Cargas de 9 toneladas por eixo garantem mobilidade em todo o mundo
A Liebherr apresentou recentemente na Bauma 2022 uma grua móvel “que combina mobilidade, economia e desempenho noutro nível”: o LTM 1100-5.3 possui uma poderosa lança telescópica de 62 metros e, nas estradas, pode transportar até 16,9 toneladas de contrapeso, com uma carga por eixo de 12 toneladas. A nova grua também é economicamente móvel em todo o mundo, pois pode ser movido com uma carga por eixo de apenas 9 toneladas. É por isso que a Liebherr apresentou o novo LTM 1100-5.3 sob o lema 'Mestre de todas as estradas'. É a segunda grua da linha Liebherr que incorpora o novo sistema de controlo LICCON3.
Ao projetar o LTM 1100-5.3, a Liebherr prestou atenção especial a uma construção leve para que o máximo de contrapeso possível pudesse ser transportado com uma carga de eixo de 12 toneladas, alcançando assim as cargas de eixo mais altas, as menores possíveis, reduzindo o contrapeso. Além disso, o novo guindaste está equipado com uma lança telescópica longa e forte.
A nova grua móvel Liebherr LTM 1100-5.3 “combina mobilidade, economia e desempenho num novo nível.”
Mesmo em países onde as gtuas móveis são certificadas com cargas de 12 toneladas por eixo, os operadores de gruas exigem máquinas que possam ser manuseadas com cargas por eixo e pesos brutos menores simplesmente removendo o contrapeso. Estes modelos apresentam vantagens significativas em termos de homologações e licenças de transporte. Além disso, as circunstâncias do dia-a-dia geralmente exigem pesos baixos, como ao dirigir sobre pontes e centros urbanos.
No caso das cargas axiais flexíveis, o novo LTM 1100-5.3 atinge patamares inéditos: com 0,8 tonelada de contrapeso atinge um peso total de 44 toneladas e cargas axiais de 9 toneladas. Com 4,4 toneladas de contrapeso, viaja com 10 toneladas de carga por eixo e 48 toneladas de peso total. Com uma carga por eixo de 12 toneladas, a nova grua de 100 toneladas suporta até 16,9 toneladas de contrapeso. Representa 75% do contrapeso máximo de 22,5 toneladas, um novo recorde para gruas móveis em todo o mundo. Isto permite que o novo LTM 1100-5.3 execute a maioria dos trabalhos como um táxi grua, sem a necessidade de transporte adicional de contrapesos. Mesmo com contrapeso máximo, as cargas por eixo de 13,4 toneladas são baixas e distribuídas uniformemente por todos os eixos. Outra vantagem adicional ao circular em estradas e estaleiros de obras é a largura reduzida do novo LTM 1100-5.3, de apenas 2,55 metros. É a primeira grua móvel de 5 eixos do mundo com este design compacto.
Com 62 metros de comprimento, a lança telescópica é até dois metros mais longa que o LTM 1110-5.2, a primeira grua Liebherr de 5 eixos mais potente. Além disso, possui uma lança de 9,5 a 16 metros que, opcionalmente, também pode ser ajustada com o sistema hidráulico entre 0° e 40°. Isto permite que o LTM 1100-5.3 alcance alturas de elevação de até 76 metros e raios de até 64 metros. Entre outras opções, também inclui uma lança de montagem de 2 metros e um nariz dobrável lateralmente que oferecem maior flexibilidade de utilização.
A nova grua de 100 toneladas ganha em segurança, flexibilidade e capacidade de carga graças à superfície de apoio variável VarioBase. O VarioBallast, instalado como padrão, também oferece maior flexibilidade no local, permitindo que o raio do contrapeso seja ajustado entre 4,0 e 5,1 metros.
Já a terceira geração do sistema de controlo de grua LICCON (Liebherr Computed Control) é baseada numa operação eficiente, mas com um software e linguagem de programação completamente novos e um barramento de dados mais rápido, bem como um espaço de armazenamento significativamente maior e com maior potência. Operadores de grua familiarizados com o sistema de controlo anterior irão familiarizar-se rápida e facilmente com a nova versão. Componentes de hardware testados e comprovados foram incluídos, como a operadora móvel BTT e a unidade de exibição. Com uma grande tela sensível ao toque no cockpit da superestrutura, a operação tornou-se ainda mais fácil e conveniente. A forma como a informação é apresentada também foi revista e simplificada. As gruas Liebherr equipadas com o sistema LICCON3 são preparadas por padrão para telemetria e gestão de frota. No portal do cliente MyLiebherr, o operador da grua pode visualizar e avaliar todas as informações relevantes.
Graças à grande sinergia, a Liebherr desenvolveu a nova cabine de camião ao mesmo tempo que o sistema de controlo LICCON3. O design inovador destaca-se pelos seus materiais de alta qualidade e formas atemporais, além de agregar importantes melhorias para o operador. Entre outros, o novo volante multifunções, a persiana na porta do condutor, o painel de comandos e instrumentos e módulos melhorados, bem como os novos visores. Opções como fecho centralizado com comando à distância, função 'Coming and Leaving Home'. Um sistema totalmente novo de aquecimento automático e ar condicionado na cabine do operador do camião e na cabine da grua, cujo design foi adaptado, garantem o máximo conforto. Um sensor solar deteta a radiação solar intensa e regula automaticamente a função de aquecimento.
Os pacotes de iluminação do camião para a grua, a superestrutura, a traseira do veículo, os faróis e a lança telescópica, bem como os jibs treliçados, foram otimizados e podem operar com iluminação LED. A tecnologia LED destaca-se pela sua longa vida útil e proporciona uma melhor iluminação.
O inovador módulo de acoplamento DynamicPerform está instalado no novo LTM 1100-5.3. Oferece partidas e manobras praticamente sem desgaste e sem superaquecimento para a transmissão modular ZF TraXon, pois transmite a potência do motor através de um pacote de discos de embreagem refrigerados a óleo. O calor gerado pelo atrito durante o processo de partida é transmitido ao óleo da embreagem e é desviado para o sistema de arrefecimento do veículo por um intercambiador de calor de óleo ou água. Os operadores de gruas beneficiam, assim, de maior eficiência e menores custos de manutenção.
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