SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Evento realiza-se de 22 a 24 de setembro sob o tema 'Património Vivo'.

IP participará nas Jornadas Europeias do Património 2023

19/09/2023
As Jornadas Europeias do Património celebram-se anualmente no último fim de semana de setembro, este ano sob o tema ‘Património Vivo’, e são promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural, responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental.
Imagen

A participação da Infraestruturas de Portugal (IP) Património na edição de 2023 consiste em várias ações, nomeadamente através da exibição do documentário ‘Os Ferroviários de Cottinelli’, (José Cottinelli Telmo, 1897-1948), com produção e realização do Museu Nacional Ferroviário e da IP Património.

Partindo de algumas figuras de trabalhadores ferroviários representadas no painel azulejar ‘O Cortejo do Trabalho’ de Cottinelli Telmo, exposto no Museu Nacional Ferroviário, o documentário inclui entrevistas a um maquinista, a um antigo chefe de estação e a um antigo assentador de via.

Tendo como foco o tema ‘Património Vivo’ representado em património artístico ferroviário, a IP Património realizou também dois pequenos filmes:

  • Com base nos painéis de azulejos de Eduardo Nery (1938-2013), na Estação de Campolide, o filme ‘Os Animais de Nery’ aborda a representação dos animais e a sua analogia com os diferentes modos de transporte.
  • António de Castro Mourinho (1892-1963), pintor de azulejos na Fábrica de Loiça de Sacavém, deixou-nos dois magníficos painéis azulejares na Estação da Azambuja, que reproduzem imagens de trabalhadores e da natureza. A partir da iconografia destes elementos, a IP realizou ‘As Paisagens de Castro Mourinho’.

No âmbito desta edição das Jornadas Europeias do Património, a IP Património oferece ainda duas visitas guiadas à Estação de Porto – São Bento, nos dias 23 e 24 de setembro, das 20h00 às 21h00, com partida do átrio do hostel 'The Passenger Hostel'. As visitas incidem no vasto património azulejar da autoria de Jorge Colaço (1868-1942).

IP Património

A IP Património gere um vasto conjunto de edificado que testemunha a cultura ferroviária em território nacional: património arquitetónico, urbanístico e paisagístico, artes plásticas e artes decorativas.

Sobre as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são coorganizadas pela União Europeia e pelo Conselho da Europa, que lançaram a ação em 1985. É um dos eventos culturais mais participativos na Europa.

Durante as Jornadas Europeias do Património, milhares de monumentos e sítios, alguns deles fechados ao público durante o resto do ano, abrem as suas portas. Tal permite às pessoas beneficiar de visitas gratuitas, conhecer o seu património cultural comum e contribuir para a salvaguarda do património europeu para as gerações presentes e futuras.

Todos os anos, as Jornadas Europeias do Património permitem a mais de 20 milhões de pessoas visitar milhares de sítios raramente acessíveis e participar em eventos únicos.

Inscrições para participar aqui.

REVISTAS

Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    03/07/2024

  • Newsletter EngeObras

    19/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial