SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

A empresa utilizará este cálculo como um instrumento de sensibilização para a utilização real da água na sua atividade de aluguer e como um sistema de avaliação e gestão deste recurso.

LoxamHune mede a sua pegada hídrica e estabelece melhores práticas para a reduzir

27/03/2024

A LoxamHune começou a medir a sua pegada hídrica, um indicador ambiental que mede o volume total de água doce utilizada para produzir bens ou serviços.

Instalação de lavagem de máquinas da LoxamHune
Instalação de lavagem de máquinas da LoxamHune.

O conceito surge da necessidade de um indicador baseado no consumo real de água doce de um produto ou processo, e baseia-se numa abordagem volumétrica: total de litros de água consumidos na atividade da empresa. Para o efeito, a LoxamHune segue os critérios do The Water Footprint Assessment Manual, que estabelece o cálculo internacional da Pegada Hídrica divulgado pela Water Footprint Network (WFN).

De acordo com a WFN, a Pegada Hídrica pode ser dividida em três tipos de indicadores, de acordo com a sua origem: azul (água doce que é incorporada durante o processo de produção ou serviço e é devolvida a uma bacia ou ao mar); cinzenta (que assimila a carga de poluentes descarregada num processo até atingir a qualidade óptima); e verde (água da chuva).

Tendo em conta a atividade da LoxamHune, será medida a pegada hídrica direta da atividade desenvolvida ou Pegada Hídrica Azul, tendo como unidade funcional o m3 de água/número de máquinas lavadas.

Por exemplo, em Espanha e Portugal, foram utilizados 23,6 mil metros cúbicos de água para lavar quase 99.000 máquinas em 2022, resultando numa pegada hídrica de 0,24.

Para além disso, a LoxamHune implementará medidas destinadas a alcançar uma maior eficiência na utilização dos recursos hídricos. Estas medidas incluem a instalação de contadores, um novo procedimento de lavagem de máquinas, um manual para as delegações com maior stress hídrico, bem como formação em matéria de utilização e gestão da água.

  • Luta contra a seca

As secas são um fenómeno comum na Península Ibérica, no entanto, com as alterações climáticas, os períodos de seca tornar-se-ão mais longos e mais intensos. Este desafio exige um novo modelo de gestão da água, pelo que é importante criar ambientes que garantam a disponibilidade dos recursos hídricos a longo prazo.

Neste contexto, a Pegada Hídrica mostra o impacto humano nos recursos globais de água doce e fornece uma base de conhecimento para a formulação de estratégias que minimizem os impactos negativos sobre este recurso.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial