A apresentação da marca representada pela Espaço Mecânico teve lugar no passado dia 10 de março, num dia aberto aos seus clientes. Este evento permitiu observar as vantagens e qualidades das pás carregadoras 100% elétricas. Segundo os seus representantes, constituem a opção mais económica do mercado rivalizando com modelos semelhantes com motorização a Diesel.
A empresa, com sede em Vila Nova da Barquinha, tem agora mais uma opção para o sector da construção no que diz respeito a mini pás carregadoras compactas. Trata-se da nova geração de pás carregadoras compactas da Firstgreen que garantem até oito horas de operação com uma única carga.
Composto por dois modelos (miniZ400 e Elise900) as máquinas podem representar uma poupança de custos de até 95% quando comparadas com modelos semelhantes com motorizações a Diesel.
A apresentação oficial contou também com a participação de Dominika Kurdikova, diretora para o Mercado Europeu da Fistgreen que enalteceu não só as vantagens económicas dos equipamentos elétricos bem como apresentou um breve historial da empresa.
Para Dominika, a escolha da Espaço Mecânico como seu representante é uma aposta certeira pela “experiência demostrada não só no setor da construção bem como a sua polivalência no setor agrícola” onde conta com importantes clientes. A representante também enalteceu as amplas possibilidades de crescimento no mercado luso para máquinas elétricas.
Quanto a características e vantagens, podemos referenciar que a pá carregadora Elise 900 incorpora três motores trifásicos, sendo um deles dedicado em exclusividade as operações hidráulicas (movimentação da lança e balde respetivamente).
Para António Lopes, gestor de negócios da Espaço Mecânico confirma que o motor dedicado “permite até obter mais força e potência” que muitos modelos tradicionais existentes no mercado.
A máquina tem um consumo de 4,8kWh sendo que o custo médio por unidade é de 0,18 euros/kWh (um modelo a Diesel este consumo médio é estimado em 1,65euros/lt).
Por outro lado, o consumo de energia anual estimado é de 647,81 euros sendo que uma máquina equivalente a Diesel o custo médio de gasóleo para 750 horas de operação é superior aos oito mil euros.
A máquina permite a sua operação e controlo através de uma consola e também por via de uma simples App a ser instalada no telemóvel.
A poupança também é refletida nas operações de manutenção. António Lopes refere por exemplo, que equipamento pede na sua manutenção normal a mudança do óleo hidráulico ou água destilada na bateria.
O modelo miniZ400 tem um consumo de 1,4kWh o que representa um custo estima-do de 0,18 euros/kWh.
Já o modelo miniZ400 tem um consumo de 1,4kWh o que representa um custo estima-do de 0,18 euros/kWh. Destina-se a operações em espaços reduzidos sendo ideal em transporte de cargas em armazéns, distribuidoras, entre outros. Tem uma capacidade de carga até 400 Kg com uma altura máxima de 2186mm.
Este mini-carregador pode ser operados e controlado através de uma consola com um raio de operação (alcance) de até 50 metros.
Como novidade, a Firstgreen também disponibiliza o serviço Retrofit. Ao subscrever este serviço, o cliente pode realizar todos os upgrades e melhoramentos do equipamento inicial, como por exemplo: melhoria do sistema de travagem ou mudança dos painéis de controlo, entre outros como se de um Lego se tratasse.
Presente há 30 anos no nosso país, a Espaço Mecânico teve os seus inícios como representante local da marca Caterpillar. Atualmente, a empresa, através da sua estratégia de crescimento e sustentabilidade, aposta em instalações modernas e representar outras marcas de elevado interesse para a área da construção nomeadamente; a Bobcat, Doosan, Ausa, Haullete e MST.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro