Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Originalmente fabricava bancos escolares

Bobcat celebra 60 anos da sua fábrica em Pontchâteau, França

11/09/2023
A história da fábrica remonta ao início do século XX, quando Joseph Sambron transformou a sua fábrica de bancos escolares num centro de máquinas agrícolas e bicicletas. Em 1920, a fábrica empregava centenas de trabalhadores e produzia moinhos de farinha e prensas de sidra. Após a reforma de Joseph, o seu filho Maurice aventurou-se na produção de mini dumpers, dos quais vendeu mais de 50 000 unidades, e abriu caminho à construção da atual fábrica de Pontchâteau em 1963. A nova fábrica especializou-se em dumpers todo-o-terreno e empilhadores.
Em 2023, a fábrica francesa produziu a sua 111 000ª máquina
Em 2023, a fábrica francesa produziu a sua 111 000ª máquina.

Atualmente, a fábrica é mais conhecida pela sua produção de elevadores telescópicos, que começou no início dos anos 80 com a marca Sambron, tendo sido posteriormente adquirida pelo Grupo Fayat. Sob a nova direção, a Sambron tornou-se FDI Sambron e introduziu os elevadores telescópicos hidrostáticos. Em 2000, a FDI Sambron foi adquirida pela empresa americana Ingersoll-Rand, que também detinha a marca Bobcat. Como resultado, a FDI Sambron tornou-se a Bobcat France. Em 2007, a Bobcat foi adquirida pelo grupo sul-coreano Doosan e continua a operar como parte da Doosan Bobcat EMEA.

Trinta mil elevadores telescópicos 'Made in France'

Em 2023, a fábrica francesa atingiu o marco de produzir a 111 000ª máquina. Destas, cerca de 30 000 máquinas são elevadores telescópicos com o logótipo da empresa Bobcat e as cores brancas e laranja distintivas.

“A nossa atual gama de elevadores telescópicos é composta por 14 modelos em cinco plataformas, com mercados-chave na agricultura, construção e aluguer. Gerir um portfólio tão abrangente só é possível graças à nossa experiente equipa de engenheiros, que gere todas as atividades europeias e contribui para o desenvolvimento global de manipuladores telescópicos. A maior parte da nossa produção, mais de 80%, destina-se à exportação”, afirma Philippe Marescot, diretor da fábrica de Pontchâteau da Doosan Bobcat EMEA.

Gary Hornbacher, presidente da Doosan Bobcat EMEA, na fábrica de Pontchâteau
Gary Hornbacher, presidente da Doosan Bobcat EMEA, na fábrica de Pontchâteau.

Importante centro de emprego regional

O emprego cresceu significativamente a par da produção, tendo a mão-de-obra mais do que duplicado para 420 trabalhadores nos últimos 10 anos. A presidente da Câmara de Pontchâteau, Danielle Cornet, reconhece a importância da fábrica como um importante centro de emprego para a região, com mais de 50% dos empregados a residirem num raio de 20 km, e oferecendo uma variedade de oportunidades de emprego que vão desde a produção a funções executivas, administração e investigação e desenvolvimento.

Catherine Perio, contabilista da Bobcat em Pontchâteau, personifica o ambiente de trabalho positivo da empresa. Com trinta e seis anos na empresa, ela atribui a sua longa permanência ao crescimento contínuo da empresa, que continua a ser satisfatório mesmo após quatro décadas. O apoio e a simpatia do pessoal também desempenharam um papel importante na sua carreira.

A presidente da Câmara de Pontchâteau, Danielle Cornet, durante a sua visita ao local por ocasião do aniversário

A presidente da Câmara de Pontchâteau, Danielle Cornet, durante a sua visita ao local por ocasião do aniversário.

O futuro da fábrica

“Na última década, foram feitos grandes investimentos de cerca de 30 milhões de euros em recursos humanos, investigação, desenvolvimento e renovação de instalações. Estes investimentos estruturais reforçaram a capacidade da nossa fábrica de Pontchâteau para responder à procura do mercado e manter uma trajetória de crescimento em linha com as necessidades do mercado”, conclui Philippe Marescot com otimismo.

REVISTAS

Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    05/06/2024

  • Newsletter EngeObras

    22/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial