Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
25% das receitas da empresa estão ligadas a negócios recorrentes com contratos de longo prazo

GAM cresce 23% no terceiro trimestre do ano

14/11/2023

A GAM, multinacional espanhola que oferece soluções e serviços integrados para a indústria, publica o seu desempenho no terceiro trimestre de 2023.

Durante o terceiro trimestre do ano, a multinacional alcançou um volume de negócios de 203,4 milhões de euros, o que representa um crescimento de 23% em relação a 2022, que obteve 166 milhões de euros em receitas.

Imagen

Apesar da inflação dos custos, o EBITDA atingiu 52,6 milhões de euros, um crescimento de +21%, e manteve-se em 26% das vendas (semelhante ao ano anterior), enquanto o EBIT cresceu +27% para 16,4 milhões de euros (8% das vendas).

O resultado líquido ascendeu a 3,7 milhões de euros, inferior ao do ano anterior devido ao impacto do aumento dos custos financeiros.

Valores 2023 vs 2022 em milhões de euros
Valores 2023 vs 2022 em milhões de euros.

Todas as linhas de negócio apresentam valores de crescimento positivos. O negócio recorrente ou de longo prazo é o que regista o crescimento mais positivo: aumentou 41% e representa já receitas de 50,1 milhões de euros em 2023, com um peso no total do negócio de 25%.

A área de negócios não-CAPEX (aqueles que não requerem estrutura e capital adicionais, como distribuição, vendas, manutenção, formação, etc.) aumentou em +20%, com receitas de 74,1 milhões de euros, e representa 36% do total do negócio. Por último, a linha de negócio de aluguer e serviços cresceu +15% para 79,2 milhões de euros e representa 39% do total das receitas.

Receitas por atividade 2023 vs 2022 em milhões de euros
Receitas por atividade 2023 vs 2022 em milhões de euros.

Durante o ano, a empresa complementou o seu crescimento orgânico com operações corporativas, tanto no mercado nacional como internacional, com a aquisição da Carretillas Mayor, uma empresa de Valladolid com uma trajetória de mais de 30 anos, especializada em serviços de aluguer e manutenção de todo o tipo de movimentação, elevação, pontes rolantes e AGVs, com uma frota de 3.000 unidades. Foi também concluída a aquisição da Ozmaq, uma empresa mexicana com mais de 40 anos de experiência no fornecimento de uma vasta gama de produtos e serviços de qualidade para o setor industrial, o que permitirá à GAM consolidar a sua posição no mercado mexicano e duplicar a sua atividade no país. Por último, a posição na Arábia Saudita foi consolidada através da aquisição de 100% da empresa (anteriormente, detinha uma participação de 50%).

GAM continua a registar progressos no seu plano de sustentabilidade

O modelo de sustentabilidade da GAM é materializado através de um projeto de transformação denominado Embracing Sustainability, que engloba todas as iniciativas sustentáveis da empresa. Este projeto está dividido em quatro blocos principais para garantir que os objetivos e impactos positivos são aplicados transversalmente ao modelo de negócio.

Estes quatro pilares do Plano de Sustentabilidade da GAM vão desde a vertente ambiental à economia circular, passando pela transformação do negócio e pela esfera social. Assim, 80% da frota tem emissões zero e 81% do consumo energético da empresa provém de fontes de energia verde.

Nesta linha, a GAM também tem uma empresa de mobilidade sustentável 'last mile', a Inquieto. Dispõe também de uma fábrica de refabricação de maquinaria baseada no princípio da economia circular, que estará operacional em breve. E, no âmbito social, apoia a formação no setor através da sua Escola de Ofícios Kirleo.

REVISTAS

Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    22/05/2024

  • Newsletter EngeObras

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial