SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Tecnologia de ponta para aumentar a segurança das operações de mineração

Sistema anticolisão Torsa para mineração a céu aberto e subterrânea

27/09/2022
A segurança no local de trabalho tem experimentado um boom crescente nos últimos anos, em termos de sensibilização e alocação de recursos com o objetivo de reduzir ao máximo todos os riscos existentes para os trabalhadores. Esta vontade de controlar todas as situações de risco aplica-se também ao setor mineiro, em que se manuseiam equipamentos móveis das operações, como pás, escavadoras ou camiões, com os quais são realizadas diferentes manobras de transporte, circulação, carga e descarga de materiais.

O Sistema de Prevenção de Colisões de Alta Precisão para Camiões, Pás e Veículos Leves faz parte da Iniciativa de Inovação para Veículos Limpos e Seguros (ICSV), lançada pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), que reúne as 27 mineradoras do mundo (entre os quais a espanhola Torsa) e cujo objetivo é conseguir veículos de mineração livres de emissões de gases nocivos (progressivamente até ao ano de 2040), trabalhando na segurança da mineração.

Operação de mineração no Peru realizada com o sistema anticolisão Torsa
Operação de mineração no Peru realizada com o sistema anticolisão Torsa.

É um sistema de alerta de proximidade de alta precisão que analisa as interações entre veículos e pessoas para evitar acidentes e colisões na operação de mineração. O objetivo é indicar aos operadores de equipamentos pesados ​​a distância, posição e tipo dos diferentes veículos e obstáculos em redor da sua área de operação com alta precisão. Com isso, o sistema premiado da Torsa pretende evitar acidentes em toda a área de risco da máquina, mas também eliminar pontos cegos de visibilidade, reduzir possíveis erros humanos e aumentar a segurança em todas as operações de condução e manobras.

Para isso, o sistema integra diferentes tipos de tecnologias de ponta, dependendo das necessidades de cada operação de mineração, seja a céu aberto ou subterrânea, cuja combinação se tem mostrado a melhor aliada para aumentar a segurança: Banda ultralarga (Time of Flight), GPS de alta precisão (RTK), radiofrequência e sensores de inclinação e altitude. Com isso, a operacionalidade é garantida em todos os momentos e circunstâncias.

Além disso, o sistema desenvolvido pela Torsa incorpora sensores 3D LiDAR, o único sistema anticolisão em mineração que integra tecnologia utilizada nos sistemas de direção autónoma da maioria dos grupos de indústria automóvel internacionais. Sensores 3D LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) são instalados em camiões, escavadoras e veículos auxiliares e mapeiam todo o seu ambiente, visualizando em tempo real qualquer elemento de risco que possa existir e, juntamente com os algoritmos desenvolvidos pela própria empresa, prevê quais os obstáculos que apresentam riscos de colisão.

A Torsa desenvolve o seu próprio hardware e software no seu laboratório no Parque Tecnológico de Andalucía
A Torsa desenvolve o seu próprio hardware e software no seu laboratório no Parque Tecnológico de Andalucía.

Graças a esta tecnologia de ponta, este sistema é o único do mercado que deteta obstáculos não metálicos ou que possuem identificador, podendo alertar para a presença de pedras, frentes de mineração, bermas ou qualquer obstáculo que possa ser considerado um risco.

Precisão e otimização

Este Sistema Anticolisão de Alta Precisão já está a ser aplicado em minas no Peru, onde provou ser o mais eficiente do mercado para aumentar a segurança nas operações de carregamento e transporte na mina. De maneira muito específica, no processo de carregamento entre a escavadora e o camião, a alta precisão na deteção e análise de obstáculos em redor da escavadora permite reduzir os tempos de posicionamento dos camiões a serem carregados e, portanto, o aumento significativo no número de camiões carregados por hora, permitindo assim uma significativa melhoria e eficiência na produção global da atividade de mineração.

A otimização resultante da análise feita pelo sistema em relação ao quadrado do camião e na relação com a pá não só permite a melhoria mencionada na produção, mas também reduz ao mínimo o risco de incidentes entre veículos e pessoas. Da mesma forma, a análise contínua que realiza entre os padrões de deslocamento de camiões e veículos leves e as distâncias durante o posicionamento dos camiões em torno das pás, permite estudar o comportamento dos operadores a fim de considerar uma possível reciclagem dos operadores, tudo isso resulta em maior segurança e produção.

O sistema integra diferentes tipos de tecnologias de ponta dependendo das necessidades de cada operação de mineração...
O sistema integra diferentes tipos de tecnologias de ponta dependendo das necessidades de cada operação de mineração, seja a céu aberto ou subterrânea.

Durante o desenvolvimento do projeto, foi dada atenção especial à experiência do utilizador, à interação entre os operadores de camiões, escavadoras e veículos leves com o sistema integrado. Desta forma, o sistema é concebido a partir de uma perspetiva minimamente invasiva com dois elementos fundamentais: alertas visuais e acústicos. Os alertas visuais são transmitidos numa tela que avisa da proximidade com precisão de centímetros de qualquer elemento externo, e os alertas acústicos; em diferentes tons e intensidades dependendo do perigo que o sistema reporta ao utilizador a todo momento.

Tosca Cloud

O sistema comunica com os diferentes operadores da mina através de uma plataforma multifuncional capaz de reportar dados em tempo real em qualquer dispositivo eletrónico (PC, telemóvel, tablet, etc.). Para isso, a empresa desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence chamada 'Torsa Cloud' para fornecer informações relevantes para as diferentes áreas da operação de mineração, implementando um algoritmo de transferência de dados otimizado para não afetar o tráfego de rede do cliente e garantir fluidez e consulta de dados em tempo real.

Tela do sistema de prevenção de colisões Torsa
Tela do sistema de prevenção de colisões Torsa.

Com isso, o sistema exibe diversos tipos de relatórios, que podem ser programados pelo utilizador, visando atender as necessidades dos diferentes departamentos da operação de mineração. Através desses relatórios, tanto o pessoal operacional como o administrativo podem obter os dados mais relevantes para a avaliação dos KPIs estabelecidos internamente. Por exemplo, é possível obter uma lista de veículos que geraram situações de risco ou que não foram posicionados corretamente no momento do carregamento, podendo analisar quais os operadores são mais propensos a receber novo treino.

Esta solução inovadora da Torsa recebeu o Prémio de Inovação Tecnológica da Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia do Peru, em reconhecimento aos produtos e serviços inovadores que se destacam pela sua contribuição para o fortalecimento das capacidades do capital humano e para a melhoria da competitividade, produtividade, eficiência e segurança.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial