SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Sustentabilidade elétrica: “E-Ready”, a BKT garante

BKT lança família de pneus adequados para veículos elétricos

11/01/2023

A transição para a mobilidade elétrica é uma tendência imparável em todos os segmentos, por isso, a BKT dispõe agora de pneus adequados para veículos elétricos que utilizam tecnologias avançadas. Agora, podemos reconhecer produtos concebidos especificamente para a mobilidade elétrica através do logótipo E-Ready. Este nome envia uma mensagem muito clara ao mercado: “Estamos prontos”.

Imagen

O logótipo que marca o lançamento oficial da família de pneus BKT especificamente concebidos para veículos elétricos foi revelado há apenas algumas semanas. E-Ready estreou-se na SIMA, onde o vimos pela primeira vez impresso no pneu Agrimaxfactor (a novíssima série 70 da BKT para tratores), mas será alargado a todos os produtos desta categoria no futuro.

A especificação E-Ready representa um avanço, o início de um percurso na direção do fornecimento de soluções adequadas à mobilidade elétrica. Visa também sublinhar o compromisso da BKT com a sustentabilidade, um objetivo para o qual cada empresa responsável deve encaminhar a investigação e o investimento. Ao estilizar o novo logótipo, a BKT procura mostrar a sua aptidão para antecipar as necessidades do mercado através da robustez da sua tecnologia avançada.

A especificação E-Ready representa um avanço...
A especificação E-Ready representa um avanço, o início de um percurso na direção do fornecimento de soluções adequadas à mobilidade elétrica

No entanto, será que este avanço era necessário? Como é que um pneu destinado a um veículo elétrico difere de um pneu convencional?

As diferenças são muitas. De facto, ensaios e testes de campo revelaram que, para equipar um veículo elétrico, os designers terão de ter em conta vários fatores que caracterizam a mobilidade elétrica: peso, estrutura do motor, autonomia, ruído.

Os veículos elétricos pesam mais porque as baterias podem representar até 30% de peso extra, algo que afeta realmente o trabalho do pneu.

Não só são mais pesados, como também circulam de forma diferente dos veículos a gás natural ou gasolina: o veículo atinge imediatamente a potência máxima ao pisar o acelerador. Isto significa que as mudanças de carga podem ser mais rápidas e mais intensas do que nos veículos convencionais, com um efeito no desgaste dos pneus.

A autonomia energética também desempenha um papel decisivo. Se um veículo elétrico for concebido para poupar energia, os pneus também devem ser criados para não afetar o consumo do veículo, tal como no caso de pneus resistentes ao rolamento.

Por último, mas não menos importante, os fabricantes estão a investir fortemente na investigação sobre a coerência veículo/pneu, mesmo em termos de ruído.

É por isso que a conceção e desenvolvimento de pneus adequados para a mobilidade elétrica toma uma direção específica que difere dos veículos de combustão.

Apresentam-se seguindamente, e em maior detalhe, as características dos pneus concebidos para veículos elétricos.

Pesos e tamanhos

Como foi mencionado acima, os pneus de veículos elétricos suportam um maior peso do veículo, uma vez que as baterias podem aumentar o peso em até 20-30% mais do que um veículo convencional. Isto exige uma maior resistência ao stress e, portanto, uma estrutura mais robusta, começando com lonas de cima e lonas de carcaça reforçadas e passando um design diferente e específico das paredes laterais e do talão.

Motores elétricos

Outras diferenças entre o pneu de um veículo elétrico e de um veículo convencional incluem a capacidade de “suportar” um binário de condução mais elevado, especialmente no arranque. De facto, o motor elétrico dá mais impulso à transmissão mecânica, e portanto às rodas, do que um veículo convencional, o que resulta numa maior aceleração. Isto significa que é absolutamente necessário repensar a estrutura do talão do pneu para assegurar uma melhor aderência sobre a jante, especialmente durante a aceleração. O piso também deve ser otimizado, tanto em termos de desenho como de composição.

Os veículos elétricos têm significativamente mais desgaste de pneus do que os veículos com motor de combustão, pelo que é necessário um design diferente para assegurar um ciclo de vida ótimo.

Autonomia

Se os pneus montados num veículo elétrico forem inadequados, podem causar perdas de energia significativas, uma vez que a resistência ao rolamento pode contribuir até 20% do consumo de energia do veículo. A fim de ajustar a resistência ao rolamento dos pneus de veículos elétricos, sem comprometer outras características de desempenho, é necessário adaptar o composto do piso, o padrão e também a estrutura particular da parede lateral. O pneu mais adequado para veículos elétricos será, portanto, aquele que metaforicamente apresenta menor intensidade energética. Por outras palavras, aquele cuja estrutura avançada não afetará a autonomia do veículo elétrico.

Ruído

O ruído é também foco da atenção dos fabricantes para os veículos elétricos, cujos pneus devem ter diferentes pisos e composições de composto, tanto naturais como sintéticas. O tamanho também contribui significativamente para o nível de ruído de um pneu.

Graças à sua equipa de investigadores especializados, a BKT desenvolveu as melhores soluções para o mercado de veículos elétricos através de testes e protótipos. E foi assim que o mercado conheceu o primeiro pneu E-Ready da BKT: o Agrimaxfactor, um novo produto concebido tanto para o transporte como para a lavoura, repleto de características distintivas e inovadoras que o tornam uma obra-prima da tecnologia e design estético. As suas características de alto desempenho incluem um padrão de piso tecnicamente melhorado para uma melhor facilidade de condução e um impacto mais suave na estrada.

Primeiro pneu E-Ready da BKT: o Agrimaxfactor
Primeiro pneu E-Ready da BKT: o Agrimaxfactor.

A BKT está a começar a investir fortemente no segmento dos pneus para mobilidade elétrica. Embora o centro de gravidade dos objetivos possa mudar, a inovação e uma vasta gama continuam a ser os faróis que guiarão a BKT para o futuro.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial