Aos espetaculares números disponibilizados pela organização, a Associação de Fabricantes de Maquinaria (AEM), há que acrescentar cinco dias repletos de lançamentos de produtos inovadores e anúncios de empresas importantes, sessões educativas esclarecedoras e inumeráveis oportunidades de networking durante a Conexpo-Con/Agg & IFPE 2023. No mais puro estilo americano, espetáculo levado à máxima expressão em cada recanto, os contactos sucederam-se com necessidades idênticas às do mercado europeu: prazos de entrega e sustentabilidade.
Esta foi a edição da Conexpo mais ecológica, visto que praticamente todos os expositores mostraram as suas novidades ou avanços para se adaptarem às tecnologias, aos produtos e às práticas sustentáveis. Os participantes puderam ver a sustentabilidade em ação, desde equipamentos de construção elétricos e propulsionados a hidrogénio, até materiais mais recicláveis e oportunidades de redução de resíduos.
Pelo desenvolvimento dos equipamentos apresentados pelos grandes fabricantes mundiais, a eletrificação já se entende como uma portagem obrigatória prévia a outros conceitos de motorização que estão a ser testados em diferentes equipamentos de movimentação de terras. Empresas como a Volvo Construction Equipment, que entre outros equipamentos, apresentou a escavadora totalmente elétrica EC230, anunciaram que continuarão com a evolução dos equipamentos elétricos até 2040, com previsão posterior de passagem para motores a biocombustível e hidrogénio.
Nesse salto encontra-se envolvida a JCB, cujo stand não apresentava máquinas, mas sim uma exposição das respetivas motorizações com a de combustão de hidrogénio na vanguarda, já testada em alguns protótipos mistos e telescópicos. E mais: avançaram com uma solução de abastecimento, adaptando o seu popular trator Fastrac para poder fornecer o hidrogénio em localizações remotas.
Os especialistas em plataformas de trabalho estão um passo à frente na eletrificação, pelo que na Conexpo expuseram equipamentos com melhorias importantes nos ciclos de trabalho, e também na gama de compactação ligeira foram apresentadas alternativas aos motores de baixo rendimento por outros acionados a bateria. Nos equipamentos de reciclagem de asfalto aparecem tecnologias para um maior aproveitamento do material e para que o mesmo não acabe nos aterros, ao passo que no segmento do betão juntaram-se à tendência ecológica com o teste do ECOPact da Holcim, que pode eliminar por completo as emissões de carbono em alguns casos. A Holcim também foi a vencedora da primeira edição dos prémios “Contractors' Choice for the Next Level”.
“As inovações na indústria da construção reveladas desempenharão um papel na ajuda aos profissionais da construção para impulsionar o crescimento económico significativo e sustentável”, disse Phil Kelliher, vice-presidente sénior da Caterpillar e presidente da feira Conexpo-Con/Agg. “Os eventos ao vivo na indústria da construção são muito importantes, porque é possível ver, tocar e experimentar os produtos. Este valor foi reafirmado em toda a feira”, sentenciou.
Um dos maiores esforços da Conexpo-Con/Agg em matéria de sustentabilidade é a associação entre a feira e a Fundação Arbor Day, através da qual plantarão mais de 139 000 árvores, uma por cada participante da feira, nas florestas mais necessitadas. Além disso, os expositores, os participantes e os fãs da feira podem contribuir para os fundos da Fundação Arbor Day, o que lhes permitirá avançar no seu objetivo de se envolverem na sua missão de plantar, cuidar e celebrar as árvores em todo o mundo.
Ao centro, Leonard McCurley, veterano da Conexpo, que visita a feira de forma ininterrupta desde 1963.
A Conexpo-Con/Agg & IFPE também disponibilizou uma ampla gama de oportunidades educativas, incluindo 190 sessões dirigidas por especialistas sobre temas como a segurança na construção, a tecnologia dos equipamentos e as práticas de construção sustentável. “O sucesso da CONEXPO-CON/AGG & IFPE 2023 é um testemunho da resistência e da robustez das indústrias da construção e da energia, que continuaram a adaptar-se e a inovar, apesar dos desafios dos últimos três anos”, disse Marcia Klein, Tesoureira da Casappa Corp. e presidente da feira IFPE. “Estamos orgulhosos de ter proporcionado uma plataforma para que os profissionais da indústria de todo o mundo estabeleçam ligações, aprendam e descubram novas soluções para melhorar os seus negócios e o mundo que construímos”.
Conexpo-Con/Agg & IFPE 2023 em números
+ 275 000 m2 de exposição (mais 10,5% do que em 2020).
+ 139 000 participantes registados (mais 6% que em 2020).
+ 2400 expositores de 36 países, incluindo 603 novos expositores.
+ 24 000 participantes internacionais registados, procedentes de 133 países.
+ 91 000 entradas educativas adquiridas.
+ 600 meios de comunicação de 33 países.
A próxima edição da Conexpo-Con/Agg & IFPE será realizada de 3 a 7 de março de 2026 no Centro de Convenções de Las Vegas, Nevada, EUA.
A visitar a Conexpo desde 1963
Após as dificuldades sofridas desde a última vez que o setor se reuniu na Conexpo-Con/Agg, em plena explosão da Covid, os participantes e expositores expressaram o seu entusiasmo pelo regresso à normalidade. Uma dessas pessoas é Leonard McCurley, de 89 anos, que assistiu à feira durante as últimas seis décadas e é um autêntico veterano da Conexpo-Con/Agg.
Criado numa quinta do Michigan e trabalhando na construção toda a vida, McCurley encontrou na Conexpo-Con/Agg um lar longe do seu lar durante toda a sua vida adulta. Assistiu à sua primeira exposição em 1963 e regressou em todas as que foram realizadas nos 60 anos seguintes. “Falei com tanta gente interessante, que acabo por considerar que é uma experiência educativa”, afirma. “Creio que toda a gente que está relacionada com a maquinaria pesada deveria ir a esta feira”.
A Conexpo-Con/Agg é uma espécie de reunião familiar para McCurley. Várias das empresas para as quais trabalhou no passado têm stands na feira, e pretende reencontrar-se com os respetivos representantes quando e onde possa esta semana. Além disso, os seus próprios filhos e netos estarão em Las Vegas esta semana para assistir ao salão 2023. No entanto, as suas melhores recordações da Conexpo-Con/Agg são com a sua mulher, no passado. “Quando era viva, ia a todas as feiras comigo e também gostava muito”, afirma.
Agora que McCurley assistiu à Conexpo-Con/Agg deste ano, refere que apenas sente amor pela maior feira de construção da América do Norte e que gostaria de assistir à feira no futuro enquanto faça sentido fazê-lo. Afirma que é impossível assistir a seis décadas da Conexpo-Con/Agg sem ter pelo menos algum conselho para partilhar com os recém-chegados: "É necessário ter uns bons sapatos e garantir que vemos tudo, porque se não, perdemos muitas coisas".
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro