A Infraestruturas de Portugal deu ontem início à empreitada “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente)”, no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento. Esta empreitada está inserida no programa Ferrovia 2020 que inclui atuações em vários corredores da Rede Ferroviária Nacional, entre eles o Corredor Norte / Sul - Linha do Norte.
Com um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de 540 dias, esta empreitada tem como objetivo eliminar constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada, e potenciar as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento de 750m.
O troço a intervencionar atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento e compreende três subtroços da Linha do Norte entre a Estação de Vale de Figueira e a Estação de Entroncamento:
A modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, compreende a execução as seguintes empreitadas:
A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do troço Santana-Cartaxo-Entroncamento (2.ª fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.”
A empreitada para adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente) inclui um vasto conjunto de trabalhos dos quais se destacam:
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Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro