Laura Molano. Engenheira civil
Diego García. Engenheiro civil
30/01/2024Melhoramento dos solos no Polo 1.
A Plataforma Logística de Leixões é uma plataforma de tipo polinuclear que se adapta à geografia local e à urbanização da zona. A sua localização próxima do aeroporto, da cidade do Porto e de várias vias de acesso rápido conferem a esta plataforma uma localização privilegiada para o desenvolvimento logístico, comercialização e distribuição.
A plataforma distribui-se em dois polos, sendo o Polo 1 destinado a atividades de armazenamento e consolidação de cargas, enquanto o Polo 2 se destina essencialmente à logística do tráfego de mercadorias.
Na fase de projeto, foi identificado que os solos existentes não são competentes para a utilização de armazéns logísticos no Polo 1, devido às cargas transmitidas. Os solos incompetentes caracterizam-se pela sua baixa capacidade de suporte e requerem técnicas de beneficiação do terreno para evitar a rotura por cisalhamento do solo.
Processo de instalação do reforço da geogrelha MacGrid EG 30S.
A estratégia para resolver o desafio no Polo 1 da plataforma logística foi a implementação de geossintéticos para aumentar a capacidade de suporte do solo nas áreas de armazenamento. A solução consiste na colocação da malha de reforço da geogrelha MacGrid EG 30S juntamente com uma camada de material granular, formando um efeito de membrana que distribui as tensões pelo solo existente.
Instalação do reforço com a geogrelha MacGrid EG 30S.
Para este projeto, a Bianchini-Maccaferri forneceu: 9.000 m2 de MacGrid EG30S. As geogrelhas MacGrid EG são fabricadas em polipropileno através de um processo de extrusão e apresentam uma resistência simétrica nas direções longitudinal e transversal. São inertes às agressões químicas e ambientais existentes nos solos naturais.
Para além do efeito de membrana, a geogrelha MacGrid EG foi especificamente concebida para gerar um confinamento lateral no solo, graças à sua capacidade de interbloqueio. Quando este confinamento lateral ocorre, o ângulo de transmissão de cargas aumenta, o que resulta numa menor pressão sobre o solo.
Esta solução responde simultaneamente às necessidades imediatas de beneficiação do terreno e à estabilização dos solos a longo prazo. Com a utilização de materiais e técnicas de reforço adequados, a Plataforma Logística de Leixões pode aumentar a sua capacidade de armazenamento para se tornar o principal ponto de entrada e saída de mercadorias na Península Ibérica.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro