No âmbito do desafio lançado pelo 18°Congresso Nacional de Geotecnia, quanto à possibilidade de se realizarem visitas técnicas a localizações com enquadramento geológico na área da Grande Lisboa, a Infraestruturas de Portugal (IP) possibilitou visitas a três locais.
As visitas técnicas a obras geotécnicas na Linha de Évora, decorreram no dia 17 de maio e foram acompanhadas pelo pelo Eng.º Bernardo Monteiro, do Departamento de Geologia e Geotecnia da Direção de Engenharia e Ambiente.
Nos trabalhos de construção da Ligação Ferroviária Évora – Linha do Leste, foram localizados vários sites com características geológicas e geotécnicas, três dos quais com particular relevo.
Corredor Internacional Sul – Linha de Évora – Linha do Leste
Principais desafios geológicos e geotécnicos
Enquadramento Geológico
O traçado em análise desenvolve-se segundo uma orientação genérica WSW- ENE, próxima das localidades de Alandroal e Elvas, enquadra-se em termos geoestruturais na denominada Zona de Ossa-Morena. Esta é uma zona heterogénea (subdividida em diversos setores) que compreende áreas com metamorfismo de alto grau constituídas por rochas de idade précâmbrica e paleozóica e granitóides hercínicos.
As linhas de água desenvolvem-se em vales simétricos e apresentam espessuras e larguras bastante variáveis de vale para vale dando origem a distintos depósitos aluvionares.
De um modo geral, a morfologia alentejana caracteriza-se por uma continuidade de plataformas aplanadas pela erosão em que sobressaem relevos residuais com direção preferencial NW-SE e pontualmente Norte-Sul. No traçado em estudo, é possível diferenciar em perfil longitudinal duas subáreas de morfologia um pouco distintas.
Foi estabelecido um Plano de Prospeção Geológica e Geotécnica, que teve em consideração a natureza e dimensão da obra, a existência de trabalhos de investigação realizados em fases anteriores, as características geológicas dos terrenos interessados e o prazo de execução do estudo. Foi realizada uma campanha de trabalhos de prospeção complementar, que incidiu essencialmente no reconhecimento das zonas das passagens inferiores, principais escavações e aterros.
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