao mesmo tempo.
O tempo entre as substituições de rastos depende em grande medida da sua manutenção. Podem durar entre 400 e 2.000 horas de trabalho, com uma vida média de 1.200 a 1.600 horas de trabalho. No entanto, é sempre melhor verificar periodicamente se os rastos apresentam sinais de desgaste.
Quando chegar a altura de substituir os rastos e as peças do chassis, a assistência técnica será muito útil para encontrar as peças certas. Não existe uma norma internacional para a medição dos rastos e cada marca tem o seu próprio sistema para as peças do chassis. Por conseguinte, a melhor maneira de encontrar os rastos e as peças de chassis corretas é através dos dados da máquina (marca, modelo, etc.).
Não hesite em contactar-nos se precisar de ajuda adicional para encontrar as peças sobresselentes de que necessita - os nossos especialistas TVH terão todo o prazer em ajudá-lo.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro