Ao mesmo tempo que a canção 'Hey Jude' dos Beatles introduzia o pop na cultura japonesa, outro fenómeno social ocorria no Japão em 1968. Numa tentativa de acomodar o notável boom de construção que estava a ocorrer naquele país, o fabricante de motores a diesel Yanmar teve a ideia de colocar um dos seus motores numa pequena escavadora hidráulica. O resultado foi a YNB300: uma máquina autopropulsada com rodas que revolucionou a indústria. E, tal como os Beatles, as miniescavadoras Yanmar CE ainda estão a dar cartas 55 anos depois.
A ViO35 e a última geração da SV17e, totalmente elétrica, são as mais recentes numa longa linha de miniescavadoras inovadoras que a Yanmar CE lançou nos últimos 55 anos. À YNB300 seguiu-se, em 1972, a YB600C de rastos, que tinha um braço deslizante que lhe permitia escavar mesmo contra paredes. Em 1974, as miniescavadoras Yanmar estavam equipadas com cabinas e redução de ruído para permitir que trabalhassem em espaços confinados, áreas residenciais e à noite.
YNB300, a primeira miniescavadora da Yanmar.
Em meados dos anos 70, a Yanmar CE YB1200 lançou as bases da miniescavadora moderna. Tinha um motor diesel arrefecido a água, podia rodar 360 graus e estava equipada com uma pá de terraplanagem. Na década de 1980, surgiram os rastos de borracha e os pesos inferiores a uma tonelada, enquanto na década de 1990 foi lançado o revolucionário conceito 'zero tail swing', que reduziu as colisões e os acidentes durante a rotação da superestrutura.
Desde a viragem do milénio, a Yanmar CE tem estado numa busca incessante por melhoria técnica. Cada vez mais, isto tem sido acompanhado pela sustentabilidade e pela abordagem das preocupações ambientais, com emissões cada vez mais baixas (a capacidade de reciclagem das suas máquinas ronda atualmente os 90%). A segurança também tem sido um foco, como demonstrado por características como o acoplamento rápido.
Atualmente, as escavadoras compactas são mais populares do que nunca. A mudança global do trabalho manual para a mecanização continua - e a rápida urbanização e a redução dos locais de trabalho irão garantir que esta popularidade se mantenha no futuro. A Yanmar CE continua a trabalhar em estreita colaboração com os clientes para satisfazer as suas necessidades e garantir o seu sucesso.
55 anos depois, a Yanmar CE não só está a bater recordes (no ano passado, a empresa bateu o seu recorde de vendas de sempre), como também está a 'editar recordes' (recordes), de um tipo musical. A empresa juntou os talentosos músicos 'Yanmar Allstars', incluindo Nagaya 'Dezi' Akihiro, diretor da marca e do design da Yanmar, no trompete, para produzir uma canção de jazz escrita especialmente para a ocasião. Chamada simplesmente '55 Years', está disponível no Spotify e em todas as principais plataformas de música (ligação para o vídeo aqui: https://vimeo.com/862449530/2c6d66b344?share=copy).
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro