A Develon, anteriormente conhecida como Doosan Construction Equipment, lançou os seus novos manipuladores de materiais DX230WMH-7 (24 t) e DX250WMH-7 (25,6 t), ambos Stage V. Estes dois manipuladores foram concebidos para lidar com as tarefas mais difíceis numa grande variedade de aplicações de triagem e manipulação de materiais, tais como sucata e outros resíduos sólidos, bem como para as indústrias de reciclagem, demolição e silvicultura. Como resultado, ambas as máquinas foram concebidas com estabilizadores dianteiros e traseiros, bem como uma lança e um braço especificamente concebidos para tarefas de manuseamento de materiais.
Estes novos manipuladores de materiais estão equipados com o motor diesel de 6 cilindros, turboalimentado, arrefecido a água, de última geração DL06V da Develon, que produz 141 kW (189 CV) (SAE J1995) a 1900 rpm. Uma vez que a redução do impacto ambiental é da maior importância para a Develon, os gases de escape são purificados pela tecnologia de Redução Catalítica Selectiva (SCR), um Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e um Filtro de Partículas Diesel (DPF), permitindo que o motor tenha emissões extremamente baixas.
Uma caraterística de série é a elevação hidráulica da cabine, que proporciona ao operador a melhor visão periférica da alfaia e da área de trabalho. Quando combinado com o visor da câmara de visão traseira na cabine, o operador obtém uma excelente visibilidade do local de trabalho. Os novos manipuladores de materiais são fáceis de controlar graças aos joysticks e ao volante ergonómicos. As máquinas estão equipadas com um circuito hidráulico auxiliar e oscilante bidirecional que melhora a eficiência. O operador pode utilizar os botões do joystick ou um pedal opcional para controlar os acessórios auxiliares.
O Smart Power Control (SPC) é um sistema especial desenvolvido pela Develon que melhora a eficiência da máquina, mantendo a produtividade através do controlo de velocidade variável e do controlo do binário da bomba, que ajusta automaticamente as RPM de acordo com a carga que está a ser manuseada.
O sistema SPC pode ser utilizado com os quatro modos de trabalho disponíveis nos manipuladores de materiais DX230WMH-7 e DX250WMH-7 da Develon. Estes modos de potência ajudam o operador a adequar o consumo de combustível e a potência da máquina às condições de trabalho. Os quatro modos de potência selecionáveis são:
Para além dos quatro modos de potência, os novos manipuladores de materiais incluem um modo de trabalho de elevação que proporciona um maior binário da bomba, baixas rotações do motor e uma função de reforço automático.
Os clientes também podem selecionar a configuração do tipo avançado, que oferece uma escolha de braço telescópico direito ou pescoço de ganso, dependendo da aplicação e da preferência. O DX230WMH-7 foi concebido para cargas normais, enquanto o DX250WMH-7 possui uma secção dianteira mais longa e um contrapeso adicional de 1,2 toneladas para garantir uma elevada estabilidade para cargas mais pesadas. O eixo largo e os estabilizadores dianteiro/traseiro também contribuem para a elevada estabilidade de ambas as máquinas.
A cabine está equipada com o novo ecrã tátil de 8 polegadas da Develon, que é fácil de utilizar e ler e integra todas as funções e definições da máquina num único local. Apresenta também o vídeo da câmara de visão traseira de série e/ou de uma câmara de visão lateral opcional, colocada numa posição privilegiada para oferecer uma visibilidade ainda maior. Um modo de ecrã dividido apresenta o vídeo da câmara de visão traseira juntamente com informações vitais da máquina. O vídeo da câmara de visão lateral opcional pode ser visualizado de forma independente ou em modo de ecrã dividido.
Os manipuladores de materiais Develon têm uma série de opções instaladas de série, tais como:
Os manipuladores de materiais DX230WMH-7 e DX250WMH-7 estão equipados de série com o sistema de gestão de frotas TMS 3.0 Cellular mais avançado da Develon, que fornece um sistema de gestão telemática para estes modelos que recolhe dados dos sensores da máquina. O sistema telemático fornece informações de localização e dados completos de funcionamento da máquina aos proprietários, concessionários e à Develon. A informação é fornecida através de um interface de utilizador simples, acessível online através de um computador ou smartphone com um navegador Web.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro