SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Mais de 139 mil profissionais de 133 países visitam uma feira marcada pela sustentabilidade

Conexpo mais ecológica supera todas as expetativas

25/05/2023
Havia o desejo de uma feira de maquinaria nos Estados Unidos, havia o desejo da Conexpo. A primeira exposição pós-pandemia superou todas as expectativas, tanto de visitantes como de expositores, mais de 2400, de 36 países, nos quase 280 mil m2 de área. O lema da organização, levar a indústria da construção ao nível seguinte, foi rigorosamente cumprido.
Mais de 139 000 profissionais de 133 países visitaram a Conexpo 2023
Mais de 139 000 profissionais de 133 países visitaram a Conexpo 2023.

Aos espetaculares números disponibilizados pela organização, a Associação de Fabricantes de Maquinaria (AEM), há que acrescentar cinco dias repletos de lançamentos de produtos inovadores e anúncios de empresas importantes, sessões educativas esclarecedoras e inumeráveis oportunidades de networking durante a Conexpo-Con/Agg & IFPE 2023. No mais puro estilo americano, espetáculo levado à máxima expressão em cada recanto, os contactos sucederam-se com necessidades idênticas às do mercado europeu: prazos de entrega e sustentabilidade.

Imagen

Esta foi a edição da Conexpo mais ecológica, visto que praticamente todos os expositores mostraram as suas novidades ou avanços para se adaptarem às tecnologias, aos produtos e às práticas sustentáveis. Os participantes puderam ver a sustentabilidade em ação, desde equipamentos de construção elétricos e propulsionados a hidrogénio, até materiais mais recicláveis e oportunidades de redução de resíduos.

Pelo desenvolvimento dos equipamentos apresentados pelos grandes fabricantes mundiais, a eletrificação já se entende como uma portagem obrigatória prévia a outros conceitos de motorização que estão a ser testados em diferentes equipamentos de movimentação de terras. Empresas como a Volvo Construction Equipment, que entre outros equipamentos, apresentou a escavadora totalmente elétrica EC230, anunciaram que continuarão com a evolução dos equipamentos elétricos até 2040, com previsão posterior de passagem para motores a biocombustível e hidrogénio.

Imagen

Nesse salto encontra-se envolvida a JCB, cujo stand não apresentava máquinas, mas sim uma exposição das respetivas motorizações com a de combustão de hidrogénio na vanguarda, já testada em alguns protótipos mistos e telescópicos. E mais: avançaram com uma solução de abastecimento, adaptando o seu popular trator Fastrac para poder fornecer o hidrogénio em localizações remotas.

Os especialistas em plataformas de trabalho estão um passo à frente na eletrificação, pelo que na Conexpo expuseram equipamentos com melhorias importantes nos ciclos de trabalho, e também na gama de compactação ligeira foram apresentadas alternativas aos motores de baixo rendimento por outros acionados a bateria. Nos equipamentos de reciclagem de asfalto aparecem tecnologias para um maior aproveitamento do material e para que o mesmo não acabe nos aterros, ao passo que no segmento do betão juntaram-se à tendência ecológica com o teste do ECOPact da Holcim, que pode eliminar por completo as emissões de carbono em alguns casos. A Holcim também foi a vencedora da primeira edição dos prémios “Contractors' Choice for the Next Level”.

Imagen

“As inovações na indústria da construção reveladas desempenharão um papel na ajuda aos profissionais da construção para impulsionar o crescimento económico significativo e sustentável”, disse Phil Kelliher, vice-presidente sénior da Caterpillar e presidente da feira Conexpo-Con/Agg. “Os eventos ao vivo na indústria da construção são muito importantes, porque é possível ver, tocar e experimentar os produtos. Este valor foi reafirmado em toda a feira”, sentenciou.

Fundação Arbor Day

Um dos maiores esforços da Conexpo-Con/Agg em matéria de sustentabilidade é a associação entre a feira e a Fundação Arbor Day, através da qual plantarão mais de 139 000 árvores, uma por cada participante da feira, nas florestas mais necessitadas. Além disso, os expositores, os participantes e os fãs da feira podem contribuir para os fundos da Fundação Arbor Day, o que lhes permitirá avançar no seu objetivo de se envolverem na sua missão de plantar, cuidar e celebrar as árvores em todo o mundo.

Ao centro, Leonard McCurley, veterano da Conexpo, que visita a feira de forma ininterrupta desde 1963

Ao centro, Leonard McCurley, veterano da Conexpo, que visita a feira de forma ininterrupta desde 1963.

A Conexpo-Con/Agg & IFPE também disponibilizou uma ampla gama de oportunidades educativas, incluindo 190 sessões dirigidas por especialistas sobre temas como a segurança na construção, a tecnologia dos equipamentos e as práticas de construção sustentável. “O sucesso da CONEXPO-CON/AGG & IFPE 2023 é um testemunho da resistência e da robustez das indústrias da construção e da energia, que continuaram a adaptar-se e a inovar, apesar dos desafios dos últimos três anos”, disse Marcia Klein, Tesoureira da Casappa Corp. e presidente da feira IFPE. “Estamos orgulhosos de ter proporcionado uma plataforma para que os profissionais da indústria de todo o mundo estabeleçam ligações, aprendam e descubram novas soluções para melhorar os seus negócios e o mundo que construímos”.

Conexpo-Con/Agg & IFPE 2023 em números

+ 275 000 m2 de exposição (mais 10,5% do que em 2020).

+ 139 000 participantes registados (mais 6% que em 2020).

+ 2400 expositores de 36 países, incluindo 603 novos expositores.

+ 24 000 participantes internacionais registados, procedentes de 133 países.

+ 91 000 entradas educativas adquiridas.

+ 600 meios de comunicação de 33 países.

A próxima edição da Conexpo-Con/Agg & IFPE será realizada de 3 a 7 de março de 2026 no Centro de Convenções de Las Vegas, Nevada, EUA.

A visitar a Conexpo desde 1963

Após as dificuldades sofridas desde a última vez que o setor se reuniu na Conexpo-Con/Agg, em plena explosão da Covid, os participantes e expositores expressaram o seu entusiasmo pelo regresso à normalidade. Uma dessas pessoas é Leonard McCurley, de 89 anos, que assistiu à feira durante as últimas seis décadas e é um autêntico veterano da Conexpo-Con/Agg.

Criado numa quinta do Michigan e trabalhando na construção toda a vida, McCurley encontrou na Conexpo-Con/Agg um lar longe do seu lar durante toda a sua vida adulta. Assistiu à sua primeira exposição em 1963 e regressou em todas as que foram realizadas nos 60 anos seguintes. “Falei com tanta gente interessante, que acabo por considerar que é uma experiência educativa”, afirma. “Creio que toda a gente que está relacionada com a maquinaria pesada deveria ir a esta feira”.

A Conexpo-Con/Agg é uma espécie de reunião familiar para McCurley. Várias das empresas para as quais trabalhou no passado têm stands na feira, e pretende reencontrar-se com os respetivos representantes quando e onde possa esta semana. Além disso, os seus próprios filhos e netos estarão em Las Vegas esta semana para assistir ao salão 2023. No entanto, as suas melhores recordações da Conexpo-Con/Agg são com a sua mulher, no passado. “Quando era viva, ia a todas as feiras comigo e também gostava muito”, afirma.

Agora que McCurley assistiu à Conexpo-Con/Agg deste ano, refere que apenas sente amor pela maior feira de construção da América do Norte e que gostaria de assistir à feira no futuro enquanto faça sentido fazê-lo. Afirma que é impossível assistir a seis décadas da Conexpo-Con/Agg sem ter pelo menos algum conselho para partilhar com os recém-chegados: "É necessário ter uns bons sapatos e garantir que vemos tudo, porque se não, perdemos muitas coisas".

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial