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Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Casa Peixoto faz crescer o seu centro logístico em 40%

14/06/2023

Investimento de 3 milhões de euros, criação de novos postos de trabalho, e aumento da capacidade de expansão de cerca de 40%, na expansão do centro logístico da Casa Peixoto em Viana do Castelo, cuja abertura está prevista para 2023.

A Casa Peixoto, uma das maiores empresas de materiais de construção e decoração e líder no mercado português, comemora o Dia Internacional da Logística com avanços na expansão do seu centro logístico de Viana do Castelo, reforçando o pioneirismo e a vanguarda nas questões da automatização e sustentabilidade. A construção do centro logístico em Viana do Castelo, representa um investimento de 3 milhões de euros e vai permitir aumentar a capacidade de expedição em 40%, sendo admitidos novos postos de trabalho. A inauguração do novo centro logístico está prevista para agosto de 2023.

A Casa Peixoto foi a primeira empresa na Europa, no seu setor de atividade, a investir num armazém totalmente robotizado...
A Casa Peixoto foi a primeira empresa na Europa, no seu setor de atividade, a investir num armazém totalmente robotizado.

A expansão do centro logístico de Viana do Castelo contempla uma área nova de construção de 3 000 m2 que vai juntar-se aos 12 000 m2 já existentes, dando resposta a mais de 12 000 mil paletes adicionais que reforçam a capacidade atual de 15 000 mil paletes. As operações vão tornar-se ainda mais eficientes com o novo armazém semi-automático, com uma área de 3 000 m2, e aposta na inovação tecnológica, ao incorporar nos dois armazéns um sistema inteligente integrado nos diversos meios de carga e armazenamento.

Luciano Peixoto, Administrador da Casa Peixoto, refere: “A Casa Peixoto foi a primeira empresa na Europa, no seu setor de atividade, a investir num armazém totalmente robotizado contando com dois espaços com autonomia para grande armazenamento de material e agilidade logística. Apostámos numa logística 4.0, cada vez mais atentos às dificuldades de existência de stock, devido à escassez de muita matéria-prima, e conseguimos com o apoio dos nossos fornecedores fazer uma gestão de stock eficiente, que nos permite dar resposta aos nossos clientes mesmo nos momentos de maior dificuldade”.

A sustentabilidade é cada vez mais integrada na sua estratégia

A implementação de novos processos e tecnologias vai facilitar o dia a dia da logística, e tornar as entregas mais rápidas e seguras, agregando valor aos clientes. O transporte é assegurado por uma frota de viaturas próprias, incluindo mais de duas dezenas na área da logística que, em conjunto com uma equipa de distribuição dedicada, e com a automatização, permite ter rotas mais eficientes e entregas de materiais entre 24 e 48 horas, em qualquer parte do país, sem complicações.

No global de toda a frota (logística e equipa comercial), atualmente cerca de 20% da frota é constituída por viaturas híbridas ou a gás, que geram a redução de emissões de CO2 no transporte e impactos ambientais significativos.

Os avanços na redução da pegada de carbono são também visíveis nos processos administrativos e nas embalagens. A empresa caminha para a política “papel zero” com uma redução substancial do uso do papel através da conversão de documentos para o formato digital e reduziu em cerca de 40% o uso de plástico na filmagem das paletes, aproveitando o embalamento original da mercadoria.

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