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Obras Públicas: totalidade da infraestrutura do Sistema de Mobilidade do Mondego em fase de construção

26/09/2022

Foi iniciada a empreitada de construção do troço de ligação entre a zona da Portagem e Coimbra B, que integrará o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no concelho de Coimbra. Numa cerimónia realizada na passada quinta-feira, Dia Europeu sem Carros, integrado na Semana Europeia da Mobilidade, foi assinado o auto de consignação da empreitada pelo Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz e o consórcio constituído pelas empresas Ramalho Rosa Cobetar, Sociedade de Construções, S.A. e a Contratas y Ventas, S.A.U. (Convensa).

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O Presidente da IP sublinhou na sua intervenção que foi dado um grande passo para a transformação da qualidade de vida na cidade, com a melhoria da mobilidade e da intermodalidade no transporte de passageiros. "(...) Mas não estamos apenas a falar de mobilidade, falamos de mobilidade sustentável com a transferência modal para um modo de transporte mais eficiente sob o ponto de vista energético e com menores emissões", concluiu.

A intervenção neste troço envolve um investimento de perto de 34 milhões de euros e compreende a criação da ligação entre a zona da Portagem e a estação de Coimbra B, com a adaptação do atual canal ferroviário desativado para acomodar o novo perfil transversal tipo BRT-Metrobus, bem como a melhoria das acessibilidades, a remodelação e adequação das vias na zona da Estação de Coimbra B que será dedicada ao novo serviço de transporte de passageiros.

Com o início desta empreitada, encontra-se em curso no terreno a construção da totalidade da infraestrutura de circulação que servirá o futuro Metro do Mondego, com uma extensão de 42 quilómetros, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo ao núcleo urbano de Coimbra.

Assinatura do auto de consignação da empreitada

Assinatura do auto de consignação da empreitada.

Benefícios da obra

O futuro Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.

O projeto do SMM tem como principais benefícios:

Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por veículos elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões de GEE;

Reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária;

Promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, com excelentes condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território.

Âmbito da intervenção

No âmbito da empreitada entre a zona da Portagem e Coimbra B serão realizados os seguintes trabalhos:

  • Desativação das infraestruturas ferroviárias existentes na estação de Coimbra A e no espaço canal entre esta e a estação de Coimbra B, a ser ocupado pelo canal Metrobus;
  • Remodelação, alteração do layout e melhoria de acessibilidades na estação de Coimbra B;
  • Canal Metrobus:
    • Implementação de canal Metrobus segregado com cerca de 1840m sobre a plataforma ferroviária atualmente existente;
    • Quatro paragens em cada sentido;
    • Quatro interseções rodoviárias semaforizadas;
    • Duas intersecções pedonais semaforizadas;
    • Reperfilamento da Rua Coronel Veiga Simão incluindo um novo pontão sobre a Ribeira do Gorgulão;
    • Intervenção de adaptação em passagem inferior rodoviária ao km 0+079;
    • Demolição e reconstrução de pontão ao km 0+614.

O empreendimento do SMM, cofinanciado pelo POSEUR, está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro Mondego, e consiste na implementação de um Metrobus com tração elétrica (a baterias) no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra.

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