Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
A passagem do material circulante de transporte de mercadorias e de passageiros na rede ferroviária dá origem a pequenos defeitos nos carris.

IP realiza teste de fresagem de carril na rede ferroviária nacional

15/09/2023

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver um teste piloto de Fresagem ('Milling') que consiste numa nova técnica de manutenção e tratamento de carril na Rede Ferroviária Nacional (RFN).

Imagen

Tradicionalmente o tratamento da superfície do carril é assegurado pela técnica de Esmerilagem ('Grinding'). Esta técnica consiste na remoção de uma reduzida quantidade de material da superfície do carril, cerca de 0,3 milímetros, por fricção de sucessivas pedras de esmeril.

Contudo, nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente recurso à técnica de fresagem de carril. No caso desta técnica, o material é removido por ação de múltiplas peças de corte instaladas numa roda de fresagem que confere ao carril um perfil normalizado no final da intervenção.

Imagen

Ambas as técnicas possibilitam a eliminação de defeitos gerados na superfície do carril, assegurando o seu reperfilamento, conferindo-lhe um prolongamento da vida útil. Comparativamente, a técnica de fresagem potencia uma maior quantidade de material removido (até 1 milímetro por passagem).

Para o efeito, a IP decidiu testar a eliminação de diferentes tipos de defeitos de carril, a par da avaliação da qualidade dos perfis transversal e longitudinal resultantes, em diferentes condições, tanto do carril como do traçado da via.

Os testes aconteceram na Linha do Leste, entre Abrantes e Ponte de Sor; na Linha do Norte, entre o Entroncamento e Chão de Maças-Fátima, e ainda na Linha de Beira-Baixa, entre Entroncamento e Abrantes. Os trabalhos realizados até ao momento foram bem-sucedidos, permitindo atingir vários dos objetivos previamente traçados.

REVISTAS

Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    05/06/2024

  • Newsletter EngeObras

    22/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial