A indústria de mineração pisa no acelerador com a incorporação de drones como suporte fundamental para as suas atividades. A espanhola Aerocamaras é uma referência na prestação deste serviço, e atualmente participa em vários projetos internacionais com os seus drones, tanto em atividades de inspeção como em levantamentos topográficos e vigilância em áreas mineiras.
O sucesso na utilização de drones como ferramenta de apoio ao controlo de infraestruturas críticas é atualmente uma realidade demonstrável. A utilidade e versatilidade que oferecem somam-se a inúmeros casos de sucesso na aplicação desta tecnologia no campo da engenharia, e está em forte evolução especialmente no setor de mineração a céu aberto.
Hoje os drones fazem parte do fluxo de trabalho na maioria das minas pelos muitos benefícios que trazem para as áreas de mineração. A primeira e mais importante é a segurança para os mineradores, mas também representa um grande avanço em termos de economia de custos e produtividade, que aumenta exponencialmente em relação aos métodos tradicionais de levantamento topográfico. Até há pouco tempo atrás, as pessoas encarregavam-se de fazer as medições à mão, o que tornava muito grande a margem de erro nos cálculos e que aspetos como irregularidades na superfície superior do terreno não fossem considerados.
Além disso, deve ter-se em mente que a topografia das minas, sendo a céu aberto, está em constante evolução, o que torna as tarefas de medição mais complexas, obrigando a atualização frequente dos dados. Nesse sentido, o software de última geração utilizado pelos pilotos de drones da Aerocamaras, especializados em topografia, é capaz de fornecer resultados muito mais precisos em menos tempo e manter uma monitorização constante para detetar qualquer variação nos parâmetros analisados.
Os benefícios que os drones proporcionam no trabalho em minas a céu aberto são demonstrados em inúmeras histórias de sucesso em que estão a ser implementados. Recentemente a empresa Aerocamaras tem sido fundamental em trabalhos topográficos em várias minas minerais em Angola.
A empresa é referência nacional e internacional na aplicação de drones no setor de mineração e exploração, contando ainda com mais de 15 anos de experiência em outros serviços como inspeção e vigilância. A sua experiência e cobertura em diferentes cenários foram fundamentais para ganhar a liderança deste projeto em Angola. O seus drones foram protagonistas e ferramentas indispensáveis ??no trabalho de levantamento de minas no país africano. Durante o dia recolhendo dados altamente complexos e decisivos para trabalhos pré e pós detonação, e à noite equipados com sistemas de vigilância e sensores termográficos para controlo de presença em áreas minerais.
“As possibilidades de aplicação de drones para melhorar o setor de mineração são infinitas. O nosso trabalho para cobrir esses serviços está a tornar-se cada vez mais frequente. A maioria das empresas de mineração está a incorporar serviços de UAS para melhorar as suas tarefas de medição, monitorização, vigilância e manutenção. A nossa experiência como líderes no sector dos drones permitiu-nos oferecer um serviço abrangente em Angola que vai desde medições e levantamentos de planos topográficos, até à inspecção de trabalhos de detonação. Além disso, os nossos drones deram suporte no controlo de prevenção de riscos ocupacionais para mineradores e guardas de vigilância e segurança na exploração”, explica Jaime Pereira, CEO da empresa.
Para essas atividades, a empresa alocou uma variedade de drones de última geração que permitem incorporar uma ampla variedade de cargas úteis, sistemas LIDAR e RGB. A sua utilização permitiu obter uma amostra densa da superfície terrestre com medições precisas e exatas, por meio de fotogrametria e sensoriamento remoto óptico, para o planeamento de serviços de desmantelamento. Essas câmeras recolhem dados sobre as alterações nas rochas e a interpretação dos seus resultados indica as áreas potenciais onde os minerais podem ser extraídos.
“A grande adaptabilidade que os nossos drones apresentam fez com que a sua incorporação nesses trabalhos fosse um sucesso total: segura, económica e com precisão de medição. Além disso, como valor agregado, o software com o qual trabalhamos permite que os gerentes de fábrica monitorizem o trabalho dos seus dispositivos mesmo quando estão longe da área de trabalho. Isso melhora o tempo de tomada de decisão e a produtividade da equipa, eliminando o tempo de inatividade no planeamento e organização do trabalho”, destaca Pereira sobre a tecnologia com a qual trabalham os drones Aerocamaras.
Para dar conta deste projeto, a empresa alocou parte da sua equipa de pilotos altamente qualificados. Esses profissionais possuem mais de 5 anos de experiência em tarefas de inspeção e vigilância. Vários deles foram alunos certificados pela Aerocamaras durante os 15 anos em que a empresa oferece formação especializada.
A empresa espanhola é referência na formação de pilotos de drones e também oferece cursos de especialização em manuseamento de drones em diferentes áreas. O piloto de drone especializado em inspeções técnicas era obrigatório e indispensável para os pilotos atribuídos aos projetos em Angola. Este é o treino mais completo e reconhecido do mercado, pois é o único em Espanha que oferece a certificação Pix4D, a mais nova e poderosa ferramenta de software para gestão e desenvolvimento de fluxos de trabalho em inspeções industriais. Isso permitiu que os alunos com esta formação tivessem os mais completos conhecimentos e habilidades para conduzir trabalhos de topografia como o realizado em Angola.
engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro