SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Seminário do projeto ClimaBridge

20/09/2022

Realiza-se a 27 de setembro, pelas 9h00, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa, o seminário do projeto ClimaBridge, que irá reunir especialistas de engenharia de pontes, academia, climatologistas e autoridades para entender os impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes e propor estratégias otimizadas de adaptação. O evento terá entrada gratuita, mediante registo prévio de participação.

A Infraestruturas de Portugal (IP) será presença no evento, com um momento já confirmado no painel onde irá apresentar o tema “As pontes da IP e o Plano de Resiliência das Infraestruturas às Alterações Climáticas”.

Imagen

O projeto ClimaBridge

O objetivo deste projeto é desenvolver uma sistematização para a avaliação probabilística do impacte das alterações climáticas na condição estrutural das pontes existentes, utilizando técnicas de avaliação de risco climático e de monitorização da condição.

Pretende-se integrar os procedimentos existentes para a avaliação das ameaças das alterações climáticas na monitorização da condição estrutural (SHM - Structural Health Monitoring) das pontes.

Adicionalmente, este projeto pretende apresentar as mais recentes atualizações tecnológicas sobre a SHM de pontes à comunidade científica, quadros técnicos de empresas de consultoria e entidades públicas em Portugal e na Noruega, bem como promover avanços tecnológicos e iniciativas empresariais em torno da gestão do ciclo de vida de pontes.

Este projeto é financiado pelo EEA Grants Portugal sendo uma parceria entre a Universidade Lusófona, Universidade Metropolitana de Oslo (OsloMet), Infraestruturas de Portugal (IP) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Programa do evento

  • 09:00 – 09:10 Boas-vindas

Parte I

Moderadores: Luís O. Santos (LNEC), Ionut Moldovan (UL) e Emrah Erduran (OsloMet)

  • 9:10 – 9:30 Apresentação do projeto ClimaBridge - Elói Figueiredo, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia, Universidade Lusófona
  • 9:30 – 10:00 O que sabemos sobre as alterações climáticas em Portugal - Filipe Duarte Santos, Professor catedrático e investigador Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • 10:00 – 10:30 As pontes da IP e o Plano de Resiliência das Infraestruturas às Alterações Climáticas - Sérgio Pereira, Direção de Asset Management - Paulo Melo e Luísa Soares, Direção de Planeamento Estratégico Infraestruturas de Portugal, S.A.
  • 10:30 – 11:00 Bridges in a changing climate - António Adão da Fonseca, Professor Catedrático e Projetista
  • 10:30 – 11:00 Coffee break

Parte II

Moderadores: Dimitrios Kraniotis (OsloMet), Hugo Rebelo (UL) e Cândida Rocha (UL)

  • 11:30 – 12:00 A estratégia nacional para adaptação às alterações climáticas - Nuno Lacasta, Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente
  • 12:00 – 12:30 Como proceder à adaptação climática a nível local? - Joana Pinto Balsemão, Vereadora da C.M. de Cascais
  • 12:30 – 13:00 Discussão

Pode efetuar o seu registo no evento aqui.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial