SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Ferrovia: webinar ‘Promover a Mobilidade de Baixo Carbono entre Portugal e Espanha’

13/09/2022
Sob o tema ‘Promover a Mobilidade de Baixo Carbono entre Portugal e Espanha’, este Webinar tem como objetivo contribuir para a discussão sobre as ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha, e realiza-se na sexta-feira, 16 de setembro, das 10h00 às 11h30.

Será apresentada uma perspetiva geral sobre as viagens de turismo e empresariais e a necessidade de alteração de padrões para uma mobilidade mais sustentável, apresentando vantagens no sentido de encorajar também os operadores de transportes a mudarem de paradigma relativamente às ligações transfronteiriças de média e longa distância.

Imagen

O setor dos transportes é responsável por aproximadamente 25% das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia, pelo que este setor tem um papel chave para se atingir a neutralidade climática até 2050, sendo essencial promover a mobilidade sustentável.

Embora a ferrovia seja considerada como o modo de transporte mais limpo a média-longa distância, não é ainda usado em todo o seu potencial. Os padrões de mobilidade em viagens empresariais e de turismo têm de mudar.

Para Espanha e Portugal, a indústria do turismo é um dos principais impulsionadores da economia. Espanha é o segundo país mais visitado do mundo, tendo registado 81,8 milhões de turistas em 2019 e Portugal é também um destino turístico procurado, com 27 milhões de turistas em 2019.

O setor do turismo é, desde março de 2020, um dos mais afetados pela pandemia do Covid-19. No entanto, a crise atual oferece também uma oportunidade para repensar a pegada carbónica das viagens empresariais e do turismo.

Programa - 16 de setembro - 10h00 horas

  • 10H00 - Apresentação dos organizadores e introdução ao workshop

Helena Fortea, eco-union & Acácio Pires, ZERO

  • 10H10 - Viagens de turismo e empresariais entre Portugal e Espanha: aspetos socioeconómicos; desafios ambientais

Moderador: Helena Fortea, eco-union

Carlo Secchi, Coordenador Europeu do Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes

Hugo Tente, Investigador na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Paulo Duarte, Diretor Executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP)

  • 10H40 - Transferência modal para o transporte ferroviário

Moderador: Acácio Pires, ZERO

Frederico Francisco, Adjunto do Ministro das Infraestruturas e da Habitação e Coordenador do Grupo de Trabalho para o Plano Ferroviário Nacional

Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP)

Jorge Ballesteros, Subdiretor Geral de Planificação Ferroviária no Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana

Valentín Alegría, Diretor de Inovação e Estratégia na RENFE

  • 11H25 - Conclusão & encerramento

Acácio Pires, ZERO & Jérémie Fosse, eco-union.

Entidades Organizadoras

Europe on Rail, liderada por cinco Organizações da Sociedade Civil, cujo objetivo é contribuir para a redução das emissões de carbono da mobilidade internacional.

Ecounion, grupo de reflexão e ação espanhol, que pertence à iniciativa Europe on Rail e tem como objetivo promover a transição socio-ecológica na Europa e na região Mediterrânica. Trabalham com governos, empresas e instituições internacionais para desenvolver e implementar políticas públicas.

ZERO - ONG portuguesa que intervém na sociedade através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, principalmente através da análise de políticas públicas. A ZERO participa em diversos projetos nacionais e europeus na área da mobilidade sustentável.

Fonte: Infraestruturas de Portugal

Para inscrições aceda aqui.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial