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IP realiza visitas a obras geotécnicas na Linha de Évora

29/05/2023

No âmbito do desafio lançado pelo 18°Congresso Nacional de Geotecnia, quanto à possibilidade de se realizarem visitas técnicas a localizações com enquadramento geológico na área da Grande Lisboa, a Infraestruturas de Portugal (IP) possibilitou visitas a três locais.

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As visitas técnicas a obras geotécnicas na Linha de Évora, decorreram no dia 17 de maio e foram acompanhadas pelo pelo Eng.º Bernardo Monteiro, do Departamento de Geologia e Geotecnia da Direção de Engenharia e Ambiente.

Nos trabalhos de construção da Ligação Ferroviária Évora – Linha do Leste, foram localizados vários sites com características geológicas e geotécnicas, três dos quais com particular relevo.

Corredor Internacional Sul – Linha de Évora – Linha do Leste

Principais desafios geológicos e geotécnicos

Enquadramento Geológico

O traçado em análise desenvolve-se segundo uma orientação genérica WSW- ENE, próxima das localidades de Alandroal e Elvas, enquadra-se em termos geoestruturais na denominada Zona de Ossa-Morena. Esta é uma zona heterogénea (subdividida em diversos setores) que compreende áreas com metamorfismo de alto grau constituídas por rochas de idade précâmbrica e paleozóica e granitóides hercínicos.

As linhas de água desenvolvem-se em vales simétricos e apresentam espessuras e larguras bastante variáveis de vale para vale dando origem a distintos depósitos aluvionares.

De um modo geral, a morfologia alentejana caracteriza-se por uma continuidade de plataformas aplanadas pela erosão em que sobressaem relevos residuais com direção preferencial NW-SE e pontualmente Norte-Sul. No traçado em estudo, é possível diferenciar em perfil longitudinal duas subáreas de morfologia um pouco distintas.

Foi estabelecido um Plano de Prospeção Geológica e Geotécnica, que teve em consideração a natureza e dimensão da obra, a existência de trabalhos de investigação realizados em fases anteriores, as características geológicas dos terrenos interessados e o prazo de execução do estudo. Foi realizada uma campanha de trabalhos de prospeção complementar, que incidiu essencialmente no reconhecimento das zonas das passagens inferiores, principais escavações e aterros.

Paragens técnicas

  • Desmonte Pk 168+000: Maior desmonte da obra, com cerca de 1 milha~o de m3, onde se observam xistos de tonalidades acinzentadas a acastanhadas, apresentando-se cinzento escuro em zonas em que aparentam ter componente grafitosa mais acentuada. Os xistos apresentam intercalac¸o~es quartzosas com espessuras varia´veis e visi´veis a grande dista^ncia.
  • Desmonte ao Pk 168+900: Inclino´metros Horizontais e Verticais ao Pk 168+900: exemplo da instrumentac¸a~o instalada em obra para controlo das deformac¸o~es nos aterros de maiores dimenso~es.
  • Desmonte Pk 176+000: Possibilidade de observar as diferentes soluc¸o~es de contenc¸a~o (Redes, Pregos e Beta~o projetado) previstas em projeto ao longo de um mesmo talude. Instalac¸a~o de sistema de monitorizac¸a~o em pavimento.
Fonte: Infraestruturas de Portugal

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