SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Arquiteto Álvaro Siza desenha novo terminal do Cais do Cavaco em Gaia

16/11/2022

O arquiteto Álvaro Siza Vieira, galardoado com um prémio Pritzker, vai desenhar o novo terminal do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, destinado a embarcações marítimo-turísticas no rio Douro, foi divulgado na passada semana.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou hoje que “está a desenvolver um projeto de construção de um terminal de embarcações marítimo-turísticas na margem sul do rio Douro, no limite poente do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, local designado como Cais do Cavaco”.

Álvaro Siza Vieira, galardoado com um prémio Pritzker, vai desenhar o novo terminal do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia...
Álvaro Siza Vieira, galardoado com um prémio Pritzker, vai desenhar o novo terminal do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia. Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

De acordo com o comunicado, a APDL e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia “estão em consonância com a escolha do local, projeto, arquiteto e enquadramento urbanístico, dotando esta área de novas valências no apoio às operações dos navios-hotel que cursam a Via Navegável do Douro e na dinamização turística, económica e urbanística do território”.

“O terminal deverá permitir a acostagem das embarcações, o embarque e desembarque de passageiros e tripulações, e as operações de abastecimento em adequadas condições de segurança e conforto”, pode ler-se no texto.

A APDL refere ainda que a infraestrutura “deverá dispor de quatro postos de acostagem com capacidade para acolher quatro navios-hotel e a possibilidade de acostagem de um navio extra para efeitos de pequena manutenção, cargas ou outros”.

“O terminal contempla ainda a instalação de um pequeno núcleo de recreio náutico com capacidade para cerca de cinco dezenas de embarcações de recreio”, refere a administração portuária.

Em termos arquitetónicos, “o edifício do terminal procura minimizar o seu impacto na marginal do rio Douro, permitindo uma vista da encosta a tardoz, integrando-o de forma natural na paisagem”.

“A APDL, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Pritzker Siza Vieira procuram que a Gare Fluvial do Cavaco se relacione com a paisagem natural e com os demais edifícios, de forma a integrar-se ao local, sem perder o protagonismo e o caráter público que um edifício desta natureza deve ter”, refere o documento.

Atualmente, segundo a APDL, “está em curso o estudo de impacte ambiental, processo de AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) coordenado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente)”, e só no final a administração liderada por Nuno Araújo “fará a apresentação pública do projeto”.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial