Uma gama completa de equipamentos Putzmeister, desde bombas estacionárias a robôs de betão projetado, estão a trabalhar na expansão e modernização do Metro de Lisboa, o maior projeto subterrâneo em Portugal desde há décadas.
Com o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade de Lisboa, o ambicioso projeto de expansão e modernização do Metro iniciou as obras no primeiro semestre de 2021 e tem abertura ao público prevista para 2024.
O investimento ascende a 210,2 milhões de euros e será executado em duas fases. Numa primeira fase, a linha verde será prolongada em 1.900 m, desde a estação do Rato até à estação do Cais Sodré, com a construção de duas novas estações intermédias: Estrela e Santos, tornando-a numa linha circular. Numa segunda fase, a linha vermelha será prolongada em 4 km com quatro novas estações.
A Zagope, empresa líder no setor da construção em Portugal, está a executar a primeira parte da empreitada que lhe foi adjudicada por 48,6 milhões de euros. A primeira projeção de betão começou no passado mês de maio e a Zagope confiou nos equipamentos Putzmeister, alugando-os ao distribuidor oficial da Putzmeister em Portugal, a Maquinter.
O Putzmeiter PM702E em conjunto com o Putzmeister PM500PC a projetar betão na estrutura junto ao poço de 30m de diâmetro e 60m de profundidade na estação da Estrela, que permitirá a descida da maquinaria para escavação do túnel.
“Entre a Zagope e a Maquinter temos uma relação comercial de mais de 20 anos, e é uma honra trabalharmos juntos neste projeto de grande dimensão, que vai também melhorar o dia a dia da nossa cidade”, afirma João Gouveia, diretor-geral da Maquinter.
Duas máquinas de betão projetado robótico Putzmeister PM500PC já estão a trabalhar na preparação dos túneis entre as estações do Rato e da Estrela, seguidas de uma PM407 entre a Estrela e Santos e na própria estação da Estela.
O desafio é baixar o equipamento até ao nível do túnel nas ruas estreitas e empedradas de Lisboa. Para tal, a Zagope começou por construir os poços de acesso, que são fixados com betão projetado, também com equipamentos Putzmeister, nomeadamente com dois robots PM702E e dois PM500PC.
Para além de todos os equipamentos de projeção de betão projetado acima referidos, o projeto será ainda equipado com quatro bombas de betão estacionárias Putzmeister da série BSA 1400.
“Não só alugamos a maior frota de equipamentos de betão projetado em Portugal, como também prestamos aconselhamento técnico à Zagope em engenharia de betão, o apoio de manutenção necessário para que os equipamentos trabalhem sempre a 100% e acompanhamos a formação dos seus operadores durante toda a fase de construção”, acrescenta João Gouveia, engenheiro de formação que analisou o projeto ao pormenor para oferecer um serviço completo e adaptado às necessidades exigidas.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro