Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Ferrovia: Apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B

18/01/2023

No âmbito da Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa, a Estação de Coimbra B será objeto de uma intervenção para integrar o novo serviço de alta velocidade e reforçar a sua centralidade, logo na Fase 1 - Porto - Soure da Linha de Alta Velocidade (LAV), cujo início de operação se encontra planeado para 2028.

foto

Sessão de apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B.

Foto: Infraestruturas de Portugal.

Reconhecendo que a futura estação terá um caráter multimodal agregando várias valências, e constituir-se-á como o centro de um novo polo de atividade social e económica da Cidade do Coimbra, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Câmara Municipal de Coimbra acordaram conjugar esforços na elaboração de um Plano de Pormenor que abrange a área da estação e respetiva zona envolvente num total de 143ha.

Os estudos urbanísticos foram adjudicados ao gabinete do Professor Joan Busquets, BLAU-B Landscape arquitectura y Urbanisme, conceituado urbanista catalão com vasto curriculum em planos de desenvolvimento urbano associados a grandes projetos de infraestruturas ferroviárias.

O âmbito dos estudos inclui igualmente o apoio à IP na definição do programa preliminar da estação que integrara o caderno de encargos do procedimento de concurso da Fase 1.

As reuniões de trabalho com o urbanista e Câmara Municipal de Coimbra permitiram já estabelecer linhas orientadoras no que diz respeito à rede viária, mobilidade suave, conceito geral da estação, áreas de expansão urbana e integração paisagista.

foto

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B. Foto: Infraestruturas de Portugal.

Neste contexto, foi realizada hoje, 18 de janeiro, a apresentação pública do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B, no Salão Nobre do Município, e assinado o Protocolo, entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Infraestruturas de Portugal, para o desenvolvimento dos estudos necessários para a concretização deste Plano de Pormenor.

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, iniciou a sessão. Seguiu-se a apresentação do Projeto da Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa, pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, e do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra, pelo reputado arquiteto catalão autor do projeto, Joan Busquets. A sessão encerrou com as intervenções da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e com a assinatura do Protocolo.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial