Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Consignação da empreitada para adequação do layout da Estação de Mato Miranda

28/03/2023

A Infraestruturas de Portugal deu ontem início à empreitada “Adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente)”, no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento. Esta empreitada está inserida no programa Ferrovia 2020 que inclui atuações em vários corredores da Rede Ferroviária Nacional, entre eles o Corredor Norte / Sul - Linha do Norte.

Com um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de 540 dias, esta empreitada tem como objetivo eliminar constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada, e potenciar as condições de exploração através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento de 750m.

foto

O troço a intervencionar atravessa os concelhos de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento e compreende três subtroços da Linha do Norte entre a Estação de Vale de Figueira e a Estação de Entroncamento:

  • Subtroço 1: após a Estação de Vale de Figueira, entre os quilómetros 84,266 e 85,167;
  • Subtroço 2: em Mato Miranda, aproximadamente entre os quilómetros 93,740 e 95,236;
  • Subtroço 3: entre a Estação de Riachos e a Estação de Entroncamento, entre os quilómetros 102,129 e 104,757.

A modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, compreende a execução as seguintes empreitadas:

  • Intervenções de modernização em Mato Miranda, construção de nova Zona Neutra e de nova Linha Mãe de Ramais (LMR), do lado da via ascendente à Linha do Norte entre Riachos e o Entroncamento – hoje iniciada;
  • Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a subestação de tração (SST) do Entroncamento e a estação de Riachos;
  • Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento;
  • Implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa, sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP), sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações entre Vale de Santarém e o Entroncamento.

A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do troço Santana-Cartaxo-Entroncamento (2.ª fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.”

A empreitada para adequação do layout de Mato Miranda, deslocalização de zona neutra e linha mãe de ramais (via ascendente) inclui um vasto conjunto de trabalhos dos quais se destacam:

  • Intervenções em Mato Miranda, com a construção de duas linhas de resguardo com comprimento útil de 750m;
  • Adaptação das instalações de Retorno da Corrente de Tração, Terras de Proteções (RCT+TP);
  • Supressão de uma passagem de nível, construção de uma passagem superior pedonal, de um desnivelamento superior rodoviário e de uma passagem inferior agrícola;
  • Construção da Linha Mãe de Ramais do lado da VA, entre Riachos e Entroncamento;
  • Instalação de 18 AMV’ s e levantamento de 10 AMV’ s.
Induglobal, Unipessoal Lda

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial