SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

A Liebherr-EMtec GmbH impulsiona a digitalização de mãos dadas com o cliente

05/08/2022

A digitalização é uma das grandes tendências no setor de construção e movimentação de materiais. A Liebherr-EMtec GmbH ajuda a moldar o progresso tecnológico e, como parte da estratégia de digitalização, desenvolve soluções em conjunto com os clientes para que os projetos possam ser concluídos com sucesso no futuro de forma mais económica, eficiente e confiável. A empresa disponibiliza aos clientes conhecimentos práticos relevantes numa plataforma baseada na Internet das Coisas (IoT) e orientada para o cliente, para que possam operar a sua frota de máquinas com a máxima fiabilidade e produtividade. Dados de desempenho e informações sobre equipamentos de movimentação de terra e manuseamento de materiais, bem como acessórios e ferramentas, estão no centro desta aplicação modular e atualizável.

Uma parte da estratégia de digitalização da Liebherr-EMtec GmbH compreende soluções digitais orientadas para máquinas que permitem que as frotas de máquinas sejam otimizadas operacional e estrategicamente. A Liebherr envolve ativamente os clientes no desenvolvimento dessas soluções desde o início, levando em consideração os seus desafios e problemas individuais na prática no processo.

Desenvolvimento prático através da cooperação com os principais clientes...
Desenvolvimento prático através da cooperação com os principais clientes: a Liebherr-EMtec GmbH envolve ativamente os clientes no desenvolvimento de soluções digitais desde o início.

Análise dos desafios atuais no campo da tecnologia de construção e manuseamento de materiais

Primeiro, para obter uma visão mais detalhada dos desafios específicos do setor, os engenheiros da Liebherr conduziram uma série de pré-entrevistas extensas. Durante essas discussões com os clientes e com os parceiros de vendas e serviços da Liebherr, ficou claro que mesmo divisões diferentes muitas vezes enfrentam os mesmos desafios. Assim, verifica-se que os processos ou projetos nem sempre podem ser coordenados de maneira ideal, pois as informações da máquina estão ausentes ou desatualizadas. Essa circunstância leva a usos ineficientes, que por sua vez estão associados a altos custos e atrasos nos prazos de execução dos projetos.

“Às vezes, um componente tem que ser substituído com urgência e a máquina sofre um tempo de inatividade não planeado. Se tivéssemos previsto esta circunstância, a substituição poderia ter sido realizada no âmbito de uma das inspeções planeadas”, diz Henri Backhaus, gerente de oficina da Reinhard Feickert GmbH.

Daniel Weis, gerente da área de 'equipamentos móveis de preparação e reciclagem' do grupo Weimer, comentou que foi positivo poder examinar em profundidade os dados de desempenho das máquinas, para saber, por exemplo, qual é o nível de utilização de uma máquina durante um projeto e determinar quanto combustível ela consome.

Olaf Jansen, gerente de seção de tecnologia de máquinas na Friedrich Vorwerk SE & Co. KG, acrescenta que uma abordagem entre fabricantes é especialmente deficiente: “Empresas do nosso tamanho geralmente têm grandes parques de máquinas com uma estrutura diversificada. Por isso, ter uma plataforma onde toda a frota possa ser vista com clareza, incluindo as ferramentas, com todas as informações relevantes, seria a solução ideal”.

Desenvolvimento prático baseado na estrutura de uma colaboração com os clientes

A Liebherr considera crucial envolver o cliente no desenvolvimento de soluções digitais às quais o próprio cliente possa agregar valor a longo prazo. A Liebherr-EMtec GmbH começou a implementar essa estratégia no início de 2021, estabelecendo o que chamou de 'parceria com clientes proeminentes'. Periodicamente, são realizadas reuniões com uma série de clientes, com o objetivo de recolher o seu feedback e testar as soluções desenvolvidas recentemente. O feedback do cliente, novas ideias e questões prioritárias são então incorporadas no desenvolvimento.

“Vivemos a sua estratégia - de mercado para mercado - consistentemente com a digitalização. Os nossos clientes são uma parte ativa do desenvolvimento desde a primeira ideia até o estado atual do produto. Dessa forma, a solução é perfeitamente adaptada às suas necessidades, permitindo que eles se concentrem melhor na sua competência principal”, diz Eugen Schobesberger, chefe de tecnologia da Liebherr-EMtec GmbH.

Uma plataforma voltada para o cliente, baseada na Internet das Coisas, que permite análise de desempenho e monitorização de integridade, independentemente da localização

O objetivo da plataforma baseada na Internet das Coisas é fornecer ao cliente uma visão geral de toda a sua frota de máquinas. Juntamente com algumas recomendações de gestão baseadas em IA, as soluções da Liebherr representarão no futuro um instrumento elementar e progressivo para aumentar a lucratividade.

Numa plataforma orientada para o cliente baseada na Internet das Coisas, a Liebherr-EMtec GmbH fornecerá conhecimentos práticos relevantes no futuro...
Numa plataforma orientada para o cliente baseada na Internet das Coisas, a Liebherr-EMtec GmbH fornecerá conhecimentos práticos relevantes no futuro, permitindo que o cliente possa gerir a sua frota com máxima confiabilidade e produtividade.

A Liebherr-EMtec GmbH desenvolve com os clientes uma solução digital específica que deve permitir, entre outras coisas, analisar o desempenho e monitorizar as condições das máquinas de terraplanagem e movimentação de materiais. O objetivo será sempre dotar o cliente de conhecimentos de gestão que lhe permitam utilizar o seu parque de máquinas e ferramentas com a máxima fiabilidade e produtividade.

Por meio da análise de condições, deve ser possível minimizar o tempo de inatividade não planeado da máquina e reduzir o tempo necessário para identificação, avaliação e resolução de problemas. Justamente em tempos de escassez de mão de obra qualificada, isso representa uma valiosa disponibilização de recursos técnicos já escassos. Além disso, também permite identificar usos ineficientes das máquinas graças à análise de desempenho, que no futuro também será refletida rapidamente. Tudo isso também é complementado por propostas de otimização que visam reduzir os custos dos serviços e aumentar a eficiência das atividades.

Ligações diretas entre o mundo Liebherr e o processo de produção do cliente

Durante a estratégia de digitalização, a Liebherr-EMtec GmbH não apenas desenvolve máquinas inteligentes de movimentação de terra e manuseamento de materiais, bem como várias ferramentas, mas também visa vincular esses elementos diretamente ao processo de produção do cliente. A solução deve conectar o fabricante, o parceiro de serviço e o utilizador na mesma plataforma. O objetivo é tornar-se o ponto central que permite um alto nível de disponibilidade e eficiência, garantindo fluxos de comunicação curtos. A solução tem ainda a particularidade de, no futuro, permitir também que máquinas de outros fabricantes sejam incluídas na aplicação e geridas em conjunto. Máquinas de terceiros serão integradas usando os interfaces padrão, enquanto ferramentas de terceiros serão incluídas usando rastreadores específicos.

A Liebherr aporta aos seus clientes um valor acrescentado adicional que abarca tanto a coordenação precisa de componentes e ferramentas acopladas como o fornecimento de máquinas completas. Para garantir uma experiência consistente do cliente e estabelecer vínculos com o mundo Liebherr, no futuro a plataforma será conectada num ambiente digital: a plataforma digital será conectada ao atual portal Liebherr, 'My Liebherr', onde todos os serviços são acessíveis. Isso permitirá mais sinergias e, por exemplo, encomendar peças de reposição do mesmo sistema.

Estrutura modular que garante o uso de acordo com as necessidades

A frota de máquinas pode ser gerida a partir de uma visão geral. Dessa forma, os clientes têm as informações mais relevantes num piscar de olhos. Através de uma plataforma, os clientes poderão solicitar soluções digitais orientadas à máquina conforme necessário e expandir a qualquer momento. Os clientes podem definir com flexibilidade quais informações precisam e quais mensagens desejam receber por meio de visualizações personalizáveis e mensagens configuráveis.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial