SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Ferrovia: Apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B

18/01/2023

No âmbito da Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa, a Estação de Coimbra B será objeto de uma intervenção para integrar o novo serviço de alta velocidade e reforçar a sua centralidade, logo na Fase 1 - Porto - Soure da Linha de Alta Velocidade (LAV), cujo início de operação se encontra planeado para 2028.

Sessão de apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B. Foto: Infraestruturas de Portugal...

Sessão de apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B.

Foto: Infraestruturas de Portugal.

Reconhecendo que a futura estação terá um caráter multimodal agregando várias valências, e constituir-se-á como o centro de um novo polo de atividade social e económica da Cidade do Coimbra, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Câmara Municipal de Coimbra acordaram conjugar esforços na elaboração de um Plano de Pormenor que abrange a área da estação e respetiva zona envolvente num total de 143ha.

Os estudos urbanísticos foram adjudicados ao gabinete do Professor Joan Busquets, BLAU-B Landscape arquitectura y Urbanisme, conceituado urbanista catalão com vasto curriculum em planos de desenvolvimento urbano associados a grandes projetos de infraestruturas ferroviárias.

O âmbito dos estudos inclui igualmente o apoio à IP na definição do programa preliminar da estação que integrara o caderno de encargos do procedimento de concurso da Fase 1.

As reuniões de trabalho com o urbanista e Câmara Municipal de Coimbra permitiram já estabelecer linhas orientadoras no que diz respeito à rede viária, mobilidade suave, conceito geral da estação, áreas de expansão urbana e integração paisagista.

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B. Foto: Infraestruturas de Portugal

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B. Foto: Infraestruturas de Portugal.

Neste contexto, foi realizada hoje, 18 de janeiro, a apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B, no Salão Nobre do Município, e assinado o Protocolo, entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Infraestruturas de Portugal, para o desenvolvimento dos estudos necessários para a concretização deste Plano de Pormenor.

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, iniciou a sessão. Seguiu-se a apresentação do Projeto da Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa, pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, e do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra, pelo reputado arquiteto catalão autor do projeto, Joan Busquets. A sessão encerrou com as intervenções da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e com a assinatura do Protocolo.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial